Desafios, possibilidades e desassossegos no processo de constituição da educadora ambiental e alfabetizadora: recompondo trajetórias - tecendo diálogos.

Alves, Juliane de Oliveira

Abstract:

 
O presente estudo tem como objetivo refletir e problematizar algumas vivências no processo de constituição de uma professora alfabetizadora, educadora ambiental e pesquisadora de sua própria prática. Para tanto, busca elucidar os diálogos, os questionamentos, os desafios e a construção de saberes no processo de desvelamento dessas distintas e complexas relações que acontecem de forma paralela e entrelaçada. Os caminhos metodológicos que orientam este estudo estão baseados na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho sócio-histórico, embasada por Vygotsky (1991, 1993) e Freitas (2003), e na abordagem autobiográfica, por meio da narrativa, em autores como Souza (2006), Josso (2006, 2007) e Pérez (2003). Esta dissertação fundamenta-se nessas abordagens porque busca compreender os fatos em seu contexto, valorizando as interações, as vivências e os desafios de narrar as experiências de uma professora alfabetizadora que, sendo aluna e pesquisadora do Programa de Pós-graduação, nível Mestrado, em Educação Ambiental, faz do seu processo de constituição como educadora ambiental e professora alfabetizadora o foco de sua investigação. O material analisado é fruto de fotos, observações e narrativas das experiências vividas, que foram registradas de forma mais enfática com uma turma de 19 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, de uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ao longo da escrita da dissertação são narradas e interpretadas, de forma crítica e reflexiva, as situações experimentadas, sentimentos e dificuldades da atuação docente e as implicações de uma pesquisa dessa natureza, que suscita um processo de autoconhecimento, possibilitando o exercício aprofundado da criticidade, da reflexividade e da autonomia. As trajetórias explanadas demonstram os limites e possibilidades de uma pesquisa com enfoque narrativo, abordando a importância das relações sociais para a constituição dos sujeitos e de sua subjetividade, bem como desvelando os processos de constituição da educadora ambiental na sua prática educativa e as distintas possibilidades de sua atuação como professora alfabetizadora. Assim, os resultados deste estudo constatam a importância de se dar vez e voz a essas relações complexas entre pesquisadora, educadora ambiental e professora alfabetizadora, recompondo os percursos vividos e os diálogos realizados, revelando a dinamicidade da constituição da educadora ambiental, que se faz no coletivo, e a sua importância no desenvolvimento de sujeitos mais éticos, criativos e comprometidos.
 
Esta investigación tiene como objetivo reflexionar y discutir algunas vivencias en el proceso de constitución de una profesora alfabetizadora, educadora ambiental e investigadora de su propia práctica. Para ello, busca elucidar los diálogos, los cuestionamientos, los desafíos y la construcción del saber en el proceso de desvelamento de esas distintas y complejas relaciones que ocurren de forma paralela y entrelazada. El estudio se apoya metodológicamente en los principios de la investigación cualitativa, de carácter socio-histórico, basada en Vygotsky (1991, 1993) y Freitas (2003), y también en el carácter autobiográfico, a través de la narrativa, en autores como Souza (2006), Josso (2006, 2007) y Pérez (2003). Este estudio se fundamenta en esos abordajes porque busca comprender los hechos en su contexto, valorizando las interacciones, las vivencias y los desafíos de narrar las experiencias de una profesora alfabetizadora que, siendo alumna e investigadora del Programa de Post-grado en Educación Ambiental, hizo del su proceso de constitución como educadora ambiental y profesora alfabetizadora el objeto de su investigación. Los datos analizados tienen su origen en fotos, observaciones y narrativas de las experiencias vividas, que fueron registradas con más énfasis en un grupo de 19 alumnos del primero ano de la educación primaria de nueve años, de una escuela de la rede pública municipal de educación de la ciudad de Río Grande, en Río Grande del Sur. A lo largo de la escrita del estudio, son narradas e interpretadas, de forma crítica y reflexiva, las situaciones experimentadas, sentimientos y dificultades de la actuación docente y las implicaciones de una investigación de esa naturaleza, que suscita un proceso de auto-conocimiento, posibilitando un ejercicio profundizado de criticidad, reflexión y autonomía. Las trayectorias relatadas muestran los límites y posibilidades de una investigación con enfoque narrativo, considerando la importancia de las relaciones sociales para la constitución de los sujetos y de su subjetividad, sobretodo desvelando los procesos de constitución de la educadora ambiental en su propia práctica educativa y las distintas posibilidades de su actuación como profesora alfabetizadora. El estudio de los datos obtenidos ha hecho posible constatar la importancia de se dar vez y voz a esas relaciones complejas entre investigadora, educadora ambiental y profesora alfabetizadora, recomponiendo los trayectos vividos y los diálogos realizados, revelando el dinamismo de la constitución de la educadora ambiental, que se hace en el colectivo, y su importancia en el desarrollo de sujetos más éticos, creativos y críticos.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)