Navegando por Autor "Araujo, Rafaele Rodrigues de"
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- ItemEnsino de física no componente curricular de ciências nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva interdisciplinar(2024) Pasinatto, Joana de Moura; Araujo, Rafaele Rodrigues deA pesquisa de mestrado objetivou investigar o ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção de professores atuantes na Educação Básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está construída e organizada por meio de artigos que compõem os capítulos. Inicialmente investigamos as discussões da comunidade científica sobre o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental mediante a realização do Estado da Questão, além de problematizar o que a literatura tem abordado sobre o tema a partir de uma discussão teórica. Para a produção das informações, os participantes da pesquisa foram professores supervisores/preceptores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que lecionam no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Rio Grande/RS. As informações obtidas mediante entrevistas semiestruturadas, foram analisadas através da metodologia da Análise Textual Discursiva, e a discussão dos resultados ocorreu através das seguintes categorias finais: Dos espaços aos territórios de formação em Física: a prática docente em Ciências no Ensino Fundamental; A Física no componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental: a contextualização e a busca do disciplinar ao interdisciplinar. Concluímos que no ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, se faz necessário investigar e revisitar a formação de professores, a qual, na perspectiva interdisciplinar, pode ser potencializada por meio de lugares de formação e pela atitude dos docentes envolvidos.
- ItemA multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências(2023) Ruas, Franciele Pires; Heckler, Valmir; Araujo, Rafaele Rodrigues deNesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja significar. A pesquisa foi desenvolvida na vertente da teoria Semiótica Social, que sustenta a abordagem multimodal. O campo do estudo é o trabalho semiótico de futuros professores de Ciências em formação em um curso de Licenciatura em Ciências na modalidade da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O objetivo geral do estudo foi o de comunicar compreensões sobre como o trabalho semiótico desempenhado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências (EaD/FURG) evidencia o processo de construção de significados sobre o fenômeno da homeostase. O foco dessa análise está sobre uma atividade disponibilizada pelos professores formadores e tutoras, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicarem a sua turma hipotética, a explicação sobre o fenômeno. Mediante a projeção de identidades pelos professores formadores e tutoras, comunicada através do layout da interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, analisamos a influência das escolhas de design sobre o trabalho semiótico desempenhado pelos estudantes. O método da cartografia foi operado pela pista funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo em suas quatro variações: rastreio, sobre a interdisciplina Fenômenos da Natureza IV e o tópico da atividade; toque, a análise do layout, da aula a partir da auto filmagem e da aula com projeção de slides, e; pouso e reconhecimento atento, que sinalizam duas emergências a partir da questão central da pesquisa: Como o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidencia o processo da construção de significado sobre a homeostase?: 1- No agenciamento ativo do licenciando diante da necessidade de representar e comunicar o fenômeno; 2- Na relação entre o que o futuro professor deseja dizer e as escolhas disponíveis no contexto social. Com base na articulação entre as duas emergências cartografadas, comunicamos a tese: o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidenciou o processo da construção de significados sobre a homeostase a partir da proposta de atividade de planejar, desenvolver e enviar aula em vídeo, influenciada pela projeção do agenciamento ativo dos modos e recursos semióticos disponíveis no contexto social e as escolhas frente à intencionalidade de representar e comunicar o fenômeno em estudo.
- ItemOrganização curricular em ciências da natureza: caminhos na formação de professores pela perspectiva interdisciplinar(2024) Lopes, Jéssica Blank; Araujo, Rafaele Rodrigues de
- ItemPelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza(2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues deA experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
- ItemStress docente na pandemia da COVID-19: a ecologia da ação nos discursos dos professores imigrantes digitais da área de ciências do ensino fundamental(2024) Silva, Alessandra Nery Obelar da; Araujo, Rafaele Rodrigues deA profissão de professor, cotidianamente, tem demandado muitas atribuições por dentro da escola, situações que vêm adoecendo os profissionais da educação. Os processos e as condições de trabalho do professor extrapolam a mediação das possibilidades de aprendizagens em sala de aula. A docência envolve a participação na gestão escolar, as interações com a comunidade, a intensificação da jornada de trabalho, entre outros aspectos, que impactam na saúde do professor. Além dessas constatações, no ano de 2020 os professores tiveram suas rotinas escolares modificadas por conta da pandemia do Covid-19. Com isso, a pesquisa foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo e tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento do stress produzidos pelos docentes no período da pandemia, na perspectiva de professores da área de Ciências dos Anos Finais da rede municipal de ensino da cidade de Rio Grande/RS. A investigação inicia com um mapeamento na base de dados Scielo, para investigar, por meio do Estado do Conhecimento, a incidência de pesquisas sobre o stress docente na Educação Básica e analisar a tipologia e as manifestações de stress na docência, bem como os fatores, que o potencializam neste nível de ensino. Além disso, a pesquisa buscou analisar os discursos dos professores da área das Ciências dos anos finais da rede municipal de ensino de Rio Grande/RS sobre as estratégias adotadas para o enfrentamento do stress docente no período da pandemia de Covid-19. Os participantes da pesquisa constituíram-se em quatro professores caracterizados por imigrantes digitais da área de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Rio Grande. Para a coleta de informações utilizou-se um questionário por meio de uma plataforma online e conversas pelo whatsapp. A análise ocorreu através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que incidiu em um metadiscurso, trazendo assim os elementos da Ecologia da Ação. Foram elaborados dois discursos, o primeiro discurso “Incertezas e desafios que permearam as práticas pedagógicas no ensino remoto” trouxe a compreensão de que a utilização dos recursos tecnológicos foi visto como desafiador pelos docentes e que as aprendizagens dos estudantes foi algo que também trouxe incertezas, pois os professores não sabiam o quanto o ensino remoto havia alcançado todos os estudantes. Já o segundo discurso, “O stress docente na pandemia e as estratégias dos professores” evidenciou os movimentos realizados pelos docentes na intenção de enfrentar os sintomas do stress, buscando assim, estratégias que foram desde uma boa alimentação, exercícios físicos até o convívio com a família, situação que trouxe bem-estar para que a saúde física e mental dos educadores, a fim de que eles se mantivessem em equilíbrio no período da pandemia. A partir desses dois discursos, realizamos o metadiscurso “Das partes para o todo e do todo para as partes: movimentos da ecologia da ação”, ao analisarmos o metadiscurso percebemos que os desafios, as incertezas e as estratégias fizeram parte das práticas pedagógicas dos docentes, impulsionando-os na realização de ações, as quais que possibilitaram e contribuíram para que o ensino tivesse sua continuidade no período da pandemia. Diante disso anunciamos a tese de que as práticas pedagógicas realizadas pelos professores de Ciências na pandemia, realizaram movimentos orientados pela ecologia da ação para o enfrentamento do stress, porém faz-se necessária a efetivação de políticas públicas para a melhora da qualidade na saúde física e mental dos docentes.
