Abstract:
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as
práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino
Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos
e alunas do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três
professores homens de Educação Física. Metodologicamente o estudo se configura
como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista
semiestruturada para obtenção dos dados, que foram trabalhados pela análise de conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar dos docentes
trabalharem com aulas coeducativas, não significa que acontece a equidade de gênero,
pois, percebemos que os conteúdos em sua maioria são esportivistas e repetitivos
contribuindo para a perpetuação da hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física,
onde os meninos exibem discursos e atitudes sexistas.
El artículo presenta parte de los resultados de una investigación que buscó investigar las
prácticas pedagógicas y las jerarquías de género de estudiantes del noveno año de la
enseñanza fundamental de la red municipal de Quatis (RJ). Se realizó un estudio con 96
alumnos y alumnas del noveno año de la Enseñanza Básica con una edad promedio de
15 a 17 años y tres profesores de Educación Física del sexo masculino.
Metodológicamente, el estudio se configura como una investigación exploratoria de
carácter cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para la obtención de los
datos, los cuales fueron trabajados mediante análisis de contenido. Con base en los
datos encontrados, verificamos que, aunque los profesores trabajan con clases mixtas,
esto no significa que la equidad de género ocurra, ya que percibimos que los contenidos
son mayoritariamente deportivos y repetitivos, contribuyendo a la perpetuación de la
jerarquía de género en las clases Educación Física, donde los chicos exhiben discursos y
actitudes sexistas.
The article presents part of the results of a research that sought to investigate the
pedagogical practices and gender hierarchies of students in the ninth year of elementary
school in the municipal network of Quatis (RJ). A study was carried out with 96 male
and female students of the ninth year of Elementary School with an average age of 15 to
17 years and three male Physical Education teachers. Methodologically, the study is
configured as an exploratory research of a qualitative nature and used a semi-structured
interview to obtain the data, which were worked on by content analysis. Based on the
data found, we verified that, although the professors work with coeducational classes,
this does not mean that gender equity happens, as we perceive that the contents are
mostly sportive and repetitive, contributing to the perpetuation of the gender hierarchy
in the classes of gender. Physical Education, where boys display sexist speeches and
attitudes.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 213-242, 2022.