Educação ambiental e o participativismo autoritário da preservação: o caso da estação ecológica do Taim e a ecologização dos moradores da vila da Capilha.

Puccinelli, Vinícius Ramos

Abstract:

 
As políticas de preservação materializadas através da criação e estabelecimento de unidades de conservação alastram uma arena de conflitos e tensões no território brasileiro. A presente pesquisa teve como foco o caso dos conflitos e tensões que envolvem a Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim, 1986), unidade de conservação de proteção integral localizada no extremo sul do Brasil entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Estado do Rio Grande do Sul. A história da ESEC Taim, narrada pelos interlocutores desta pesquisa, está marcada a) pela violência simbólica de órgãos ambientais contra as práticas históricas e cotidianas dos moradores locais, muitos deles pescadores artesanais, e b) por alianças/pactos com os empresários do agronegócio da região que financiam, através da compensação ambiental, projetos de preservação. Para a construção do problema e realização da pesquisa, foram utilizadas ferramentas como observações exploratórias, imersão em campo, diário de campo e entrevistas abertas e semiestruturadas através de um roteiro de pesquisa. A imersão, feita na Vila da Capilha, possibilitou ver que existe uma culpabilização dos moradores locais quanto aos problemas da preservação. Observamos também, através de materiais consultados, que diante dos conflitos e tensões envolvendo populações locais o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO, órgão gestor de áreas protegidas) vem investindo em medidas que ampliem a participação das populações através da mediação dos conflitos. Deste modo, construímos a hipótese de que o ICMBIO juntamente com o terceiro setor, desconsiderando o cenário de desigualdade e injustiça ambiental da região e destinando projetos socioambientais e de Educação Ambiental pautados em "mudanças de valores culturais" aos atingidos pelas políticas de preservação, produzem um processo de ecologização nos moradores do TAIM. Ao longo do trabalho explicitamos como estão estabelecidas as distintas formas sociais de apropriação do território e como são afetadas, assimetricamente, pela ESEC e seus "projetos socioambientais". A partir das falas e da observação participante no cotidiano dos moradores da Capilha, arguiremos que tais projetos "participativistas" (incluindo os de Educação Ambiental) apesar de diferentes na forma autoritária outrora assumida em abordagens dos órgãos gestores, pouco diferem em seu conteúdo. Por fim, constatamos que a maioria dos participantes da pesquisa não se manifestam contrários à ESEC, mas reconhecem o tratamento desigual que eles recebem em comparação ao tratamento dado aos empresários.
 
This research had as a main object study the conflict and tensions that involves Taim Ecological Reserve (ESEC Taim, 1986). Located in the in southern Brazil, Taim Ecological Reserve is between Rio Grande and Santa Vitória do Palmar both cities. Its history is marked in two parts. First, the symbolic violence used by environmental agency against the local community who most of them are fishermen. Second, the strong power and alliance that agribusiness had in this region, using their capital to finance "conservation projects" through environmental compensation. To develop this research was used as a methodology: observations, field diary, open and semi-structured interviews through a route search and an immersion at Vila da Capilha. Moreover, this immersion showed the scapegoating process that the local community suffers because preservation tensions and conflicts. In addition, was also observed in conflicts that involve local community that the Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO,environmental agency responsible for protected zones) has been trying to expand the participation of local community through mediation of conflicts. In this way, it was built a hypothesis that ICMBIO together with the third sector were reproducing a process called greening with the local community. Throughout the study was identified the process of land appropriation and how different social forms realize it. Also, how these different social forms are affected by the socioenvironmental projects and ESEC. Therefore, analyzing the data is possible to affirm that the projects that tries to expand the community participation (including the environmental education) only changes in the form, since the content is the same of the others used by the manager agencies. Finally, our results show that most of interviewees are not against ESEC; however, they recognize that they do not receive the same treatment as the agro businesses men.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)