Abstract:
Este trabalho buscou através dos olhares das crianças em situação de acolhimento compreender o ambiente institucional. A partir da abordagem Bioecológica do desenvolvimento humano, sociologia da infância e da educação ambiental foi possível traçar alguns propósitos que auxiliaram na aproximação com a problemática do estudo, sendo eles: Conhecer e compreender a organização do atendimento às crianças no cotidiano institucional na perspectiva da criança; investigar as concepções sobre infância que as crianças identificam no cotidiano institucional; Buscar os significados atribuídos para as experiências no ambiente institucional pelo o olhar das crianças. O estudo foi desenvolvido em duas casas de acolhimento do município de Rio Grande/RS, que recebem crianças asseguradas pela medida de proteção por determinação do Juizado da Infância e Juventude. Participaram desta investigação 5 crianças com idade entre 5 e 11 anos, vivenciando o acolhimento no mínimo à 6 meses. A metodologia de base foi à Inserção Ecológica. Como instrumento de produção dos dados foi utilizado o registro fotográfico como estratégia de narração, no qual os participantes receberam orientações para fotografar. Os registros foram semanais, os quais totalizaram 8 semanas e os participantes após registro fotográfico narraram ao pesquisador sua escolha. A Análise Textual Discursiva (ATD) orientou o processo de análise de dados. As crianças evidenciaram em suas narrativas o quanto as casas de acolhimento podem ser um lugar de brincadeiras, de moradia coletiva e, principalmente, de construção de vínculos entre as crianças. Esta proposta possibilitou compreendermos que o ambiente de acolhimento é percebido pelas crianças como possibilidade de relações, independente do tempo de estadia, pois as crianças vivem suas experiências na totalidade.
This study lead to understand the institutional environment through the eyes of children in a shelter situation. According to the bioecological approach of human development, childhood sociology and environmental education, it was possible to outline some purposes that helped to establish a connection with the studys goals, which are: knowing and understanding the organization of children's care in institutional daily life from the perspective of the child; identifying the conceptions about childhood that the children and adolescents identify in the institutional daily life; find the meanings attributed to the experiences in the institutional environment through children's and adolescent's eyes. The study was carried out in two shelter houses in the city of Rio Grande / RS, which have children protected by a government law. Five children aged from 5 to 11 years old participated in this research, experiencing the shelter for at least 6 months. The basic methodology was the Ecological Insertion. As a data production tool, the photographic record was used as a narrative strategy, in which the participants were guided to photograph. The records were made weekly and it lasted 8 weeks. After that, the participants chose a picture and they described it to the researcher. Discourse Textual Analysis (DTA) guided the data analysis process. The children showed in their description how shelter houses can be a place of play, how they can be a collaborative home and, especially, how children can create bonds with each other. This study made it possible to understand that the institutional environment is seen by children as relationship possibilities, regardless the length of time they spent there because children live their experiences fully.