Abstract:
Apresenta-se uma visita analítica, orientada para levantar alguns determinantes que
configuram os processos de auto-representação e relação nos espaços digitais e que
estabelecem as bases teóricas de uma abordagem didáctica desenhada pelo Conselho de
Juventude das Astúrias (Espanha). Depois de se aprofundar nas características do
modelo comunicativo e propor orientações estruturais para espaços de socialização
online, o artigo enquadra a construção de simbolismos em torno das aplicações de
citação (Wapo, Wapa, Tinder e Grindr) como seu tema central. O foco da análise é
colocado nos usuários dessas aplicações, contemplados de uma perspectiva crítica com
uma abordagem feminista. Propomos uma abordagem que aprofunda a hegemonia
binária de gênero como força na auto-significação das identidades digitais e na dinâmica
de interação. Finalmente, delineamos conclusões relevantes com o objectivo de despatrializar a educação com base numa proposta de formação de professores e
profissionais da educação apresentada no guia "Novos espaços de sedução".
Se presenta un recorrido analítico orientado a plantear algunos determinantes que
configuran los procesos de auto representación y relación en espacios digitales y que
sientan las bases teóricas de un planteamiento didáctico diseñado por el Consejo de la
Juventud de Asturias (España). Tras profundizar en los rasgos del modelo comunicativo
y plantear pautas estructurales de los espacios de socialización en línea; el artículo
enmarca como tema central la construcción de los simbolismos en torno a las apps de
citas (Wapo, Wapa, Tinder y Grindr). El foco del análisis se pone en las personas
usuarias de estas aplicaciones, contempladas desde una perspectiva crítica con enfoque
feminista. Planteamos un abordaje que ahonda cómo la hegemonía binarista de género
se erige como elemento de fuerza en la autoresignificacion de identidades digitales y
dinámicas de interacción. Por último, se esbozan conclusiones relevantes con el objetivo
de despatriarcalizar la educación a partir de una propuesta de formación del profesorado
y profesionales de la educación planteada en la guía “Nuevos espacios de seducción”.
In this article we present and analytical review oriented to raise some determinants that
shape the processes of self-representation and relationship in digital spaces and that lay
the theoretical foundations of a didactic approach designed by the Youth Council of
Asturias (Spain). After delving into the features of the communicative model and
proposing structural guidelines for online socialization spaces, the article frames the
construction of symbolisms around the quotation apps (Wapo, Wapa, Tinder and
Grindr) as its central theme. The focus of the analysis is placed on the users of these
applications, contemplated from a critical perspective with a feminist approach. We
propose an approach that deepens how the binary hegemony of gender stands as a force
in the self-signification of digital identities and interaction dynamics. Finally, we outline
relevant conclusions with the aim of depatrializing education based on a proposal for
training teachers and education professionals developed in the guide "New seduction
contexts".
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.8, n. Especial, p. 42-69, 2020.