“O mundo precisa de ciência, a ciência precisa de mulheres”: investigando a premiação para mulheres na ciência

Caseira, Fabiani Figueiredo

Abstract:

 
A presente dissertação tem como objetivo investigar o Programa “Para Mulheres na Ciência”do Brasil, que emerge por meio de uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a L’Oréal e a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization(UNESCO) tecendo algumas problematizações sobre as questões de gênero e ciência que atravessam essa premiação. Esta pesquisa se fundamenta a partir do campo teórico dos estudos feministas e de gênero, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Assim, entendemos os gêneros e as ciências como construções históricas, políticas e culturais. Para produção dos dados, realizamos alguns recortes de excertos presentes na página do Programa(http://www.paramulheresnaciencia.com.br/),em alguns vídeos postados pelo programa –disponíveis no YouTube – bem como nas páginas da internet da ABCe da UNESCO. Nesses materiais procuramos analisar a premiação. A fala das mulheres ganhadoras,os editais, os projetos de pesquisa,e como essa ciência produzida nas Universidades chega até a escola.A escolha por essa premiação,dentre as demais existentes, ocorre pelo fato de ser a primeira premiação específica para mulheres cientistas a emergir no Brasil,em 2006, premiando sete mulheres a cada ano e tem como objetivo ceder espaço, incentivar e apoiar à participação feminina no cenário científico do país. Nesse sentido, se justifica a escolha por realizar essa pesquisa no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência, o qual tem nos possibilitado refletir e produzir algumas articulações entre gênero e ciência nos diferentes espaços educativos em que transitamos,entendendo que a educação atravessa esses espaços e constitui os/as sujeitos/as. Nesse sentido, se justifica a escolha pela linha de pesquisa “Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos”. Para análise dos dados utilizaremos algumas ferramentas da análise do discurso em Michel Foucault. Nas análises tecidas buscamos algumas pistas acerca da emergência dessa premiação no Brasil, bem como tecer algumas problematizações sobre as mulheres na ciência –desafios e possibilidades para as mulheres dentro desse campo do saber, as representações dessas mulheres cientistas,como essa imagem atravessa os diversos espaços educativos, dentre esses o espaço escolar. Apesar da emergência dessa premiação, bem como outras premiações e destaques para mulheres cientistas, no que tange a produção do conhecimento científico, não têm acontecido de forma igualitária para homens e mulheres. Não são todas as áreas que as mulheres tem espaço e destaque nessa produção.O edital da premiação analisada é restrito as ganhadoras das ciências naturais, e que tenham acabado o doutorado recentemente, ou seja, jovens mulheres cientistas. Também percebemos através das análises que as cientistas premiadas apontam que é preciso estudar muito,ter dom para ser uma laureada.Através dessa pesquisa buscamos oportunizar a compreensão e melhores entendimentos dessas sujeitas mulheres cientistas e de que maneira toda essa construção histórica vem interpelando, subjugando e constituindo essas sujeitas, nos diferentes espaços educativos, dentre esses o escolar. Entendendo isso como resultante das múltiplas maneiras como a sociedade tem articulado nas relações de poder -saber ao longo dos tempos.
 
This dissertation aims to investigate the program "For Women in Science" in Brazil, which emerges through a partnership between the Brazilian Academy of Sciences (ABC), L'Oréal and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) weaving some problematizations on gender and science issues that go through this award. This research is based on the theoretical field of feminist and gender studies in their post-structuralist aspect. Thus, we understand gender and science as historical, political and cultural constructions. For the production of the data, we perform took some excerpts from the web site of the program (http://www.paramulheresnaciencia.com.br/), from some vídeos released by the program and available on YouTube as well as from the ABC and UNESCO web pages. On these materials, we seek to analize the award, the speeches of the winning women, the public notices, research projects, and how the science produced in universities reaches school. This award was chosen among the existing ones because it is the first award specifically for women scientists to emerge in Brazil, in 2006, awarding seven women each year and aiming to give way, encourage and support the participation of women in the scientific field of the country. In this sense, it is justified the choice to conduct this research in the Postgraduate Program in Education in Science, which has enabled us to reflect and make some connections between gender and science in different educational spaces in which we move, understanding that education goes through these spaces and constitutes people. To weave the analysis, we seek some speech analysis tools by Foucault. In the woven analysis we seek to provide some evidence of the emergence of the awards in Brazil and make some problematizations on women in science -challenges and opportunities for women in this field of knowledge, the depictions of women scientists, how this image goes through the various educational spaces, among these the school environment. Despite the emergence of this award, as well as of other awards and highlights for female scientists regarding the production of scientific knowledge, it has not happened equally to men and women. It is not in all areas that women have space and prominence in this production. The public notice of the analyzed award is restricted to winners from the natural sciences who have finished their doctorate recently, i.e. young women scientists. We also noticed through the analysis that the winning scientists emphasize that it is necessary to study hard and have the gift to be a winner. Through this research we seek to create opportunities for comprehension and better understanding of these women scientists and how all this historical construction has been challenging, subjugating and constituting these women in different educational spaces, among these the school. We understand that as a result of the multiple ways in which society has been articulated in power-knowledge relations over time.
 

Show full item record

 

Files in this item