As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II

Medeiros, Tatiana Roberta; Rosa, Marcelo Victor da; Castro, Jeimis Nogueira de

Abstract:

 
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos e alunas do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores homens de Educação Física. Metodologicamente o estudo se configura como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, que foram trabalhados pela análise de conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar dos docentes trabalharem com aulas coeducativas, não significa que acontece a equidade de gênero, pois, percebemos que os conteúdos em sua maioria são esportivistas e repetitivos contribuindo para a perpetuação da hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física, onde os meninos exibem discursos e atitudes sexistas.
 
El artículo presenta parte de los resultados de una investigación que buscó investigar las prácticas pedagógicas y las jerarquías de género de estudiantes del noveno año de la enseñanza fundamental de la red municipal de Quatis (RJ). Se realizó un estudio con 96 alumnos y alumnas del noveno año de la Enseñanza Básica con una edad promedio de 15 a 17 años y tres profesores de Educación Física del sexo masculino. Metodológicamente, el estudio se configura como una investigación exploratoria de carácter cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para la obtención de los datos, los cuales fueron trabajados mediante análisis de contenido. Con base en los datos encontrados, verificamos que, aunque los profesores trabajan con clases mixtas, esto no significa que la equidad de género ocurra, ya que percibimos que los contenidos son mayoritariamente deportivos y repetitivos, contribuyendo a la perpetuación de la jerarquía de género en las clases Educación Física, donde los chicos exhiben discursos y actitudes sexistas.
 
The article presents part of the results of a research that sought to investigate the pedagogical practices and gender hierarchies of students in the ninth year of elementary school in the municipal network of Quatis (RJ). A study was carried out with 96 male and female students of the ninth year of Elementary School with an average age of 15 to 17 years and three male Physical Education teachers. Methodologically, the study is configured as an exploratory research of a qualitative nature and used a semi-structured interview to obtain the data, which were worked on by content analysis. Based on the data found, we verified that, although the professors work with coeducational classes, this does not mean that gender equity happens, as we perceive that the contents are mostly sportive and repetitive, contributing to the perpetuation of the gender hierarchy in the classes of gender. Physical Education, where boys display sexist speeches and attitudes.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 213-242, 2022.

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