Mediação e incentivo à leitura nas Bibliotecas Escolares em artigos indexados na base de dados BRAPCI e no Repositório da FEBAB (2010-2022)

Madruga, Angélica Lopes

Abstract:

 
Partindo da premissa que a leitura é importante para formar cidadãos mais conscientes, criativos e reflexivos, este estudo teve como objetivo geral investigar, na produção acadêmica indexada na base de dados BRAPCI e no Repositório da FEBAB, como está sendo relatada e abordada a mediação da leitura nas bibliotecas escolares. Utiliza em sua metodologia o levantamento bibliográfico como procedimento técnico, tendo caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Apresenta a Análise de Conteúdo como método de análise. Como resultados, verificou-se diferentes definições de mediação de leitura usadas pelos autores, assim como características esperadas para o bibliotecário mediador de leitura, o qual deve possuir um conjunto de qualidades pessoais, habilidades e competências profissionais para exercer a atividade. Também foram identificados tipos de atividades realizadas, materiais utilizados, bem como, as dificuldades encontradas para a realização da mediação da leitura. Conclui-se neste estudo que há um consenso entre os autores no qual eles abordam a mediação como um auxílio ao leitor na construção do conhecimento e a importância do fomento no prazer pela leitura, sendo o bibliotecário fundamental nesse processo e para tanto é necessário que também seja leitor.
 
Based on the premise that reading is important to form more aware, creative and reflective citizens, this study aimed to investigate, in the academic production indexed in the BRAPCI database and in the FEBAB Repository, how the mediation of reading in school libraries. It uses in its methodology the bibliographic survey as a technical procedure, having an exploratory character, with a qualitative approach. It presents Content Analysis as an analysis method. As a result, different definitions of reading mediation used by the authors were verified, as well as expected characteristics for the reading mediator librarian, who must have a set of personal qualities, skills and professional competences to carry out the activity. Types of activities carried out, materials used, as well as the difficulties encountered in carrying out the reading mediation were also identified. It is concluded in this study that there is a consensus among the authors in which they approach mediation as an aid to the reader in the construction of knowledge and the importance of promoting the pleasure of reading, the librarian being fundamental in this process and for that it is necessary that he also be a reader.
 

Description:

Trabalho de Conclusão de Curso

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia