Ferramentas da história local para aplicação da Lei 10.639/03 : o jornal A Alvorada e a Frente Negra Pelotense como provocadores da consciência histórica antirracista

MESQUITA, Natiele Gonçalves

Abstract:

 
Esta Dissertação tem como objetivo problematizar a educação nas relações étnico-raciais, trazendo à tona a discussão da Lei n.º 10.639/03 e algumas possibilidades de trabalho a partir do periódico A Alvorada. Para tanto, se apontará a História local, da cidade de Pelotas, como um elemento de construção de proximidade com os educandos e educandas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luís Carlos Corrêa da Silva. Desse modo, a partir da perspectiva da História local, se insere o periódico A Alvorada, que circulou nesta cidade entre os anos de 1907 e 1965 e fora organizado por intelectuais negros da cidade, para propagandear as pautas, demandas e atividades da comunidade negra local. Assim, no ano de 1933, é formada a Frente Negra Pelotense, tendo como protagonistas diversos intelectuais do próprio jornal, fazendo deste o principal veículo de informação da Frente na cidade. Sendo assim, utiliza-se da análise de conteúdo do periódico no ano de 1933, para inferir acerca das menções à Frente Negra Pelotense para que então, fosse construída uma atividade pedagógica com alunos da cidade da educação básica. Nesta direção, apresenta-se o resultado da atividade realizada com duas turmas do 7º ano da Escola Luís Carlos Corrêa da Silva, no ano letivo de 2014, a fim de se discutir e problematizar o trabalho com os preceitos da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar.
 
This Dissertation aims to problematize education in ethnic-racial relations, bringing up the discussion of Law No. 10.639/03 and some possible work from the journal A Alvorada. For this, we will point the local history, the city of Pelotas, as a construction element of closeness with the students the Elementary School of the State of the Rio Grande do Sul Luis Carlos Corrêa da Silva. Thus, from the perspective of local history, the periodic A Alvorada, which circulated in this city between the years 1907 and 1965 and was organized by black intellectuals of the city, to propagandize the agendas, demands and activities of the local black community. Thus, in 1933, is formed the Frente Negra Pelotense having how intellectual protagonists of the newspaper itself, making this the main information vehicle of Front of town. Thus, it uses the content analysis of the journal in 1933, to infer about the references of Black Front Pelotense to then be built an educational activity with students of the city of basic education. In this direction, we present the result of the activity carried out with two groups of Year 7 of School Luís Carlos Corrêa da Silva, in the academic year 2014 in order to discuss and problematize the job with the provisions of Law 10.639/03 in the daily school.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História