Abstract:
Este estudo analisou as representações sociais de professores e professoras da Educação
Básica de Belo Horizonte/MG sobre alunas travestis e transexuais. Foram realizadas
entrevistas narrativas com seis professores e professoras que tiveram alunas travestis ou
transexuais em seu percurso e foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os
resultados mostram que transexualidade e a travestilidade são representadas como algo
―não familiar‖, além de serem ancoradas a partir das referências de corpos cisgêneros.
Evidencia-se que ainda há um caminho extenso a ser percorrido para a qualidade de
acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais na escola básica.
Este estudio analizó las representaciones sociales de profesores de Educación Básica en
Belo Horizonte/MG sobre estudiantes travestis y transexuales. Se realizaron entrevistas
narrativas a seis docentes que tuvieron en su camino alumnos travestis o transexuales y
se utilizó el método de análisis de contenido. Los resultados muestran que la
transexualidad y la travestismo son representadas como algo ―desconocido‖, además de estar ancladas desde las referencias de los cuerpos cisgénero. Es evidente que aún queda
mucho camino por recorrer para la calidad del acceso y permanencia de travestis y
transexuales en la escuela básica.
This paper analyzed the social representations of teachers of Basic Education in Belo
Horizonte/MG about transvestite and transsexual students. For data collection, narrative
interviews were carried out with six teachers who had transvestite or transsexual
students in their path and the content analysis method was used. The results show that
transsexuality and transvestility are represented as something ―unfamiliar‖, in addition
to being anchored from the references of cisgender bodies. It is evident that there is still
a long way to go for the quality of access and permanence of transvestites and
transsexuals in basic school.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 268-293, 2022.