Na maré das lembranças : memória, pesca artesanal, globalização e Educação Ambiental no contexto da Laguna dos Patos.

Bravo, Maicon Dourado

Abstract:

 
Esta pesquisa tem como problema orientador a crise da pesca no estuário da Laguna dos Patos-RS e os modos pelos quais os velhos pescadores artesanais a interpretam e sugerem soluções e propostas para sua superação. Para tanto se fará uso da pesquisa narrativa em História Oral Temática, utilizando como subsídio a experiência de vida e a sabedoria, como abordada por Walter Benjamin, destes pescadores no recorte espaço- temporal da Laguna dos Patos por volta do terceiro quarto do século XX, marcado pela gestão da pesca capitaneada pelo Decreto-Lei 221/67. O objetivo primeiro da pesquisa é perceber as propostas de sustentabilidade refletidas pelos velhos pescadores, bem como utilizar essas reflexões e sua sabedoria para constituir o conceito de Sujeito Ecológico voltado para a pesca. Tal pesquisa justifica-se pela vulnerabilidade socioeconômica e ambiental a que estão sujeitos os pescadores artesanais como um grupo tradicional dentro do estuário, e a importância que a Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Emancipatória atribui aos processos de sustentabilidade ambiental e justiça social que envolvam tais grupos. O enfoque teórico abordará autores desta referida linha da Educação Ambiental, embasados pela Teoria Crítica, como enfatizada por autores da Escola de Frankfurt.
 
The research has as its guiding problem the crisis of fishing on the estuary of Laguna dos Patos, RS and the ways in which the old fishermen interpret and suggest solutions and proposals to overcome it. For that, we will make usage of narrative research in thematic oral history, using as support the life experience and wisdom – as discussed by Walter Benjamin – of the fishermen in the space-time cut of Laguna dos Patos around the third quarter of the twentieth century, marked by fisheries management led by Decree-Law 221/67. The primary objective of the research is to understand the sustainability proposals reflected by the old fishermen, and use these reflections and their wisdom to form the concept of Ecological Subject oriented to fishing. Such research is justified by the socioeconomic and environmental vulnerability, that impacts the artisanal fishermen as a traditional group within the estuary, and the importance that Critical, Transformartive and Emancipatory Environmental Education attaches to the processes of environmental sustainability and social justice involving such groups. The theoretical approach discusses authors of said line of Environmental Education, undergirded by Critical Theory, as emphasized by authors of the Frankfurt School.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)