Show simple item record

dc.contributor.author Medeiros, Tatiana Roberta
dc.contributor.author Rosa, Marcelo Victor da
dc.contributor.author Castro, Jeimis Nogueira de
dc.date.accessioned 2023-03-15T22:00:16Z
dc.date.available 2023-03-15T22:00:16Z
dc.date.issued 2023-02-01
dc.identifier.citation MEDEIROS, T. R.; ROSA, M. V.; CASTRO, J. N. AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 213–242, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14911. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10720
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 213-242, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos e alunas do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores homens de Educação Física. Metodologicamente o estudo se configura como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, que foram trabalhados pela análise de conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar dos docentes trabalharem com aulas coeducativas, não significa que acontece a equidade de gênero, pois, percebemos que os conteúdos em sua maioria são esportivistas e repetitivos contribuindo para a perpetuação da hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física, onde os meninos exibem discursos e atitudes sexistas. pt_BR
dc.description.abstract El artículo presenta parte de los resultados de una investigación que buscó investigar las prácticas pedagógicas y las jerarquías de género de estudiantes del noveno año de la enseñanza fundamental de la red municipal de Quatis (RJ). Se realizó un estudio con 96 alumnos y alumnas del noveno año de la Enseñanza Básica con una edad promedio de 15 a 17 años y tres profesores de Educación Física del sexo masculino. Metodológicamente, el estudio se configura como una investigación exploratoria de carácter cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para la obtención de los datos, los cuales fueron trabajados mediante análisis de contenido. Con base en los datos encontrados, verificamos que, aunque los profesores trabajan con clases mixtas, esto no significa que la equidad de género ocurra, ya que percibimos que los contenidos son mayoritariamente deportivos y repetitivos, contribuyendo a la perpetuación de la jerarquía de género en las clases Educación Física, donde los chicos exhiben discursos y actitudes sexistas. pt_BR
dc.description.abstract The article presents part of the results of a research that sought to investigate the pedagogical practices and gender hierarchies of students in the ninth year of elementary school in the municipal network of Quatis (RJ). A study was carried out with 96 male and female students of the ninth year of Elementary School with an average age of 15 to 17 years and three male Physical Education teachers. Methodologically, the study is configured as an exploratory research of a qualitative nature and used a semi-structured interview to obtain the data, which were worked on by content analysis. Based on the data found, we verified that, although the professors work with coeducational classes, this does not mean that gender equity happens, as we perceive that the contents are mostly sportive and repetitive, contributing to the perpetuation of the gender hierarchy in the classes of gender. Physical Education, where boys display sexist speeches and attitudes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Educación Física pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Reanudar pt_BR
dc.subject Práctica Pedagógica pt_BR
dc.subject Physical Education pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.title As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II pt_BR
dc.title.alternative Jerarquías de género en la enseñanza de la educación física: la práctica pedagógica en la opinión de estudiantes y profesores escuela primaria pt_BR
dc.title.alternative Gender hierarchies in physical education teaching: pedgogical practice in the views of students and teachers elementary school pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i2.14911 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record