Abstract:
Investiguei o processo de formação de professores(as) de Ciências da Natureza realizado com a turma ingressante, em 2011, no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tratou-se da prática de pensar práticas de formação realizadas junto com professoras universitárias, técnico administrativo em educação, professoras de Educação Básica, licenciandas; licenciandos(as) em Ciências da Natureza e licenciados(as), num diálogo crítico com o campo da formação de professores(as) e os fundamentos da educação libertadora, no arcabouço freireano. A partir da abordagem dialético-materialista foi feita análise dos registros produzidos de março de 2011 a março de 2013, pela metodologia Análise Textual Discursiva. As informações foram produzidas em práticas educativas desenvolvidas em cinco componentes curriculares, dois projetos de ensino e dois projetos de extensão. O processo foi realizado num momento fértil para a formação de professores(as) no Brasil, no contexto da expansão do ensino superior, na criação da UNIPAMPA com a implementação do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, acrescido da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da aprovação do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Mobilizada pelas possibilidades formativas deste período, a partir da análise dos registros do processo, da identificação das características que se destacaram nas abordagens e posicionamentos defendidos e da interpretação das categorias emergentes da análise, por meio de argumentação dialética, no diálogo com Paulo Freire, Roque Moraes, Maria do Carmo Galiazzi, Pablo René Estévez e outros autores compromissados com a transformação da formação de professores(as), defendo como tese que assumir a formação de professores(as) de Ciências da Natureza como formação acadêmico-profissional e valorizar o fundamento estético neste processo favorece transformações nos(as) envolvidos(as), no sentido de desenvolver a consciência crítica sobre o papel do(a) professor(a) e o exercício de aprender a estar em comunidade.
I investigated the process of nature sciences teachers education carried out with the newcomer class of 2011 in the nature sciences teachers undergraduation degree at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Uruguaiana Campus. This was the practice of thinking education practices carried out along with university professors, administrative technicians, teachers of school education which are undergraduate students; nature sciences undergraduation students and teachers in a critical dialogue about the field of teachers education and the fundamentals of freeing education in Freire's framework. From a dialectic-materialist approach of cutting out recordings produced from March 2011 to March 2013, I analyzed by Textual Discursive Analysis, textual productions, arguments dialogued in virtual discussion forums and digital portfolios. Those writings were produced in educational practices developed in five curricular components, two school projects and two university extension projects. The process was conducted in a fertile moment for teacher education in Brazil: the context of higher education expansion, the creation of UNIPAMPA, the implementation of a Program to Support the Restructuring and Expansion of Federal Universities plus the National Policy of Professional Education for Basic Education's Teachers, the changes in the Law of Guidelines and Bases for National Education and the approval of the National Education Plan 2014-2024. Mobilized by the formative possibilities of this period, from the analysis of the recordings, identifying the characteristics that stood out in the defended approaches and positions, and from the interpretation of emerging categories of analysis, from the dialogue with Paulo Freire, Roque Moraes, Maria do Carmo Galiazzi, Pablo Rene Estevez and others committed to the transformation of teacher education, I defend the thesis that assumes the education of Nature Sciences teachers as an academic-professional education and that valorizes the aesthetic foundation in this process favors changes in those involved, to develop critical awareness of the teacher's role and to learn being in community.