Navegando por Autor "Araújo, Rafaele Rodrigues de"
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- ItemO conhecimento físico através da abordagem das unidades didáticas, dos temas estruturadores e da aprendizagem significativa(2011) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz Fernando
- ItemEnsino de Física: articulando vivências(2010) Lemos, Michele Veleda; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Rodrigues, Sheyla Costa; Mackedanz, Luiz FernandoO presente trabalho visa expor uma metodologia de ensino, na qual a ideia inicial foi a inserção das mídias digitais e dos temas estruturadores no ensino de Física articulando as habilidades e competências com os conhecimentos a serem trabalhados. Sua elaboração aconteceu na disciplina de Atividades do Ensino de Física III do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Empregou-se essa metodologia em escolas de Ensino Médio da cidade do Rio Grande - RS, para assim obter-se os resultados desta práxis, dando ênfase à aproximação com o cotidiano e os conhecimentos prévios dos estudantes.
- ItemEntre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza(2017) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Tauchen, Gionara; Heckler, ValmirA organização dos processos de formação de professores, na perspectiva interdisciplinar, vem produzindo discussões nos meios de ensino e na pesquisa científica. Esse movimento ocorre no campo epistemológico e pedagógico, desde o currículo dos cursos de licenciatura até as ações e atividades propostas para a formação dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral investigar e compreender como se constituem os lugares e oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando o estado do conhecimento das pesquisas sobre formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Posteriormente, analisamos o programa e as estratégias previstas na organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Dom Pedrito. E, por fim, buscamos compreender, a partir da perspectiva dos estudantes do referido curso, os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas pelos mesmos. A pesquisa organizada por artigos foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo. A produção das informações e as análises envolveram métodos diferenciados, sendo estes: Análise de Conteúdo, Hermenêutica e Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que a formação de professores em Ciências da Natureza é dependente das interações decorrentes desse processo e da atitude dos sujeitos envolvidos em querer ser, pensar e fazer interdisciplinar. Nesse processo atitudinal o currículo é assumido como programa/estratégia, possibilitando uma formação auto-eco-organizadora. Além disso, destacamos que os lugares de formação interdisciplinar são constituídos nas interações diversificadas, nas estratégicas e da ação ecologizada da prática docente, por um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que desafia os estudantes a um pensamento transdisciplinar. Com base nessas compreensões, comunicamos a emergência da tese: Os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar em Ciências da Natureza, auto-eco-organizam-se na ação ecologizada da prática docente dos sujeitos, por meio de um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que os desafia ao pensamento transdisciplinar. Dessa forma, ressaltamos o movimento recursivo de formação, entre sujeitos e seus pensamentos, como nesse processo de interação com o objeto que se mostra por intermédio do currículo e na ação realizada pelos estudantes nesse processo de auto-eco-formação.
- ItemInovando o Ensino de Física através de aulas experimentais(2008) Lemos, Michele Veleda; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Pereira, Ana Paula SantosO presente trabalho foi realizado com alunos da E.E.E.M. Lilia Neves, localizada na Vila da Quinta, em Rio Grande. Esse foi desenvolvido sobre o conteúdo de Hidrostática, com duas turmas - 1º e 2º anos - com o propósito de perceber as diferenças que ocorrem no aprendizado numa aula em que há a experimentação e os efeitos que esta provoca no entendimento dos alunos, quando comparada com uma aula expositiva do professor. Este trabalho foi fruto de uma reflexão que obtivemos, fazendo uma retrospectiva enquanto alunas da disciplina de Física do Ensino Médio, pois era apresentada dificuldade na compreensão da matéria devido a forma como era explanada. Como objetivo, a intenção de mostrar a possibilidade de um ensino inovador, com ênfase na experimentação e na criatividade. Dessa maneira, espera-se modificar a visão corrente na escola de que a Física é uma ciência difícil de ser entendida. Assim, desafia -se o aluno, através da aproximação com os fatos que ocorrem na natureza e os conceitos que a explicam. A metodologia empregada consistiu na utilização de experimentos e, em seguida, os alunos tiveram que comentar suas percepções do que estava ocorrendo, logo após, era dada a explicação científica a eles. Os experimentos foram confeccionados, com materiais de baixo custo, pelos próprios discentes. Após o término da atividade com o 1º ano, na turma onde foi aplicado o experimento e a qual teve o primeiro contato com o tema proposto, fizemos uma pesquisa, através de questionário. Por outro lado, com a turma do 2º ano fizemos apenas a pesquisa, sem a aula prática, para, assim, podermos fazer uma comparação do entendimento do conteúdo aplicado. Como resultado, percebemos que a turma que obteve maior número de acertos na atividade proposta foi aquela em que a matéria de Hidrostática foi explicada através dos experimentos.
- ItemInvestigando a inserção das TIC e suas ferramentas no ensino de Física: estudo de um curso de formação de professores(2011) Vaniel, Berenice Vahl; Heckler, Valmir; Araújo, Rafaele Rodrigues deEste artigo investiga a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física em um curso de formação de professores, justificado pela necessidade dos cursos de graduação prepararem seus estudantes, com visão metodológica e crítica atualizadas, em relação às ferramentas existentes e suas potencialidades pedagógicas. Na revisão bibliográfica, apontam-se pesquisas sobre como as TIC estão sendo utilizadas no processo educativo e suas potencialidades no Ensino de Física. O caminho metodológico envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e de entrevistas efetuadas com estudantes concluintes do referido curso. Os resultados preliminares apontados pela análise do PPP do curso, dos posicionamentos dos entrevistados e da articulação dessas informações com a fundamentação teórica, mostram a necessidade de avançarmos nas discussões e reflexões sobre a importância da inserção das TIC nesse curso, oportunizando, ao futuro professor, a compreensão de seu papel de mediador pedagógico frente à utilização dos recursos tecnológicos, desenvolvendo também uma visão crítica das potencialidades dessas tecnologias no processo educativo e como elas, associadas a metodologias, podem contribuir para a melhoria do Ensino de Física.
- ItemMemórias, práticas e relatos de professores sobre feiras e mostras científicas(Ed. da FURG, 2021) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Guidotti, Charles dos Santos
- ItemRelatos de experiência: observações na prática pedagógica no estágio supervisionado em Física(2010) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz FernandoNeste artigo relatamos as experiências vivenciadas em sala de aula, no Ensino Médio, através da práxis pedagógica na disciplina de Física, desde o planejamento do ensino. O processo foi oportunizado pelo Estágio Supervisionado em Física, no Curso de Física/Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, realizado em uma escola estadual de Ensino Médio localizada na cidade do Rio Grande, RS. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma acadêmica, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala de aula e opiniões de professores da rede pública da cidade sobre abordagens diferentes na sala de aula. Tem como objetivo demonstrar as etapas do planejamento do estágio, o qual ocorreu através de uma unidade didática e que partiu da metodologia dos temas estruturadores.
- ItemTemas estruturadores em sala de aula: o desafio da contextualização no ensino de física(2010) Mackedanz, Luiz Fernando; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Silva, Grasiele Ruiz; Santana, Rúbia da CostaNeste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.
- ItemTemas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física(2010) Mackedanz, Luiz Fernando; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Silva, Grasiele Ruiz; Santana, Rúbia da CostaNeste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem.
- ItemTemas estruturadores no ensino de física: potencializando a aprendizagem em termodinâmica no ensino médio através de unidades didáticas(2012) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz FernandoNesta pesquisa buscamos investigar através das ações educativas dos professores de Física em sala de aula do Ensino Médio, a implementação dos temas estruturadores no ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver um aprendizado significativo dos conceitos físicos pelos estudantes. Os temas estruturadores foram propostos pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002), de forma que estes têm como seus objetivos desenvolver competências e habilidades dos estudantes, de maneira contextualizada e interdisciplinar, a fim de estruturar a prática pedagógica. Para investigar a potencialidade destes temas, apostamos no planejamento de um material baseado no tema estruturador “Calor, Ambiente, Formas e Usos de Energia” - conteúdo de Termodinâmica - na forma de uma Unidade Didática (UD) intitulada “Ensinando e aprendendo Física aumenta a temperatura”. No desenvolvimento da UD utilizamos os pressupostos contidos nos documentos oficiais, como a contextualização, o desenvolvimento de competências e integramos na pesquisa a teoria da aprendizagem significativa. Para análise dos dados, que emergiram dos parceiros de pesquisa (professores e alunos), utilizamos a Análise Textual Discursiva e a Estatística Descritiva. Com a Análise Textual Discursiva, onde ocorre um processo de unitarização e categorização, chegamos às seguintes categorias: Diálogo como mediador do processo de ensino e aprendizagem, O papel importante da metodologia para o ensino e aprendizagem em Física e Enxergando o papel da Física na escola a partir do (re) pensar da prática pedagógica. Estas foram discutidas a partir das falas dos parceiros de pesquisa e de teóricos que dialogam sobre esses conceitos. Com estatística descritiva mostramos uma análise sobre o crescimento do aprendizado dos estudantes sobre o conteúdo de Termodinâmica com a aplicação da UD. Esta pesquisa confirma que, em uma sala de aula onde há espaço para o diálogo e que o estudante entenda o motivo de aprender os conceitos físicos, o ensino da Física se torna algo prazeroso e que terá significado para sua vida presente e futura.
- ItemTermodinâmica através de temas estruturadores: um processo de construção do conhecimento físico(2010) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz Fernando; Santana, Rúbia da Costa; Silva, Grasiele RuizA maioria das pesquisas no ensino de Física, que visam propor mudanças na forma com que o ensino é baseado busca a integração dos conhecimentos físicos com o cotidiano do estudante. Sendo assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar o desenvolvimento de uma Unidade Didática (UD) semestral de Termodinâmica para futura implementação no Ensino Médio. A busca pela contextualização e o ensino por competências e habilidades no ensino de Física vem sendo tratados nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) através da abordagem dos temas estruturadores. Neste sentido, este trabalho relata sobre a construção de uma Unidade Didática, apoiada nestes parâmetros, levando em consideração o conhecimento prévio e visando principalmente a aprendizagem significativa do conhecimento físico pelos estudantes.
- ItemTermodinâmica através de temas estruturadores: um processo de construção do conhecimento físico(2010) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Mackedanz, Luiz Fernando; Santana, Rúbia da Costa; Silva, Grasiele RuizA maioria das pesquisas no ensino de Física, que visam propor mudanças na forma com que o ensino é baseado busca a integração dos conhecimentos físicos com o cotidiano do estudante. Sendo assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar o desenvolvimento de uma Unidade Didática (UD) semestral de Termodinâmica para futura implementação no Ensino Médio. A busca pela contextualização e o ensino por competências e habilidades no ensino de Física vem sendo tratados nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) através da abordagem dos temas estruturadores. Neste sentido, este trabalho relata sobre a construção de uma Unidade Didática, apoiada nestes parâmetros, levando em consideração o conhecimento prévio e visando principalmente a aprendizagem significativa do conhecimento físico pelos estudantes.
