Show simple item record

dc.contributor.author Cardilo, Camila Moura
dc.date.accessioned 2023-03-24T23:10:56Z
dc.date.available 2023-03-24T23:10:56Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation CARDILO, C. M. Dança e educação antirracista: juventude, diversidade e possibilidades. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 772–790, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.12522. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12522. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10770
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.772-790, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança, enquanto conteúdo curricular obrigatório da Arte e da Educação Física, tem responsabilidades nesse percurso. Pesquisou-se estudos já realizados, a legislação educacional e o Estatuto da Juventude. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta um relato de experiência em dança com o movimento jazz, na rede Estadual do ensino médio em Belo Horizonte – MG. O objetivo foi identificar de que maneira o ensino de dança pode propôr experiências educativas, para a juventude contemporânea, envolvendo uma educação antirracista e que valorize a diversidade. Concluiu-se que o ensino de dança precisa ser inclusivo e motivar os(as) educandos(as); dialogar com a realidade, promover descobertas, valorizar diferentes capacidades e intensificar sonhos. pt_BR
dc.description.abstract The article addresses a discussion about dance education in school and its relationship with youth, especially with regard to anti-racist education and diversity. Dance, as mandatory curriculum content for Art and Physical Education, has responsibilities in this path. We have researched studies already carried out, educational legislation and the Youth Statute. In addition to bibliographic research, the study presents an account of experience in dance with the jazz movement, in the state public systen of high school in Belo Horizonte – MG. The objective was to identify how dance education can propose educational experiences for contemporary youth, involving an anti-racist education that values diversity. It was concluded that dance education needs to be inclusive and motivate the students; dialogue with reality, promote discoveries, value different capacities and intensify dreams. pt_BR
dc.description.abstract El artículo aborda una discusión sobre la educación de la danza en la escuela y su relación con la juventud, especialmente en lo que respecta a la educación antirracista y la diversidad. La danza, como contenido curricular obligatorio de Arte y Educación Física, tiene responsabilidades en este camino. Hemos investigado estudios ya realizados, legislación educativa y Estatuto de la Juventud. Además de la investigación bibliográfica, el estudio presenta un relato de la experiencia en danza con el movimiento jazz, en la red estatal de escuelas secundarias de Belo Horizonte – MG. El objetivo fue identificar cómo la educación en danza puede proponer experiencias educativas para la juventud contemporánea, involucrando una educación antirracista que valora la diversidad. Se concluyó que la educación en danza debe ser inclusiva y motivar a los estudiantes; dialogar con la realidad, promover descubrimientos, valorar las distintas capacidades e intensificar los sueños. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Juventude pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Dance pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.subject Youth pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Danza pt_BR
dc.subject Educación antirracista pt_BR
dc.subject Juventud pt_BR
dc.subject Diversidad pt_BR
dc.title Dança e educação antirracista: juventude, diversidade e possibilidades pt_BR
dc.title.alternative Danza y educación antiracista: juventud, diversidad y posibilidades pt_BR
dc.title.alternative Dance and anti-racist education: youth, diversity and possibilities pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.12522 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record