Pensando um currículo escolar queer mestiço: as contribuições da teoria queer articulada a metodologia interseccional

Carvalho, Rubem Viana de; Silva, Luiz Felipe de Oliveira; Lage, Allene Carvalho

Abstract:

 
Neste trabalho, refletimos sobre as contribuições da teoria queer articulada à metodologia interseccional como possibilidade de pensarmos currículos escolares, que sejam comprometidos com o questionamento e enfrentamento à cisheteronormatividade, ao racismo e as LGBTIfobias. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como a teoria queer pensada a partir de uma metodologia interseccional pode contribuir para pensarmos currículos escolares antirracistas e anti-LGBTIfóbicos, comprometidos com a multiplicidade? Enquanto metodologia a análise é qualitativa feita a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratória. Enquanto procedimento de análise, utilizamos a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1977). As conclusões apontam que pensar o currículo a partir de uma perspectiva queer mestiça em uma pluralidade geocultural e interseccional pode contribuir para o enfrentamento a preconceitos como o racismo, sexismo e LGBTIfobias, questionando os modelos hegemônicos e propondo alternativas criativas a partir da torção das opressões.
 
En este trabajo reflexionamos sobre los aportes de la teoría queer articulada a la metodología interseccional como posibilidad de pensar otros currículos escolares que apuestan por cuestionar y confrontar la cisheteronormatividad, el racismo y la LGBTIfobia. Para ello, nos planteamos la siguiente pregunta: ¿cómo la teoría queer pensada desde una metodología interseccional puede contribuir a pensar currículos escolares antirracistas y antiLGBTIfóbicos comprometidos con la multiplicidad? Como metodología, el análisis es cualitativo, basado en una revisión exploratoria de la literatura. Como procedimiento de análisis se utilizó la perspectiva de análisis de contenido de Bardin (1977). Las conclusiones apuntan que pensar el currículo desde una perspectiva queer mestiza dentro de una pluralidad geocultural e interseccional puede contribuir a enfrentar prejuicios como el racismo, el sexismo y la LGBTIfobias, cuestionando modelos hegemónicos y proponiendo alternativas creativas desde el giro de las opresiones.
 
In this paper we reflect on the contributions of queer theory articulated to intersectional methodology as a possibility of thinking about school‘s curriculum that are committed to questioning and confronting normativity, cisheteronormativity and racism, in other words, multiple and not unique curriculum. Therefore, we ask the following question: how can queer theory, thought from an intersectional methodology, contribute to thinking about anti-racist and antiLGBTIphobic school‘s curriculum committed to multiplicity? As a methodology, the analysis is qualitative, based on a bibliographic review of an exploratory nature based on the authors already mentioned. As an analysis procedure, we use Bardin's (1977) content analysis perspective. The conclusions point out that thinking about the curriculum from a mestizo queer perspective within a geocultural and intersectional plurality can contribute to facing prejudices such as racism, sexism and LGBTIphobia, questioning hegemonic models and proposing creative alternatives from the twist of oppressions.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 186-216, 2022.

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