As diretrizes curriculares para a educação ambiental escolar na cidade de Rivera - Uruguai

Avila, Karen Cristina Dias de

Abstract:

 
A pesquisa trás como estudo, investigar "As Diretrizes curriculares para a Educação Ambiental Escolar na cidade de Rivera - Uruguai"; como uma temática que faz parte de meu que fazer pedagógico como docente na rede pública escolar do município de Rivera. Neste sentido, buscando um maior esclarecimento e compreensão de como vem sendo desenvolvida as ações de Educação Ambiental nas escolas públicas riverenses, faz-se necessário realizar uma analise detalhada sobre as diretrizes curriculares uruguaia, e da Educação Ambiental no currículo de educação escolar do Uruguai. E para verificar como estas diretrizes curriculares, e a Educação Ambiental, materializam-se no âmbito da rede pública de ensino escolar riverense; foi importante conhecer a opinião dos educadores riverenses a cerca dos conteúdos destas diretrizes curriculares e da Educação Ambiental; assim como, as estratégias e metodologias utilizadas por estes educadores para viabilizar a tranversalidade da Educação Ambiental nas ações escolares. E o material coletado, e analisado a partir dos princípios da Educação Ambiental na PNEA brasileira, e de alguns pensadores que vem ao encontro deste eixo temático. Nesse âmbito, para se poder obter um maior esclarecimento acerca das ações de Educação Ambiental realizadas no âmbito escolar riverense, utiliza-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, com a entrevista semi-estruturada com questionário aberto, realizada aos coordenadores do Departamento do Meio Ambiente a nível nacional e local, e a quatro educadores da rede pública escolar riverense. A análise e interpretação dos dados coletados nos mostram, que apesar de que Educação Ambiental esteja contemplada no currículo escolar como linha transversal, perpassando todas as áreas e campos disciplinares que constitui o programa de educação escolar, nos parâmetros atuais em que se encontra o sistema de ensino uruguaio, fica claro de que a Educação Ambiental remete-se apenas ao ponto de vista ecológico, totalmente desconexa da realidade objetiva e material dos seus sujeitos.
 
This work aims to investigate “The Curricular Directions for the School Environmental Education in the city called Rivera, in Uruguay” as a theme that is part of my pedagogical work as a teacher in the public school net in the county of Rivera. This way, searching for a better understanding of how Environmental Education actions have been developed in public schools in Rivera, it appeared as a necessity to make a detailed analysis of the Uruguayan curricular guidelines and the Environmental Education in the school syllabuses in Uruguay. To verify how these curricular guidelines, and the Environmental Education are applied in the public schools net in Rivera, it was important to know the educators’ opinions about these curricular guidelines contents and the Environmental Education, as well as , the strategies and methodologies used by these educators to make available the Environmental Education transversality in school actions and the collected and analysed material considering the Environmental Education principles in the Brazilian PNEA, and some ideas from thinkers who address this theme. In this area, to be able to obtain a better understanding about the Environmental Education actions taken inside schools in Rivera, a methodological procedure is used: the qualitative research through semi-structured interviews with open questionnaires made to the Environment Department coordinators in the whole country and also locally and to four teachers from Public Schools in Rivera. The analysis and interpretation of the collected data, shows us that although the Environmental Education is included in the school syllabus as a main line through all the subjects in the School Educational programme in the present parameters where the Uruguayan teaching system is inserted, it is clear that the Environmental Education refers itself only to the ecological point of view, totally disconnected of its individuals’ objective and material reality.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)