Abstract:
Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas
brasileiras a partir do ano de 2018, e como eles podem estar intimamente associados às
violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ensino remoto durante a pandemia
da SARS-CoV-2 (COVID-19). Para isso, contextualizamos o cenário político atual ao
qual damos o nome de “Brasil do agora” e, em seguida, reunimos os pronunciamentos
oficiais do Poder Executivo Federal, Ministério da Educação e do Ministério da Mulher,
da Família e dos Direitos Humanos, evidenciado a tentativa de desmoralização das
Instituições de Ensino nos âmbitos das Ciências Humanas e Sociais e das pautas de
gênero e sexualidades. A seguir, apresentamos e analisamos dois casos de invasão a
transmissões online de Universidades Públicas contra pessoas LGBTIA+ e, por fim,
defendemos que tais atos de fala injuriosos encontram subsídios de existência a partir da
autorização representantes do Estado para exercer LGBTIfobia.
Este artículo tiene como objetivo analizar el contexto general de los ataques a las
Universidades Públicas brasileñas a partir del año 2018 y cómo pueden estar
estrechamente asociados con la violencia LGBTIfobica en entornos digitales de
aprendizaje remoto durante la pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19). Para ello,
contextualizamos el escenario político actual al que llamamos el “Brasil de hoy” y luego
recogemos los pronunciamientos oficiales del Ejecutivo Federal, Ministerio de
Educación y Ministerio de la Mujer, Familia y Derechos Humanos, como evidencia el
intento de desmoralizar a las Instituciones Educativas en las áreas de Ciencias Humanas
y Sociales y las agendas de género y sexualidad. A continuación, presentamos y
analizamos dos casos de invasión de transmisiones online por parte de Universidades
Públicas contra personas LGBTIA +. Finalmente, argumentamos que tales actos de
habla lesivos encuentran subsidios de existencia a partir de la autorización de
representantes del Estado para ejercer la LGBTIfobia.
This article aims to analyze the general context of attacks on Brazilian Public
Universities from 2018 onwards and how they may be closely associated with
LGBTIphobic violence in digital remote learning environments during the SARS-CoV2 (COVID-19) pandemic. For this, we contextualize the current political scenario we
call “Brazil of today” and then collect the official pronouncements of the Federal
Executive, Ministry of Education and Ministry of Women, Family and Human Rights,
evidenced by the attempt to demoralize Educational Institutions in areas of Human and
Social Sciences and in the gender and sexuality agendas. Next, we present and analyze
two cases of invasion of online broadcasts by Public Universities against LGBTIA+
people and, finally, we argue that such harmful speech acts find subsidies in the
authorization of State representatives to exercise LGBTIphobia.
Description:
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 345-373, 2021.