Abstract:
A dissertação intitulada "A Educação Ambiental para os Resíduos da Construção Civil no Município do Rio Grande/RS" investiga a existência de eventuais fragilidades ocasionadas da inadequação na destinação dos resíduos da construção civil ou na sua regulamentação, a fim de verificar se a gestão municipal figura como obstáculo à transformação almejada, visando ainda perceber a amplitude do tema diante das consequências socioambientais atuais e futuras da incorreta destinação do resíduo, conhecendo assim a realidade para a qual se pretende propor a Educação Ambiental. Para tanto, os objetivos foram estruturados de forma a investigar sobre a destinação e regulamentação mencionadas, bem como sua adequação aos preceitos legais, compreender as consequências socioambientais da inadequada destinação e investigar a potencialidade da Educação Ambiental na minimização da produção e na correta destinação dos RCC. A pesquisa teve como abordagem metodológica qualitativa o estudo de caso, em que foi usada a técnica de pesquisa de entrevistas semiestruturadas e para a análise do material foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Assim, os resultados obtidos indicaram fragilidades na estrutura oferecida pelo município, falta de ações de Educação Ambiental Crítica emancipatórias, contaminação ambiental com consequente injustiça social e a necessidade de maior atuação da administração pública, tanto na implementação de medidas práticas quanto na realização de atividades efetivas de Educação Ambiental, enquanto política pública. Ainda, reconheceu-se que a Educação Ambiental, enquanto educação política, possui papel fundamental na preparação do gestor e da sociedade como um todo, com atenção para a maior valorização da participação social em esferas coletivas, políticas e problematizadoras da realidade, em benefício da gestão participativa, assim favorecendo o bem-estar social e a conservação ambiental.
The work entitled "The Environmental Education for Construction Waste in the Municipality of Rio Grande/RS" investigates the existence of possible fragility events caused by the inadequacy of the disposal of waste in the construction industry or its regulation, in order to verify if municipal management is an obstacle to the aimed transformation aimed, also wishing to perceive the amplitude of the matter in the face of the current and future socio-environmental consequences of the incorrect disposal of the waste, thus assessing the reality for which Environmental Education should be proposed. For this purpose, the objectives were structured to investigate the aforementioned disposal and regulation, as well as its adequacy to legal percepts, understand the socio-environmental consequences of the inappropriate disposal and investigate the potentiality of Environmental Education in minimizing production and improving the appropriate disposal of the CW. This study followed as qualitative methodological approach the case study, in which the research technique of semi-structured interviews was used, and for the analysis of this material it was applied the Textual Discursive Analysis. Thus, the results obtained indicated weaknesses in the municipality structure, lack of emancipatory Critical Environmental Education actions, environmental contamination with consequent social injustice and the need for greater public administration action, both in the implementation of practical measures and in the execution of effective activities of Environmental Education as public policy. Moreover, it was recognized that Environmental Education, as political education, has a fundamental role in the preparation of city management and of society as a whole, with attention to the greater appreciation of social participation in collective, political and problematizing spheres, for the benefit of participatory management, to promote social welfare and environmental conservation.