Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência,
e tem como finalidade integrar os conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de
uma aprendizagem científica adquirida nos componentes curriculares da disciplina
“Inovações Curriculares e Didática”, relacionando-a às vivências e ações docentes. O
estudo tem como objetivo refletir sobre as relações de gênero estabelecidas na educação
infantil. Utilizamos como referencial teórico as contribuições de Louro (1997, 2000),
Felipe (2004, 2012), Meyer (2005), Beauvoir (1967) Freire (1996) entre outras leituras
que se fizerem necessárias. A partir das análises foi possível apurar a necessidade de
discussão sobre a forma que a escola e os docentes contribuem para a construção de
padrões de comportamentos e seus papéis na sociedade, uma vez que estamos passando
por constantes transformações no âmbito educacional. Desta forma inferimos também a
necessidade de formação e reflexão sobre as temáticas gênero e sexualidade para o
trabalho pedagógico docente na educação infantil.
Este trabajo presenta un estudio descriptivo, cualitativo, tipo relato de experiencia, y
tiene como objetivo integrar los conocimientos teóricos y prácticos en la solidificación
de los aprendizajes científicos adquiridos en los componentes curriculares de la
asignatura “Innovaciones Curriculares y Didácticas”, relacionándola con las
experiencias y acciones de enseñanza. El estudio tiene como objetivo reflexionar sobre
las relaciones de género que se establecen en la educación infantil. Utilizamos como
referencia teórica los aportes de Louro (1997, 2000), Felipe (2004, 2012), Meyer
(2005), Beauvoir (1967) Freire (1996) entre otras lecturas que son necesarias. A partir
de los análisis se pudo constatar la necesidad de discutir sobre la forma en que la
escuela y los docentes contribuyen a la construcción de patrones de conducta y sus roles
en la sociedad, ya que atravesamos constantes transformaciones en el ámbito educativo.
De esta forma, también inferimos la necesidad de formación y reflexión sobre los temas
de género y sexualidad para la labor pedagógica de los docentes en educación infantil.
This paper presents a descriptive, qualitative study, of the type of experience report, and
aims to integrate theoretical and practical knowledge in the solidification of a scientific
learning acquired in the curricular components of the discipline "Curricular and
Didactic Innovations", relating it to the experiences and teaching actions. The study
aims to reflect on the gender relations established in early childhood education. We've
used as theoretical reference the contributions of Louro (1997, 2000), Felipe (2004,
2012), Meyer (2005), Beauvoir (1967) and Freire (1996) among other readings which
are necessary. From the analyzes it has been possible to ascertain the need for
discussion on the way that the school and the teachers contribute to the construction of
behavior patterns and their roles in society, since we are going through constant
transformations in the educational scope. Therefore, we also infer the need for training
and reflection on the themes of gender and sexuality for the pedagogical work of
teachers in early childhood education.