Dança e educação antirracista: juventude, diversidade e possibilidades

Cardilo, Camila Moura

Abstract:

 
O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos.
 
The article addresses a discussion about dance education in school and its relationship with youth, especially with regard to anti-racist education and diversity. Dance, as mandatory curriculum content for Art and Physical Education, has responsibilities in this path. We have researched studies already carried out, educational legislation and the Youth Statute. In addition to bibliographic research, the study presents an account of experience in dance with the jazz movement, in the state public systen of high school in Belo Horizonte – MG. The objective was to identify how dance education can propose educational experiences for contemporary youth, involving an anti-racist education that values diversity. It was concluded that dance education needs to be inclusive and motivate the students; dialogue with reality, promote discoveries, value different capacities and intensify dreams.
 
El artículo aborda una discusión sobre la educación de la danza en la escuela y su relación con la juventud, especialmente en lo que respecta a la educación antirracista y la diversidad. La danza, como contenido curricular obligatorio de Arte y Educación Física, tiene responsabilidades en este camino. Hemos investigado estudios ya realizados, legislación educativa y Estatuto de la Juventud. Además de la investigación bibliográfica, el estudio presenta un relato de la experiencia en danza con el movimiento jazz, en la red estatal de escuelas secundarias de Belo Horizonte – MG. El objetivo fue identificar cómo la educación en danza puede proponer experiencias educativas para la juventud contemporánea, involucrando una educación antirracista que valora la diversidad. Se concluyó que la educación en danza debe ser inclusiva y motivar a los estudiantes; dialogar con la realidad, promover descubrimientos, valorar las distintas capacidades e intensificar los sueños.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.772-790, 2021.

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