O discurso de ódio no brasil do agora: analisando os ecos do negacionismo científico e a lgbtifobia como uma política de estado

Oliveira, Fabio Alves Gomes; Pereira, Renato Amantino

Abstract:

 
Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas brasileiras a partir do ano de 2018, e como eles podem estar intimamente associados às violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ensino remoto durante a pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Para isso, contextualizamos o cenário político atual ao qual damos o nome de “Brasil do agora” e, em seguida, reunimos os pronunciamentos oficiais do Poder Executivo Federal, Ministério da Educação e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, evidenciado a tentativa de desmoralização das Instituições de Ensino nos âmbitos das Ciências Humanas e Sociais e das pautas de gênero e sexualidades. A seguir, apresentamos e analisamos dois casos de invasão a transmissões online de Universidades Públicas contra pessoas LGBTIA+ e, por fim, defendemos que tais atos de fala injuriosos encontram subsídios de existência a partir da autorização representantes do Estado para exercer LGBTIfobia.
 
Este artículo tiene como objetivo analizar el contexto general de los ataques a las Universidades Públicas brasileñas a partir del año 2018 y cómo pueden estar estrechamente asociados con la violencia LGBTIfobica en entornos digitales de aprendizaje remoto durante la pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19). Para ello, contextualizamos el escenario político actual al que llamamos el “Brasil de hoy” y luego recogemos los pronunciamientos oficiales del Ejecutivo Federal, Ministerio de Educación y Ministerio de la Mujer, Familia y Derechos Humanos, como evidencia el intento de desmoralizar a las Instituciones Educativas en las áreas de Ciencias Humanas y Sociales y las agendas de género y sexualidad. A continuación, presentamos y analizamos dos casos de invasión de transmisiones online por parte de Universidades Públicas contra personas LGBTIA +. Finalmente, argumentamos que tales actos de habla lesivos encuentran subsidios de existencia a partir de la autorización de representantes del Estado para ejercer la LGBTIfobia.
 
This article aims to analyze the general context of attacks on Brazilian Public Universities from 2018 onwards and how they may be closely associated with LGBTIphobic violence in digital remote learning environments during the SARS-CoV2 (COVID-19) pandemic. For this, we contextualize the current political scenario we call “Brazil of today” and then collect the official pronouncements of the Federal Executive, Ministry of Education and Ministry of Women, Family and Human Rights, evidenced by the attempt to demoralize Educational Institutions in areas of Human and Social Sciences and in the gender and sexuality agendas. Next, we present and analyze two cases of invasion of online broadcasts by Public Universities against LGBTIA+ people and, finally, we argue that such harmful speech acts find subsidies in the authorization of State representatives to exercise LGBTIphobia.
 

Description:

Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 345-373, 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos