Abstract:
O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a
juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança,
enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem
responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação
educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo
apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual
do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o
ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea,
envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o
ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a
realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos.
The article addresses a discussion about dance education in school and its relationship
with youth, especially with regard to anti-racist education and diversity. Dance, as
mandatory curriculum content for Art and Physical Education, has responsibilities in
this path. We have researched studies already carried out, educational legislation and the
Youth Statute. In addition to bibliographic research, the study presents an account of
experience in dance with the jazz movement, in the state public systen of high school in
Belo Horizonte – MG. The objective was to identify how dance education can propose
educational experiences for contemporary youth, involving an anti-racist education that
values diversity. It was concluded that dance education needs to be inclusive and
motivate the students; dialogue with reality, promote discoveries, value different
capacities and intensify dreams.
El artículo aborda una discusión sobre la educación de la danza en la escuela y su
relación con la juventud, especialmente en lo que respecta a la educación antirracista y
la diversidad. La danza, como contenido curricular obligatorio de Arte y Educación
Física, tiene responsabilidades en este camino. Hemos investigado estudios ya
realizados, legislación educativa y Estatuto de la Juventud. Además de la investigación
bibliográfica, el estudio presenta un relato de la experiencia en danza con el movimiento
jazz, en la red estatal de escuelas secundarias de Belo Horizonte – MG. El objetivo fue
identificar cómo la educación en danza puede proponer experiencias educativas para la
juventud contemporánea, involucrando una educación antirracista que valora la
diversidad. Se concluyó que la educación en danza debe ser inclusiva y motivar a los
estudiantes; dialogar con la realidad, promover descubrimientos, valorar las distintas
capacidades e intensificar los sueños.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.772-790, 2021.