Mulheres de povos tradicionais, mulheres negras e educação: diálogos e autorias

Nunes, Georgina Helena Lima

Abstract:

 
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir as discussões decorrentes de trabalhos acadêmicos apresentados no IV Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades, especificamente no Simpósio Temático denominado Mulheres de Povos Tradicionais, Mulheres negras e Educação do qual a autora foi uma das coordenadoras. As propostas apresentadas interseccionaram questões de gênero, raça-etnia e classe social e deixaram perspectivas de sistematização de lutas emancipatórias femininas que se constituem, na verdade, em paradigmas políticos e epistemológicos situados na pluralidade de experiências conjugadas no âmbito da universidade, movimentos sociais e territórios.
 
Este artículo tiene como objetivo presentar y reflejar las discusiones que surgen de los trabajos académicos presentados en el IV Seminario de Mujeres, Aguas, Bosques y Ciudades Rurales, específicamente en el Simposio temático llamado Mujeres de pueblos tradicionales, mujeres negras y educación, del cual fue autora de los coordinadores. Las propuestas presentaron cuestiones interseccionadas de género, etnia racial y clase social y dejaron perspectivas para la sistematización de las luchas emancipadoras femeninas que constituyen, de hecho, paradigmas políticos y epistemológicos situados en la pluralidad de experiencias combinadas dentro de la universidad, los movimientos sociales y los territorios.
 
This article aims to present and reflect the discussions arising from academic papers presented at the IV Seminar of Rural Women, Waters, Forests and Cities, specifically at the Thematic Symposium called Women of Traditional Peoples, Black Women and Education of which the author was a of the coordinators. The proposals presented intersected issues of gender, race-ethnicity and social class and left perspectives for the systematization of female emancipatory struggles that constitute, in fact, political and epistemological paradigms situated in the plurality of experiences combined within the university, social movements and territories.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v.7, n. especial, p.84-95, 2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos