A estruturação da rede técnica de transporte aéreo, as funções nodais dos aeroportos e o turismo

Kunz, Jaciel Gustavo

Abstract:

 
O transporte aéreo de passageiros turistas vem adquirindo relevância socioeconômica e científica. Porém, constata-se uma escassez na produção do conhecimento a esse respeito. Em vista disso, elegeu-se um recorte, expresso por meio do objetivo geral do trabalho, que é o de retomar a discussão teórica acerca de fatores de ordem territorial e socioeconômica que convergem para que os aeroportos consolidem-se em suas funções nodais junto à rede técnica de transporte aéreo, em sua interface com o turismo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de corte qualitativo, envolvendo levantamento documental e revisão da literatura. Sob o enfoque da dinâmica territorial e da atividade turística, os aeroportos hubs – e as cidades onde se situam – podem ser abordados como nós de uma rede global de transporte aéreo, que se densifica e se adapta continuamente, de acordo com ditames corporativos e estatais. Se, por um lado, as redes permitem a existência e a intensificação dos fluxos de turistas, por outro, essas redes só expandem-se à medida que a estratégia corporativo-territorial dos hubs é adotada pelas companhias aéreas, podendo, ou não, haver o respaldo do trade turístico como um todo. Não se pode olvidar do destacado papel do aeroporto como objeto técnico e como fixo que, junto aos fluxos, permitirá essa dinâmica.
 
The transportation of passengers/tourists is becoming more socially, economically and scientifically relevant. In the other hand, appears the lack of knowledge production around it. Thus, it was elected a delimitation which is expressed through a general goal. The goal is to reiterate the theoretical discussion about the territorial, social and economical factors which contribute to consolidate airports´ nodal functions on transportation network by relating them to tourism. A bibliographic and qualitative research was done. It included documentary research and review of literature. Under territorial dynamic and tourist activity focus, hub airports and the cities where they are might be approached as nodes of a global air transport network which gets thick and fits to corporative and territorial orders continuously. This network provides the existence and intensification of tourist flows. However, the network is expanded as corporative and territorial strategy of hubs is adopted by airlines. This strategy may be supported by tourist companies. An important role is performed by airports, which are technical and fix objects. Along to fluxes, airports allow these processes.
 

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