Abstract:
Este trabalho investiga os processos de formação continuada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade do Rio Grande - RS. O objetivo deste estudo, que tem suas bases na perspectiva qualitativa e configura-se como um estudo de caso, consiste em analisar a formação continuada como potencializadora da Educação Integral e da Educação Ambiental Crítica. Para tanto, o percurso metodológico constituiu-se de três fases. Na primeira, realizou-se o contato com a direção da escola municipal solicitando a autorização para a realização da pesquisa. Na segunda fase ocorreu a produção dos dados, com a presença da pesquisadora na escola, quando foram utilizados, para a produção de dados, instrumentos como observações, registro em diário de campo, gravações em áudio e entrevistas. E na terceira fase, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para proceder à análise dos dados. O referencial teórico que dá suporte a este estudo abarca as seguintes áreas do conhecimento: Educação Integral, Educação Ambiental (na perspectiva crítica) e Formação de professores. Contemplou-se também o espaço onde ocorre a formação continuada. Para isso, abordaram-se aspectos da constituição da escola, bem como sua proposta pedagógica. Os resultados da análise, cujos dados foram obtidos com a participação de vinte e três sujeitos - professores e gestores - revelaram a emergência de três categorias, a saber: Educação Integral; Roteiros Temáticos; e Formação continuada. Os resultados demonstraram que os professores e gestores reconhecem o espaço formativo na escola como um diferencial no seu desenvolvimento profissional e pessoal, que oportuniza diálogos e reflexões coletivas. Contudo, a maioria dos professores expressou que os encontros formativos não atenderam diretamente suas necessidades e interesses, e que não participaram do seu planejamento. Os gestores revelaram que suas expectativas não foram atingidas, no tocante à implementação da metodologia dos roteiros temáticos que fazem parte da proposta pedagógica da escola. As experiências da Educação Integral em tempo integral romperam com a cultura do isolamento, contribuindo nas relações entre professores e entre professores e estudantes e motivaram questionamentos acerca do tempo, da inovação e das questões sociais e ambientais. Os docentes e gestores demostraram interesse em constituir uma educação integral que valorize as dimensões sociais, emocionais, físicas, intelectuais, a curiosidade e os interesses das crianças e jovens em detrimento de aspectos de um ensino mecanicista, reducionista e enfadonho. A Educação Ambiental Crítica foi evidenciada nas questões sociais e ambientais das condições concretas vividas dentro e fora da instituição, demarcando posicionamento crítico em não realizar atividades ambientais pontuais, já que ela está presente de modo integrado e complexo nos documentos e na vida cotidiana da escola, nos seus modos de fazer e de saber. A escola integral busca valorizar o diálogo, a criticidade, a participação e a cidadania, aspectos pertinentes também à Educação Ambiental. A conclusão do estudo aponta que a formação continuada pode potencializar o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica e da Educação Integral.
Este trabajo investiga los procesos de formación continua en una Escuela Municipal
de Enseñanza Fundamental de la ciudad de Rio Grande - RS. El objetivo de este
estudio, que se basa en un análisis cualitativo y se configura como un estudio de
caso, es analizar la formación continua como potenciadora de la Educación Integral
y de la Educación Ambiental Crítica. Para ello, hay tres etapas que constituyeron el
enfoque metodológico. Al principio, hubo un contacto con el equipo directivo
pidiéndole autorización para que se realizara la investigación en la escuela
municipal. En la segunda se produjeron observaciones, grabaciones de audio,
entrevistas con los sujetos y registros en diarios con la presencia de la investigadora
en la escuela. Y en la tercera fase, se utilizó la técnica da Análisis de Contenido para
el análisis de los datos. El marco teórico que apoya este estudio incluye tres áreas
de conocimiento: Educación Integral, Educación Ambiental (de perspectiva crítica) y
Formación de profesorado. También se refiere al espacio donde la formación
continua es investigada en este estudio: aspectos de la constitución de la escuela y
su propuesta pedagógica. Los resultados de los análisis, cuyos datos fueron
obtenidos junto a 23 sujetos - profesores y gestores - revelaron tres categorías de
análisis, a saber: Educación Integral; Guiones Temáticos; y Formación continua. Os
resultados demostraron que los profesores y gestores reconocen el espacio
formativo en la escuela como diferencial en su desarrollo profesional y personal, y
que permite diálogos y reflexiones colectivas. Sin embargo, la mayoría de los
profesores expresaron que los encuentros formativos no atendieron directamente
sus necesidades e intereses, y que no participaron de su planificación. Los gestores
revelaron que sus expectativas no se alcanzaron en cuanto a la implementación de
la metodología de los guiones temáticos que forman parte de la propuesta
pedagógica de la escuela. Las experiencias de la Educación Integral a tiempo
completo rompieron con la cultura del aislamiento, contribuyendo en las relaciones
entre profesores y entre profesores y estudiantes y motivaron cuestionamientos
acerca del tempo, de la innovación y de las cuestiones sociales y ambientales. Los
docentes y gestores mostraron interés en constituir una educación integral que
valorice las dimensiones sociales, emocionales, físicas, intelectuales, la curiosidad y
los intereses de los niños y jóvenes en detrimento de aspectos de una enseñanza
mecanicista, reduccionista y aburrida. La Educación Ambiental Crítica fue
evidenciada en las cuestiones sociales y ambientales de las condiciones concretas
vividas dentro y fuera de la institución, demarcando posicionamiento crítico en no
realizar actividades ambientales puntuales, ya que está presente de modo integrado
y complejo en los documentos y en la vida cotidiana de la escuela, en sus modos de
hacer y de saber. La escuela integral busca valorar el diálogo, la criticidad, la
participación y la ciudadanía, aspectos pertinentes también a la Educación
Ambiental. La conclusión del estudio apunta que la formación continua puede
potenciar el desarrollo de la Educación Ambiental Crítica y de la Educación Integral.
This study investigates processes of Continuing Education in an Elementary School
in Rio Grande, RS, Brazil. It aims at analyzing Continuing Education as a
potentializing factor in Integral Education and Critical Environmental Education, from
the qualitative perspective of a case study. Its methodology had three phases. In the
first one, the city school’s principal was asked for permission so that the study could
be carried out. In the second phase, data was yielded by instruments, such as
observation, diaries, audio recordings and interviews, while the researcher was in the
school. In the third one, Content Analysis was applied to the data. References that
support this study encompass the following areas of knowledge: Integral Education,
Environmental Education (from a critical perspective) and Teacher Education. Not
only the space where Continuing Education occurs but also aspects of the school
constitution and its pedagogical proposal were investigated. Results of the analysis,
whose data were got from 23 subjects - teachers and managers - led to three
categories: Integral Education; Thematic Routes; and Continuing Education. Results
show that teachers and managers acknowledge school as an educational space
which makes a difference in their professional and personal development, since it
enables collective dialogues and reflections. However, most teachers said that the
faculty meetings had not met their needs and interests directly and that they had not
participated in their planning. Managers revealed that their expectations had not
been reached regarding the implementation of the methodology of the thematic
routes which are part of the school’s pedagogical proposal. Full-time experiences in
Integral Education ended the culture of isolation, contributed to improve relations
among teachers and the ones between teachers and students, besides triggering
questions about time, innovation and social and environmental issues. Teachers and
managers were interested in implementing Integral Education not only to value
social, emotional, physical and intellectual dimensions, but also to arouse children’s
and youngsters’ curiosity and interest, rather than facing mechanistic, reductionist
and boring teaching. Critical Environmental Education was highlighted by both social
and environmental issues in concrete situations experienced in the school and out of
it. It led to critical behavior which did not accept punctual environmental activities,
since it is part of everyday life in school, its ways of doing and thinking, in an
integrated and complex way. Integral school aims at valuing dialogues, the ability to
criticize, participation and citizenship, which also belong to Environmental Education.
This study shows that Continuing Education may potentialize the development of
Critical Environmental Education and Integral Education.