"Eu não dou conta disso": representações sociais de professores e professoras da educação básica sobre alunas travestis e transexuais

Ribeiro, Luiz Paulo; Costa, Mariana Esteves da

Abstract:

 
Este estudo analisou as representações sociais de professores e professoras da Educação Básica de Belo Horizonte/MG sobre alunas travestis e transexuais. Foram realizadas entrevistas narrativas com seis professores e professoras que tiveram alunas travestis ou transexuais em seu percurso e foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que transexualidade e a travestilidade são representadas como algo ―não familiar‖, além de serem ancoradas a partir das referências de corpos cisgêneros. Evidencia-se que ainda há um caminho extenso a ser percorrido para a qualidade de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais na escola básica.
 
Este estudio analizó las representaciones sociales de profesores de Educación Básica en Belo Horizonte/MG sobre estudiantes travestis y transexuales. Se realizaron entrevistas narrativas a seis docentes que tuvieron en su camino alumnos travestis o transexuales y se utilizó el método de análisis de contenido. Los resultados muestran que la transexualidad y la travestismo son representadas como algo ―desconocido‖, además de estar ancladas desde las referencias de los cuerpos cisgénero. Es evidente que aún queda mucho camino por recorrer para la calidad del acceso y permanencia de travestis y transexuales en la escuela básica.
 
This paper analyzed the social representations of teachers of Basic Education in Belo Horizonte/MG about transvestite and transsexual students. For data collection, narrative interviews were carried out with six teachers who had transvestite or transsexual students in their path and the content analysis method was used. The results show that transsexuality and transvestility are represented as something ―unfamiliar‖, in addition to being anchored from the references of cisgender bodies. It is evident that there is still a long way to go for the quality of access and permanence of transvestites and transsexuals in basic school.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 268-293, 2022.

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