A Ética no Discurso do Jornal Zero Hora sobre as Mudanças Climáticas.

Teixeira, Dinair Velleda

Abstract:

 
A presente pesquisa propõe compreender o processo de construção do discurso ético no jornal Zero Hora (ZH) sobre as mudanças climáticas, através da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995). Toma-se como pano de fundo a ética argumentativa ecomunitarista, proposta por Velasco (2003a), para analisar no corpus da pesquisa as matérias publicadas por Zero Hora sobre os Relatórios de Mudança Climática1 realizados pelos grupos de trabalho do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)2 e divulgados em três partes ao longo do ano de 2007. Sendo o jornalismo formador de opinião, atuando na construção dos vínculos sociais e na produção dos sentidos, acaba legitimando o que é dito e entendido por mudança climática. Entender como esse veículo de comunicação desempenha seu papel social de agente de transformação da realidade é de fundamental importância na contribuição para uma mudança de valores, conhecimentos, habilidades e comportamentos almejados pela Educação Ambiental na transformação da grave crise sócio-ecológico-ambiental.
 
The present research aims to understand the construction process of the ethic discourse in the Brazilian newspaper Zero Hora concerning the climate change, based on Thompson’s Depth Hermeneutics (1995). As a background the ecomunitaristic ethic inference proposed by Velasco (2003a) is taken to analyse the following research corpus: the matters published by Zero Hora about the Climate Changes Reports from the Intergovernmental Panel on Climate Change’s (IPCC) work groups which were issued in three parts along the year of 2007. Since the journalism is an opinion maker that takes part prominently in the construction of the social entailments and in the production of sense, it comes to legitimate what is said and understood as the Change Climate. The understanding of how this medium plays its social role as a reality changing agent has an essencial importance to contribute to the changing of the values, knowledge, skills and behaviour expected by The Environmental Education towards the transformation of the severe environmental socio- ecologic crisis.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)