Menino veste azul, menina veste rosa: uma reflexão sobre as relações de gênero reforçadas na educação infantil

Sena, Dalila Maite Rosa; Fraga, Jaíne Teixeira da; Mendonça, João Guilherme Rodrigues

Abstract:

 
Este trabalho apresenta um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, e tem como finalidade integrar os conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de uma aprendizagem científica adquirida nos componentes curriculares da disciplina “Inovações Curriculares e Didática”, relacionando-a às vivências e ações docentes. O estudo tem como objetivo refletir sobre as relações de gênero estabelecidas na educação infantil. Utilizamos como referencial teórico as contribuições de Louro (1997, 2000), Felipe (2004, 2012), Meyer (2005), Beauvoir (1967) Freire (1996) entre outras leituras que se fizerem necessárias. A partir das análises foi possível apurar a necessidade de discussão sobre a forma que a escola e os docentes contribuem para a construção de padrões de comportamentos e seus papéis na sociedade, uma vez que estamos passando por constantes transformações no âmbito educacional. Desta forma inferimos também a necessidade de formação e reflexão sobre as temáticas gênero e sexualidade para o trabalho pedagógico docente na educação infantil.
 
Este trabajo presenta un estudio descriptivo, cualitativo, tipo relato de experiencia, y tiene como objetivo integrar los conocimientos teóricos y prácticos en la solidificación de los aprendizajes científicos adquiridos en los componentes curriculares de la asignatura “Innovaciones Curriculares y Didácticas”, relacionándola con las experiencias y acciones de enseñanza. El estudio tiene como objetivo reflexionar sobre las relaciones de género que se establecen en la educación infantil. Utilizamos como referencia teórica los aportes de Louro (1997, 2000), Felipe (2004, 2012), Meyer (2005), Beauvoir (1967) Freire (1996) entre otras lecturas que son necesarias. A partir de los análisis se pudo constatar la necesidad de discutir sobre la forma en que la escuela y los docentes contribuyen a la construcción de patrones de conducta y sus roles en la sociedad, ya que atravesamos constantes transformaciones en el ámbito educativo. De esta forma, también inferimos la necesidad de formación y reflexión sobre los temas de género y sexualidad para la labor pedagógica de los docentes en educación infantil.
 
This paper presents a descriptive, qualitative study, of the type of experience report, and aims to integrate theoretical and practical knowledge in the solidification of a scientific learning acquired in the curricular components of the discipline "Curricular and Didactic Innovations", relating it to the experiences and teaching actions. The study aims to reflect on the gender relations established in early childhood education. We've used as theoretical reference the contributions of Louro (1997, 2000), Felipe (2004, 2012), Meyer (2005), Beauvoir (1967) and Freire (1996) among other readings which are necessary. From the analyzes it has been possible to ascertain the need for discussion on the way that the school and the teachers contribute to the construction of behavior patterns and their roles in society, since we are going through constant transformations in the educational scope. Therefore, we also infer the need for training and reflection on the themes of gender and sexuality for the pedagogical work of teachers in early childhood education.
 

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