Os afetos nas relações entre Pedagogia e Matemática : um olhar de pedagogas em formação para si

Maffei, Letícia de Queiroz

Abstract:

 
Esta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um curso de Pedagogia de uma universidade do sul do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que cursavam a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, momento no qual tiveram contato diretamente com a Matemática no âmbito de suas formações em Pedagogia. Como instrumento formativo e de registro dos dados foram utilizadas cadernetas de metacognição nas quais as acadêmicas realizaram escritas refletindo sobre seus processos cognitivos e sobre as experiências vivenciadas no âmbito da Matemática. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva de modo que emergiram, a partir de nossas leituras, quatro categorias que dizem desses afetos tecidos em relação à Matemática: percepção e metodologias; utilização e finalidades; cognição e saberes; e, emoção e sentimentos. Ao percorrer o caminho de construção do estudo acabamos nos deparando com os tijolos amarelos que nos levaram ao encontro com o mundo de Oz. No paralelo tecido entre o que se mostrava nos escritos das acadêmcias e as características de cada personagem - Dorothy, Homem de Lata, Espantalho, Leão, Oz - e nas situações vivenciadas na história de Frank Baum é que tais categorias se elucidaram: um pouco como os ocorridos na terra de Oz, um jogo entre o que percebemos da Matemática e o que nos levam a perceber/crer. Fomos levados a perceber que os afetos em relação à Matemática estão, na realidade, vinculados às experiências vividas, principalmente no âmbito escolar e, muitas vezes, as marcas foram deixadas por professores e por situações específicas vivenciadas e não pela disciplina em si.
 
This Thesis was written under a phenomenological tendency according to which we seek to understand how the affection related to Mathematics are shown in the writings of teachers in formation. The study was performed with students of a Pedagogy course in an university in the south of Rio Grande do Sul State during the period in which they were attending the discipline of Mathematics teaching methodology. Such discipline is the moment during the course in which the students have a direct contact with mathematics in the scope of their formation in Pedagogy. As a formative instrument and data register, metacognition notebooks were used in which the students wrote their reflections about their cognitive processes and about their experiences in the scope of mathematics. The data was analysed using the Discursive Textual Analysis method in a way that from our reading, four categories of affection emerged from the writings: perception and methodologies, use and purposes, cognition and knowledge (emotion and feelings. As we walked in the path of constructing the study we came across the yellow brick road which in turn led us towards The Great Wizard of Oz. In the parallel we made between the students writings and the characteristics of each character in The Great Wizard of Oz - Dorothy, Tin man, Scarecrow, Cowardly Lion and The Wizard of Oz - and in the situations portrayed in Frank Baum's Story that is when we elucidate the aforementioned categories: similarly as the actions in the Land of Oz, a game between what we perceive of Mathematics and what made us perceive/believe. We were led to believe that the affections related to Mathematics are linked to the experiences lived in the classroom, especially when we ourselves were students when many times our experiences came from teachers, specific situations lived and not by mathematics itself.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)