Navegando por Autor "Barlem, Edison Luiz Devos"
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- ItemAbordagem das diretivas antecipadas de vontade no processo de formação dos estudantes de enfermagem, medicina e psicologia(2022) Godinho, Maria Luzia Machado; Barlem, Edison Luiz DevosOs avanços nas ciências médicas e da saúde têm contribuído para o surgimento detratamentos que prolongam a vida dos pacientes, aumentando bastante a expectativa de vida, nem sempre com qualidade e saúde. Dessa forma, a crescente necessidade de gerenciar o processo de morte e morrer, mantendo-se a integridade e o respeito à autonomia pessoal, bem como, a refutação à futilidade terapêutica, privando as pessoas de uma morte digna, foi conduzindo o surgimento das Diretivas Antecipadas de Vontade. Foi objetivo geral do estudo: analisar o conhecimento, experiências, atitudes e nível de confiança dos estudantes de enfermagem, medicina e psicologia diante das Diretivas Antecipadas de Vontade. Foram objetivos específicos: adaptar culturalmente e validar um instrumento que permita medir o conhecimento, experiências, atitudes e nível de confiança dos estudantes de enfermagem, medicina e psicologia diante das Diretivas Antecipadas de Vontade; analisar o conceito de diretivas antecipadas de vontade segundo o modelo evolucionista de Rodgers; construir e validar um material didático digital de apoio aos estudantes sobre diretivas antecipadas de vontade. O estudo defendeu a seguinte tese: o conhecimento adquirido ao longo da formação universitária sobre diretivas antecipadas de vontade, associados às experiências vivenciadas pelos estudantes da enfermagem, medicina e psicologia podem oportunizar ações que fortalecem a autonomia dos pacientes em processo de morte e morrer. Tratou-se de estudo metodológico, quantitativo e descritivo realizado com acadêmicos de graduação em enfermagem, medicina e psicologia da Universidade Federal do Rio Grande. Na parte metodológica, um instrumento internacional foi adaptado transculturalente conforme as etapas de Beaton. O instrumento validado, que busca descrever o conhecimento, atitudes e experiências dos futuros profissionais da saúde com relação às diretivas antecipadas de vontade possui 115 itens divididos em oito dimensões. Na etapa quantitativa, o instrumento adaptado foi encaminhado via email para 60 acadêmicos dos três cursos citados. As coletas ocorreram entre entre fevereiro e julho de 2022. Os dados foram analisados pelo Statistical Package for Social Sciences. Todos preceitos éticos foram cumpridos em sua integralidade. Os resultados da presente tese foram apresentados sob forma de três artigos científicos. No primeiro artigo, que objetivou analisar os conhecimentos, atitudes, nível de confiança e experiências acerca das diretivas antecipadas de vontade dos acadêmicos, foi identificado ínfimo conhecimento em relação ao que realmente se trata as diretivas. Em relação às atitudes, o score no curso de graduação em medicina, totalizou uma moda de 53 pontos, no curso de graduação em psicologia uma moda de 49 pontos e por último, no curso de graduação em enfermagem com 47 pontos, de um total de 59 pontos totais. A maioria dos acadêmicos nunca tiveram nenhuma experiência com as diretivas. Em relação ao nível de confiança, verificou-se um nível decrescente do curso de psicologia (menor confiança) para o curso de medicina (maior confiança). No segundo artigo, evolução conceitual das diretivas antecipadas de vontade com base no modelo de Rodgers, considera-se que o termo diretiva possui características marcantes de seus atributos, como por exemplo, manifestação autônoma; conjunto de desejos, bem como, a própria autonomia, atributo este que define o real objetivo deste documento. Ainda, as consequências também são percebidas como positivas para o indivíduo, visto até como algo que facilita uma dignidade no momento da morte. Porém, nos antecedentes ainda se percebe uma dúvida em relação a aplicabilidade e validade deste documento. No terceiro artigo foi apresentado o processo de construção de material didático pedagógico digital sobre as diretivas antecipadas de vontade.. Espera-se que com o material construído, desperte dos acadêmicos para o aprofundamento do tema podem contribuir para que essa temática seja mais discutida ao longo dos corredores universitários. Como considerações finais, que reforçam a tese apresentada, ficam alguns questionamentos: Como os futuros profissionais de saúde estarão preparados para lidar com os desejos do paciente promovendo as diretivas? Como esses conteúdos devem ser abordados em ambiente de sala de aula? Como será possível ultrapassar as barreiras culturais que ainda nos impedem de planejar o fim de vida com autonomia e dignidade?
- ItemAdolescência(2012) Barlem, Edison Luiz Devos
- ItemAdvocacia do paciente em unidades de internação pediátricas: perspectivas de enfermeiros e familiares acompanhantes(2014) Antunes, Marilandi Melo; Barlem, Edison Luiz DevosA advocacia do paciente está presente, nem sempre explicitamente, no cotidiano de trabalho dos enfermeiros. Em se tratando de unidades de internação pediátrica, o exercício da advocacia requer que o enfermeiro desenvolva habilidades para atuar, considerando os diversos atores envolvidos, quer sejam familiares acompanhantes ou pacientes pediátricos, e as suas especificidades. Este estudo teve como objetivos gerais: conhecer as ações específicas do enfermeiro para o exercício da advocacia do paciente em unidades de internação pediátrica; identificar como a família percebe o enfermeiro no exercício da advocacia do paciente em unidades de internação pediátrica. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa de abordagem descritiva exploratória em três unidades de internação pediátrica localizadas no Sul do Brasil, as quais atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde: uma pertencente a uma instituição privada; duas pertencentes a um hospital escola público federal. A coleta de dados ocorreu em Junho de 2014, mediante entrevista semiestruturada. Foram participantes da pesquisa doze enfermeiros e vinte e dois familiares acompanhantes. Como critérios de inclusão dos enfermeiros, foram elencados: ser enfermeiro, trabalhar há pelo menos três meses em uma das unidades pesquisadas. Foram utilizados como critérios de inclusão do familiar acompanhante do paciente: estar acompanhando o paciente internado a mais de dois dias em uma das unidades pesquisadas, ter condições em responder a entrevista semiestruturada do estudo. Utilizou-se para análise dos dados a análise textual discursiva, de forma que todos preceitos éticos foram respeitados em sua integralidade. Os resultados obtidos foram apresentados em forma de dois artigos científicos: Ações de advocacia do paciente exercidas por enfermeiros em unidades de internação pediátrica e O exercício da advocacia do paciente pelo enfermeiro de unidade de internação pediátrica sob a perspectiva dos acompanhantes. No primeiro artigo, os resultados informaram que: os enfermeiros de unidades de internação pediátrica exercem ações de advocacia quando informam a respeito de processos de saúde-doença-hospitalização; orientam para busca de direitos; incentivam a participação e a autonomia dos acompanhantes dos pacientes; qualificam a equipe de enfermagem através da reflexão e educação permanente; protegem e garantem a qualidade do cuidado; encontram estratégias para advocacia em conjunto com a equipe multiprofissional e setores extra institucionais. No segundo artigo, os resultados indicaram que: o familiar acompanhante reconhece o enfermeiro como referência do ambiente de internação, assim como no que se refere a possibilidade de fornecimento de informações acerca da defesa dos direitos do paciente e familiar acompanhante. O familiar acompanhante percebe como facilitadores do exercício da advocacia do paciente, o vínculo, a proximidade e a disponibilidade do enfermeiro. Como barreiras para o exercício da advocacia, identificam: a impotência e limitações demonstradas pelos enfermeiros; a alta carga de trabalho; a falta de consenso a respeito das condutas; a falta de vínculo e ou comunicação; as dificuldades de acesso; o desconhecimento e falta de Informação; a falta de consentimento; a falta de comprometimento. Espera-se que este estudo contribua com as diferentes realidades de internação hospitalar pediátrica, favorecendo que enfermeiros possam identificar e desenvolver a advocacia do paciente.
- ItemAdvocacia em Enfermagem: sob a perspectiva da hermenêutica filosófica gadameriana(2019) Mendes, Daniel Pinho; Barlem, Edison Luiz DevosIntrodução: o fenômeno da advocacia tem seu reconhecimento histórico atribuído ao final do século XVIII e ínicio do século XIX, com o marco da Revolução Industrial e o emprego/exploração de crianças pelas fábricas. Já mais restritamente no âmbito da saúde/enfermagem, a advocacia passou a despontar mais expressivamente nas décadas de 60 e 70, nos Estados Unidos e Reino Unido. O fenômeno da advocacia apresenta estreita relação com exercício profissional e as questões éticas que emergem da relação enfermagem/paciente. Mediante ao referêncial teórico-filosófico de Hans-Georg Gadamer e seu trabalho envolvendo a Hermenêutica Filosófica, acompreensão na relação existente entre pessoas ocorre a partir da linguagem. Objetivo: interpretar, sob a ótica da hermenêutica filosófica, o fenômeno da advocacia no exercício ético profissional da enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa exploratória-descritiva, desenvolvido a partir da compreensão interpretativa fundamentada na Análise Textual Discursiva e a Hermenêutica. O local de pesquisa foi um hospital universitário, caracterizado por hospital geral, localizado na 6ª mesorregião do Sudeste Rio-Grandense, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com direcionamento no exercício da advocacia com 13 enfermeiros participantes. Os dados foram analisados e interpretados à luz da Análise Textual Discursiva e a perspectiva do referencial teórico-filosófico hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Saúde vinculado a Universidade Federal do Rio Grande sob o parecer nº 53/2019, obedecendo todos os preceitos éticos dispostos nas Resoluções nº 466/12 e nº 510/2016. Resultados e Discussões: esse processo resultou na construção de três artigos divididos em: dois artigos derivados do estudo qualitativo: 1) "O exercício da advocacia no âmbito da enfermagem: percepção de enfermeiros"; 2) "O diálogo hermenêutico e a advocacia em enfermagem". Por fim, um artigo de cunho reflexivo: 3) "Advocacia em enfermagem: construção de um modelo teórico sob a perspectiva gadameriana". No primeiro artigo, verificou-se que na percepção dos participantes existe uma lacuna entre a formação acadêmica e o exercício da advocacia na vida prática, assim como o reconhecimento de conflitos desencadeados das ações de advocacia. O segundo artigo, identificou o diálogo hermenêutico - comunicação, como elemento essencial para o exercício da advocacia em enfermagem, julgamento e ação decorrente da phronesis (conhecimento prático) e a hermenêutica. Por fim, o terceiro artigo, teve como fonte norteadora a fusão dos conceitos hermenêuticos e da advocacia praticada pelos profissionais enfermeiros, constituindo um modelo teórico-conceitual de advocacia em enfermagem. Considerações Finais: Ao conhecer as percepções dos enfermeiros acerca da advocacia no âmbito da enfermagem, constatou-se que esta se manifesta a partir da relação entre embasamento ético profissional, exercício da advocacia e a relação enfermagem/paciente, decorrente da phrónesis da enfermagem. A advocacia desponta-se como base ontológica, epistêmica e volitivo da prática de enfermagem, ou seja, está presente nos julgamentos e ações dos enfermeiros, em diferentes graus, durante todo o exercício de enfermagem.
- ItemAdvocacia em saúde e empoderamento do usuário por enfermeiros na estratégia saúde da família.(2015) Figueira, Aline Belletti; Barlem, Edison Luiz DevosA advocacia em saúde e o empoderamento do usuário devem ser vistos enquanto processos contínuos que visam estimular a participação da comunidade nos próprios cuidados de saúde, além de prever a inclusão de diferentes atores no estímulo à formação e desenvolvimento da cidadania. Partindo dos postulados da atenção primária em saúde, dos princípios do Sistema Único de Saúde, da advocacia em saúde, da educação em saúde e do empoderamento do usuário por meio de ações das equipes de enfermagem, o presente estudo teve como objetivo geral: conhecer como ocorrem os processos de advocacia em saúde e empoderamento do usuário por enfermeiros de Estratégia Saúde da Família. E como objetivos específicos: conhecer as ações de advocacia em saúde e empoderamento do usuário por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; identificar as barreiras e facilitadores da advocacia em saúde e empoderamento do usuário por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. O estudo apresentou abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Participaram do estudo 15 enfermeiros que atuam em Estratégia Saúde da Família em uma cidade no sul do Brasil. A seleção dos enfermeiros ocorreu pela técnica de bola de neve. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro semiestruturado, analisadas de acordo com os pressupostos da análise textual discursiva, compreendida pelo processo de unitarização; categorização; captação do novo emergente; e processo auto-organizado do texto. A pesquisa faz parte do macroprojeto intitulado "Advocacia do paciente e coping na enfermagem: possibilidades de exercício de poder mediante vivências de sofrimento moral", sendo submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa local, sob parecer Nº 97/2013. Os resultados da pesquisa foram apresentados sob a forma de dois artigos: ações de advocacia em saúde e o empoderamento dos usuários por enfermeiros da atenção primária no Brasil, e barreiras e facilitadores da advocacia em saúde e o empoderamento dos usuários por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. No primeiro artigo identificaram-se as ações voltadas a interação dos enfermeiros com os usuários como mais eficazes na prática da advocacia em saúde bem como no empoderamento dos usuários e comunidade. No segundo artigo foi possível verificar que as barreiras que mais comprometem o exercício da advocacia em saúde pelos enfermeiros estão vinculadas as barreiras físicas e de recursos materiais, enquanto que os facilitadores estão diretamente relacionadas as interações entre os envolvidos, a construção de vínculos entre enfermeiros, usuários e demais profissionais da equipe multiprofissional. O conhecimento acerca das ações de advocacia em saúde e o empoderamento dos usuários por enfermeiros de Estratégia Saúde da Família, bem como as dificuldades e facilidades para a sua prática permite que os profissionais repensem seu trabalho, com estímulo a qualificação do mesmo com consequente melhoria da saúde e autonomia dos usuários nas decisões de saúde.
- ItemAleitamento materno: parte I(2012) Chiamenti, Camilla; Fonseca, Adriana Dora da; Fernandes, Geani Farias Machado; Barlem, Edison Luiz Devos
- ItemAleitamento materno: parte II(2012) Chiamenti, Camilla; Fonseca, Adriana Dora da; Fernandes, Geani Farias Machado; Barlem, Edison Luiz Devos
- ItemAlojamento conjunto(FURG/SEaD, 2012) Barlem, Edison Luiz Devos
- ItemAnálise dos Fatores Relacionados à Implementação da Desprescrição na Atenção Primária à Saúde(2023) Radin, Vanessa; Barlem, Edison Luiz Devos; Bós, Ângelo José GonçalvezA equipe de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde brasileira foi desenvolvida com base em uma dinâmica que pode contribuir para a promoção do envelhecimento saudável, otimizando a coordenação e aplicação do cuidado interprofissional que pode se traduzir no melhor gerenciamento de medicamentos. Assim, ações para a promoção do Uso Racional de Medicamentos em idosos, como a desprescrição têm o potencial de serem implementadas no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Entretanto, além do engajamento dos profissionais da equipe de Saúde da Família, o processo de desprescrição depende do idoso, familiares/cuidadores e do sistema de saúde. Neste contexto, o objetivo deste estudo é identificar e analisar os fatores relacionados à implementação da desprescrição na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo realizado entre os meses de fevereiro a junho de 2022, em sete Unidades Básicas de Saúde com o modelo de atendimento Estratégia de Saúde da Família no município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas audiogravadas com 26 profissionais enfermeiros, farmacêuticos e médicos. Os dados demográficos foram obtidos por meio de um questionário, enquanto as entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à Classificação Hierárquica Descendente no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ®) versão 0.7, alpha 2. Os resultados deste estudo originaram dois manuscritos. O primeiro buscou explorar as percepções dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde sobre as barreiras para promover o Uso Racional de Medicamentos em idosos. Os resultados demonstraram que a falta de suporte social e alfabetização em saúde dos idosos, bem como o déficit na capacitação profissional, organização e estruturação do serviço de Assistência Farmacêutica são lacunas para viabilizar o Uso Racional de Medicamentos na Atenção Primária à Saúde. O segundo analisou as barreiras e os desafios para a implementação da desprescrição na Atenção Primária à Saúde e foi identificado que influências socioculturais, a falha na comunicação entre os profissionais de saúde, desmotivação dos farmacêuticos e falta de incentivo aos seus serviços, além da miríade das restrições organizacionais são fatores que dificultam a inserção desse processo na prática diária. Os resultados permitem concluir que é necessário criar ações de promoção ao Uso Racional de Medicamentos em idosos para possibilitar a construção e a implementação do processo de desprescrição na Atenção Primária à Saúde.
- ItemAssédio moral entre estudantes de graduação em enfermagem(2016) Gonçalves, Naiane Glaciele da Costa; Barlem, Edison Luiz DevosO assédio moral caracteriza-se como um processo de insultos, ameaças e agressões psíquicas ou físicas, podendo resultar no desequilíbrio emocional dos estudantes e, como consequência da violência sofrida, pôr em risco sua permanência na universidade. O objetivo da pesquisa foi analisar a frequência do assédio moral vivenciado por estudantes de graduação em enfermagem de uma instituição pública no Sul do Brasil. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, com estudantes matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem, adotando para a coleta de dados o Questionário Sobre Maltrato Psicológico no Trabalho, o qual foi adaptado culturalmente e validado. A análise dos dados ocorreu através do software estatístico Statistical Package for Social Sciences, versão 22.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde (parecer nº 156/2015). A pesquisa resultou em dois artigos científicos: no primeiro foi realizada uma adaptação cultural de um instrumento inicialmente proposto à trabalhadores da saúde, para o ambiente acadêmico. O instrumento é composto por 36 itens, sendo que respostas foram dadas através de uma escala Likert que variava entre zero e cinco, conforme a frequência que os estudantes sofriam assédio moral. Foram seguidas três etapas no processo de adaptação: comitê de especialistas; pré-teste e revisão do processo de adaptação pelos desenvolvedores. Foram seguidas as diretrizes internacionais para maximizar a obtenção experiencial e conceitual entre o instrumento original e o instrumento adaptado. Após o cumprimento das etapas a versão final do questionário foi considerada aprovada e foi intitulado “Questionário sobre Maltrato Psicológico na Graduação em Enfermagem”. No segundo artigo, verificou-se que o assédio moral parece estar presente na graduação em Enfermagem, pois 47 estudantes afirmaram terem sofrido esse tipo de violência na graduação e 82 estudantes presenciaram situações de assédio moral com seus colegas no ambiente acadêmico. As situações de assédio moral mais citadas pelos estudantes, por no mínimo 6 meses e com uma frequência semanal foram: não ser cumprimentado, ser exposto a críticas por parte de colegas, ser exposto a críticas por parte de professores, receber olhares de desprezo, sofrer pressão ou sentir que o professor exerce um controle sobre suas ações de modo diferenciado entre você e seus colegas e ser acusado injustamente de cometer erros. Os estudantes avaliaram seu relacionamento predominantemente como regular: entre colegas (87 estudantes) e com professores (105 estudantes). Reprovaram em ao menos uma das disciplinas ofertadas no curso (90 estudantes) e pensaram em abandonar a graduação em enfermagem em algum momento (79 estudantes). Após a formatura, a maioria dos estudantes pretende atuar na assistência de enfermagem (59 estudantes), cursar mestrado (53 estudantes) e/ou cursar residência (51 estudantes). Conclui-se que o assédio moral pode estar sendo vivenciado não apenas no curso de graduação em enfermagem; possivelmente, resultados similares aos dessa pesquisa possam ser encontrados em outras áreas do conhecimento, sugerindo-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas com a finalidade de comparar os resultados da vivência do assédio moral na graduação em enfermagem com as vivências de outros cursos de ensino superior.
- ItemAssistência imediata e mediata ao recém-nascido(2012) Chiamenti, Camilla; Fonseca, Adriana Dora da; Fernandes, Geani Farias Machado; Barlem, Edison Luiz Devos
- ItemAvaliação multidimensional do idoso por enfermeiros brasileiros: uma revisão integrativa(2010) Santos, Silvana Sidney Costa; Cavalheiro, Beatriz de Carvalho; Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Feliciani, Ariane Minussi; Valcarenghi, Rafaela VivianA avaliação multidimensional do idoso ocorre quando se investiga: condições individuais, funcional, cognitiva, afetiva, familiares, sociais, utilização de redes de suporte. Foi objetivo deste estudo verificar o conhecimento produzido por enfermeiros, em periódicos brasileiros indexados na base de dados SCOPUS, sobre a avaliação multidimensional do idoso, no período de 2005 a 2009. Revisão integrativa realizada no segundo semestre de 2009. Na coleta dos dados seguiram-se as etapas: estabelecimento de critérios de inclusão, escolha de descritores, elaboração de instrumento de coleta de dados, localização das fontes, aplicação do instrumento de coleta de dados nos artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise ocorreu por leitura analítica, considerando: os textos, temáticas, interpretação e síntese. Foram encontrados 102 artigos, 92, sobre Temas Diversos, relacionados à Gerontogeriatria/Cuidado ao idoso e dez, acerca da Avaliação Multidimensional do Idoso. O enfoque da avaliação multidimensional foi mais verificado na utilização da avaliação funcional, tendo o Índice de Katz como o instrumento mais usado e sendo mais presente nos idosos domiciliados e atendidos por unidades de Estratégia de Saúde da Família, seguidos pelos idosos institucionalizados. Os enfermeiros têm elaborado instrumentos para avaliação multidimensional do idoso mais condizentes com o contexto de cuidado do idoso, sob sua responsabilidade.
- ItemClassificação do RN(2012) Barlem, Edison Luiz Devos
- ItemClima ético no ambiente da traumatologia: análise quantitativa e qualitativa com profissionais da saúde(2024) Avancini, Rafael Chiesa; Barlem, Edison Luiz DevosOs serviços de traumatologia dos hospitais estão diretamente ligados às emergências e abrangem não apenas o atendimento emergencial, mas também a internação hospitalar, o bloco cirúrgico e o seguimento ambulatorial. Esses serviços sempre envolvem um grande volume de atendimentos e interações entre múltiplas equipes, diferentes profissionais da saúde, estudantes de graduação, residentes e pacientes. Nos hospitais brasileiros, esse contexto traz novos desafios para a atenção à saúde, especialmente para os diversos profissionais e estudantes de diferentes áreas e especialidades. A possibilidade acentuada de conflitos éticos e dificuldades de comunicação surge devido à falta de entendimento sobre como atuar em um ambiente multiprofissional. Nos últimos anos, a cultura da segurança do paciente se tornou um grande desafio, e o reconhecimento do trabalho em equipe multidisciplinar é um fator essencial para superá-lo. Nesse contexto, o clima ético é um elemento crucial para o pleno desenvolvimento dessa cultura. Dessa forma, foi objetivo geral deste estudo: compreender o clima ético em unidades de traumatologia; e foram objetivos específicos: analisar o clima ético na perspectiva de profissionais da saúde atuantes em unidades de traumatologia; identificar as associações entre o clima ético percebido e as variáveis sociodemográficas; conhecer a percepção do clima ético dos trabalhadores da saúde atuantes em unidades de traumatologia. Foi realizada uma pesquisa em duas etapas, uma qualitativa e uma quantitativa. Foram cenários do estudo dois hospitais do extremo sul do país, sendo um público e outro privado. Constituíram a população do estudo os trabalhadores das equipes médica e de enfermagem que atuavam nas Unidades que prestava, atendimentos em traumatologia, sendo estas as unidades de traumatologia, Unidade de Clínica Médica, Unidade de Clínica Cirúrgica, Unidade de Centro Cirúrgico e Serviços de Pronto Atendimento. Na etapa quantitativa, utilizou-se da escala de clima ético, sendo este um instrumento de 26 questões que avaliam o clima ético. Os 146 participantes permitiram através de suas respostas a realização da análise fatorial exploratória em solução tetrafatorial, sendo descritos os fatores como: 1: Relações profissionais e ambiente hospitalar; 2: Atuação dos gerentes; 3: Relações profissionais e pacientes; 4: Dimensão ética dos ambientes hospitalares. Foram percebidas diferenças de percepção do clima ético entre o sexo dos respondentes, ao regime de contratação e a categoria profissional. Em relação aos dados qualitativos, foram entrevistados 30 profissionais da saúde, sendo sete médicos, doze enfermeiros, dez técnicos de enfermagem e um auxiliar de enfermagem. Através de software de análise qualitativa e do uso do referencial da análise textual discursiva, foram obtidas quatro categorias de análise que tinham como foco a resolução dos problemas na área de traumatologia (1), as equipes multiprofissionais (2), as relações desenvolvidas nos ambientes de traumatologia (3) e as chefias e os níveis de decisão (4). Foi possível perceber que o clima ético possui diferentes fatores que podem contribuir positiva ou negativamente nos diferentes ambientes de traumatologia, de forma que as relações multiprofissionais, as relações com os pacientes e o tipo de liderança das chefias despontam como elementos centrais para a definição do clima ético neste estudo. Novos estudos devem ser realizados para aprofundar a temática e suas implicações para os cuidados em saúde.
- ItemComunicação como instrumento de humanização do cuidado de enfermagem: experiências em unidade de terapia intensiva(2008) Barlem, Edison Luiz Devos; Rosenhein, Daniele Portella do Nascimento; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson DaniloO presente estudo surgiu de questionamentos sobre a relevância da comunicação como instrumento para humanizar o cuidado de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, o objetivo foi conhecer como pacientes perceberam o processo de comunicação implementado pela equipe de enfermagem, identificar quais as percepções sobre os cuidados prestados pela equipe de enfermagem e situações vivenciadas neste ambiente relacionadas ao processo de comunicação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semi-estruturada com sete pacientes que estiveram internados em UTI geral de um Hospital Universitário do extremo sul do Rio Grande do Sul, no período de janeiro de 2004 a junho de 2006, abordando aspectos referentes ao cuidado recebido, com atenção especial ao processo de comunicação. A idade dos entrevistados variou de 21 a 73 anos. Após a análise das falas, emergiram duas categorias: a vivência na UTI, seus significados e as necessidades de comunicação e UTI: potencial ambiente de cuidado. Os resultados permitem concluir que os cuidados recebidos na UTI foram satisfatórios e há o reconhecimento da preocupação da equipe de enfermagem em se comunicar com o paciente, valorizando o olhar, a presença e o toque.
- ItemComunicação de más notícias no contexto da COVID-19(2024) Amorim, Caroline Bettanzos; Barlem, Edison Luiz DevosA comunicação de más notícias é considerada atribuição inerente ao cotidiano profissional dos profissionais da saúde, sendo reconhecida como uma das ações mais difíceis de ser realizada na esfera profissional. A comunicação de más notícias se caracteriza por serem aquelas em que o resultado pode apresentar implicações negativas no presente/futuro do indivíduo que a recebe. É primordial que os profissionais da saúde estejam aptos para desempenhar tal atribuição, principalmente diante de uma pandemia que nos exigiu distanciamento social. Teve-se como objetivo geral: analisar o processo de comunicação de más notícias realizadas por profissionais da área da saúde no contexto da pandemia da covid-19. Diante do exposto, este estudo defende a tese de que a comunicação de más notícias é uma expressão ética que requer autonomia, empatia, habilidades comunicativas, competência técnica e sensibilidade para sua realização de forma humana e competente, principalmente em cenários de pandemia. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com os profissionais enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, totalizando 34 participantes, que atuaram diretamente no combate a pandemia de dois hospitais, um universitário e um filantrópico, localizados em uma cidade do sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista presencial semiestruturada e audiogravada, no período de agosto a outubro de 2022 e só teve início após a aprovação do Comitê de Ética. Os participantes foram selecionados através de contato prévio via meios digitais, com a pesquisadora explicando os objetivos da pesquisa e convidando-os a participar. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e o software Iramuteq auxiliou no processamento dos dados. A pandemia modificou as formas de se comunicar, afetando negativamente o processo de comunicação tanto de forma geral, quanto de más notícias. Más notícias essas que foram citadas como a própria pandemia, a morte, as características dos pacientes, a necessidade de internação, outros diagnósticos, a restrição de visitas, entre outras. A pandemia também trouxe alguns facilitadores como a incorporação da inovação tecnológica e o desenvolvimento de vacinas e medicações eficazes, portanto, o avanço na pesquisa científica e suas aplicações. Por outro lado, temos como dificuldade a comunicação, principalmente quando se refere a temática morte que ainda é tabu na sociedade. Pode-se observar que não há como ter controvérsias de que a pandemia do coronavírus causou sofrimento e imensuráveis impactos na vida das pessoas, seja no âmbito individual ou coletivo, familiar ou profissional. As medidas de contenção da doença causaram danos na vida pessoal e financeira da população, sem contar nos danos psicológicos decorrentes do isolamento, da gravidade da doença e consequente medo da infecção e ao alto número de óbitos registrados nesse período. Os aspectos éticos foram respeitados em sua totalidade. A coleta só teve início após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer (CAAE) número 58911722.8.0000.5324.
- ItemComunicação de notícias difíceis no cenário da Atenção Básica à Saúde sob a ótica dos estudantes de enfermagem(2019) Amorim, Caroline Bettanzos; Barlem, Edison Luiz DevosA comunicação de notícias difíceis faz parte do cotidiano profissional dos enfermeiros, sendo considerada uma das atribuições mais complexas de se realizar, contudo, sua dificuldade de execução é reconhecida prioritariamente nos ambientes hospitalares, o que torna ainda mais difícil a realização dessa comunicação no cenário da Atenção Básica à Saúde. As notícias difíceis se caracterizam por serem aquelas em que o resultado apresenta implicações negativas no presente/futuro do indivíduo que a recebe. Por isso, é fundamental que os profissionais da saúde desenvolvam habilidades comunicacionais e estejam aptos para desempenhar esse fazer, o que exige investimentos desde o período de formação profissional. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem acerca da comunicação de notícias difíceis na Atenção Básica à Saúde mediante suas vivências no período de formação; identificar as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis durante o período de formação. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa que foi realizada junto à Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, com 12 estudantes dos semestres finais (7o a 10o semestres). A coleta de dados ocorreu no período de junho de 2019, por meio da técnica do grupo focal, sendo realizados três encontros com duração média de uma hora e meia. A coleta só teve início após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer de número 118/2019. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. A partir da aná- lise foram elaborados dois artigos: o primeiro relacionado a percepção dos estudantes de enfermagem acerca da comunicação de notícias difíceis na Atenção Básica à Saúde mediante suas vivências no período de formação, no qual emergiram duas categorias: percepção de uma notícia difícil na Atenção Básica à Saúde e formação para a comunicação de uma notícia difícil; o segundo referente as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis durante o período de formação. Dentre as facilidades encontradas no momento de comunicar notícias difíceis, os estudantes citaram o trabalho em equipe, vínculo, autoconhecimento e o conhecimento do usuário; em relação as dificuldades foram elencadas a falta de preparo, lidar com as próprias emoções e reações dos usuários e como lidar com elas; no que tange as estratégias utilizadas para comunicar as notícias difíceis foram citadas a empatia e a sensibilidade, clareza na comunicação, manter a esperança, mais de um encontro e espaço adequado para comunicar. Conclui-se que os estudantes de enfermagem reconhecem a relevância da temática para o exercício da futura vida profissional. Entretanto, revelam inúmeras fragilidades apresentadas pelo curso de graduação em enfermagem que dificultam a execução do processo de comunicação de notícias difíceis, o que demonstra que as instituições formadoras tem um grande caminho a percorrer frente à atribuição de comunicar notícias difíceis na Atenção Básica á Saúde. Com essa proposta, foi possível refletir sobre o tema a partir da articulação entre os resultados empíricos e a produção acadêmica a respeito da temática.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras,com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas:Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Idoso.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
