Expressões de corpos diversos em espaços de encontro digitais

González, Soraya Calvo; Gómez-Beltrán, Ivan; Fernández-Fernández, Diego

Abstract:

 
Apresenta-se uma visita analítica, orientada para levantar alguns determinantes que configuram os processos de auto-representação e relação nos espaços digitais e que estabelecem as bases teóricas de uma abordagem didáctica desenhada pelo Conselho de Juventude das Astúrias (Espanha). Depois de se aprofundar nas características do modelo comunicativo e propor orientações estruturais para espaços de socialização online, o artigo enquadra a construção de simbolismos em torno das aplicações de citação (Wapo, Wapa, Tinder e Grindr) como seu tema central. O foco da análise é colocado nos usuários dessas aplicações, contemplados de uma perspectiva crítica com uma abordagem feminista. Propomos uma abordagem que aprofunda a hegemonia binária de gênero como força na auto-significação das identidades digitais e na dinâmica de interação. Finalmente, delineamos conclusões relevantes com o objectivo de despatrializar a educação com base numa proposta de formação de professores e profissionais da educação apresentada no guia "Novos espaços de sedução".
 
Se presenta un recorrido analítico orientado a plantear algunos determinantes que configuran los procesos de auto representación y relación en espacios digitales y que sientan las bases teóricas de un planteamiento didáctico diseñado por el Consejo de la Juventud de Asturias (España). Tras profundizar en los rasgos del modelo comunicativo y plantear pautas estructurales de los espacios de socialización en línea; el artículo enmarca como tema central la construcción de los simbolismos en torno a las apps de citas (Wapo, Wapa, Tinder y Grindr). El foco del análisis se pone en las personas usuarias de estas aplicaciones, contempladas desde una perspectiva crítica con enfoque feminista. Planteamos un abordaje que ahonda cómo la hegemonía binarista de género se erige como elemento de fuerza en la autoresignificacion de identidades digitales y dinámicas de interacción. Por último, se esbozan conclusiones relevantes con el objetivo de despatriarcalizar la educación a partir de una propuesta de formación del profesorado y profesionales de la educación planteada en la guía “Nuevos espacios de seducción”.
 
In this article we present and analytical review oriented to raise some determinants that shape the processes of self-representation and relationship in digital spaces and that lay the theoretical foundations of a didactic approach designed by the Youth Council of Asturias (Spain). After delving into the features of the communicative model and proposing structural guidelines for online socialization spaces, the article frames the construction of symbolisms around the quotation apps (Wapo, Wapa, Tinder and Grindr) as its central theme. The focus of the analysis is placed on the users of these applications, contemplated from a critical perspective with a feminist approach. We propose an approach that deepens how the binary hegemony of gender stands as a force in the self-signification of digital identities and interaction dynamics. Finally, we outline relevant conclusions with the aim of depatrializing education based on a proposal for training teachers and education professionals developed in the guide "New seduction contexts".
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v.8, n. Especial, p. 42-69, 2020.

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