Navegando por Autor "Dias, Matheus Viero"
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- ItemProcesso de morte-morrer à luz do pensamento complexo: percepções de docentes e discentes de enfermagem(2013) Dias, Matheus Viero; Backes, Dirce SteinAtualmente os fenômenos que envolvem a vida e a morte necessitam ser discutidos e ampliados à luz de novos referenciais. Entende-se, que o pensamento linear, pontual e verticalizado já não responde de forma satisfatória aos desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, é necessário conceber novas abordagens capazes de responder à complexidade dos fenômenos sociais. Dentre os referenciais capazes de promover a ampliação do campo de visão e transcender a linearidade dos fatos, destaca-se o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Sob esse pensamento, a morte passa a ser considerada como um fenômeno integrante do ciclo vital e não apenas ruptura no processo de viver. Para tanto, foi proposta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que teve como objetivo geral delinear estratégias que possibilitem ampliar as discussões acadêmicas acerca do processo de morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo e como objetivos específicos: conhecer a percepção do processo de morte-morrer para docentes de enfermagem e conhecer a percepção do processo de morte-morrer para discentes de enfermagem. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal com docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem de um centro universitário privado, localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Foi utilizada a técnica de análise focal estratégica, desenvolvida com o propósito de oferecer além de novas compreensões, também estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas na perspectiva da complexidade. Ressalta-se que foi respeitada a Resolução 466/12 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. Esse estudo recebeu o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (número 105/2013). Após a análise aprofundada e ampliada dos dados, nota-se que os entrevistados reconhecem a necessidade de se ampliar as reflexões acerca da morte com base em referenciais que transcendam a linearidade da compreensão ainda vigente. Os docentes entrevistados relataram que a sua própria formação advém de um modelo fragmentado no que diz respeito à temática morte e processo de morte-morrer. Com isso, o processo torna-se cíclico, uma vez que eles reproduzem a formação a que foram moldados. Os discentes de enfermagem acreditam que a temática necessita ser abordada de forma ampliada e complexa, a fim de que sejam, ao menos, norteados para a sua atuação profissional. Porém, discute-se que a temática morte e o processo de morte-morrer necessitam fazer parte dos discursos dos docentes e intrinsecamente nas disciplinas que compõem as diretrizes curriculares.
- ItemProcesso de morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo: construção de um modelo teórico de cuidado para a enfermagem(2018) Dias, Matheus Viero; Barlem, Edison Luiz DevosA inquestionável evolução tecnológica na área da saúde não modificou a essência do cuidado de enfermagem, que se manteve focado nos procedimentos técnicos voltados para o zelo ao corpo e prolongamento da vida a partir da cura, afastando o óbito do desvelo. A morte, quando considerada uma ruptura do processo de viver, reflete a necessidade de manutenção da vida a todo custo, e compreende-se, dessa maneira, a obrigação de se romper a forma cartesiana, fragmentada e redutora de pensar os fenômenos que se apresentam durante o processo de morte e morrer. Frente a isso, urge a necessidade de reflexão mediante referenciais filosóficos que possibilitem a ampliação e (re)ligação dos contextos da vida em toda sua amplitude, dentre eles, o pensamento complexo proposto por Edgar Morin mostra-se relevante ao proporcionar um novo olhar para o cuidado de enfermagem. Nesse contexto, a morte e o processo de morte-morrer constituem-se como processos dialógicos e ao mesmo tempo convergentes, sendo considerados parte integrante do ciclo vital. Este estudo, que possuiu como objetivo geral (re)significar a compreensão da morte e do processo de morte- morrer à luz do pensamento complexo; apresentou como objetivos específicos: analisar as evidências científicas para o melhor cuidado de enfermagem frente ao processo de morte- morrer; analisar as atitudes frente ao processo de morte-morrer nas produções científicas da enfermagem, à luz do pensamento complexo e desenvolver um modelo teórico de cuidado de enfermagem acerca da morte e do processo de morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Web of sciense, Scopus Preview, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Como critérios de inclusão, adotaram-se artigos derivados de pesquisa com seres humanos, de derivação qualitativa e/ou quantitativa publicados nos idiomas português, inglês e/ou espanhol no recorte temporal 2013-2018, que possuíssem o resumo e estivessem disponíveis integral e gratuitamente na versão online. Foram considerados critérios de exclusão: artigos científicos duplicados, validações de escalas, os que não contemplem a temática central do estudo e que não abordem o cuidado de enfermagem, presentes apenas na literatura cinza, teses, dissertações e/ou trabalhos publicados em anais, editoriais e resumos. Dos 274 estudos emergidos inicialmente, selecionou-se, após o refinamento, 18 artigos que compõem o corpus deste estudo. Foi possível evidenciar, a partir da análise textual discursiva, que a morte ainda é (re)conhecida como um fator estressante, fonte de medo, angústia e afastamento profissional, ou seja, fenômenos fragmentados e reducionistas. Como os profissionais da enfermagem reproduzem o modelo cartesiano biomédico de formação, ainda presente nos cursos, essas evidências apontam para a necessidade de se criar espaços de diálogos e reflexões complexas acerca da morte e do processo de morte-morrer, sem desconsiderar a necessidade do (re)conhecimento dos paradigmas aptos a oportunizar mudanças. Sendo assim, a criação de um modelo teórico de cuidado para a enfermagem possibilitou a compreensão dos fenômenos que ainda se mostram em latência. Nesse contexto, foi possível ampliar os conhecimentos previamente enraizados, possibilitando discutir a morte e o processo de morte-morrer em um contexto social, não unicamente conectado em um cenário que envolva uma patologia. Mais uma vez foi possível identificar a necessidade emergente de ampliar os fenômenos a fim de que o cuidado de enfermagem possa atingir áreas até então banalizadas e refutadas.
