Navegando por Autor "Lunardi, Valéria Lerch"
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- ItemAdolescer saudável na ótica de adolescentes(2008) Araújo, Adelita Campos; Lunardi, Valéria LerchA partir de questionamentos sobre as ações programáticas e dos profissionais de saúde e de educação voltadas para o adolescer saudável e a concepção dos próprios adolescentes acerca do que seja adolescer saudável, tivemos como objetivo neste estudo compreender a percepção de adolescentes acerca do processo de adolescer saudável, realizamos um estudo qualitativo e exploratório, utilizando entrevistas semi-estruturadas com adolescentes; de ambos sexos, de uma escola pública da cidade de Pelotas-RS. A partir da análise temática dos dados, foram construídas três categorias: a) Modos de viver um adolescer saudável, em que é apontada a importância de uma alimentação e hidratação adequadas, de cuidados com a higiene e aparência pessoal, de dispor de condições apropriadas de moradia e saneamento básico, além de usufruir de um período de repouso; b) Relacionamentos e interações no adolescer saudável, em que, além do bom relacionamento com as/os outras/os, para um adolescer saudável, se sobressaíram alguns riscos sociais que fazem parte do viver da/o adolescente, como o uso de drogas, o consumo de álcool e fumo e a violência familiar; c) Da adolescência para o mundo adulto, em que a adolescência é reconhecida como um período que exige, também, maturidade, responsabilidade, autonomia, respeito aos limites, por parte das/os adolescentes, o que as/os torna mais valorizadas/os no seu meio de convívio. Atividades relacionadas ao lazer podem cooperar na socialização da/o adolescente, além de favorecer sua saúde física e mental. Dentre as dificuldades vividas pelas/os adolescentes, a separação dos pais foi caracterizada como um momento de sofrimento, solidão e mudanças no modo de ser. A concepção de adolescer saudável dá-se a partir da visão subjetiva de cada adolescente, para com o seu modo de viver diferentes situações. Evidenciamos um conceito ampliado de adolescer saudável, não apenas como a ausência de doenças, porém considerando fatores importantes como elementos físicos, sociais, culturais e econômicos.
- ItemAtendimento em unidade de emergência: organização e ética(2007) Poll, Márcia Adriana; Lunardi, Valéria LerchA violência e o trauma são dois grandes problemas epidemiológicos da atualidade, estando diretamente relacionados ao aumento da demanda de atendimento nas instituições de saúde, com sérios questionamentos acerca de questões organizacionais e éticas vivenciadas pelos profissionais de saúde frente a esta nova problemática. Assim, este estudo tem como objetivo conhecer as possíveis relações entre a organização do serviço e as questões éticas presentes no atendimento dos pacientes acometidos de trauma e violência. O estudo caracteriza- se como qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, cujos dados foram colhidos em um Serviço de Pronto Atendimento(PA) localizado em um hospital da região Noroeste do Rio Grande do Sul, mediante observações do ambiente de trabalho e dos atendimentos prestados às vítimas; e de entrevistas semi-estruturadas com quatorze integrantes da equipe de saúde. Da análise dos dados, emergiram três categorias: “Qualificação da equipe como uma questão ética”, enfocando aspectos relacionados à seleção, capacitação e qualificação dos profissionais, além da necessidade de protocolos que orientem as ações prioritárias e diferentes atribuições no atendimento; a segunda categoria, intitulada “Precariedade de recursos como uma questão ética: espaço físico, materiais e equipamentos”, analisa, a partir do que preceitua a legislação, o existente no ambiente de trabalho, focalizando as diferenças mais relevantes, capazes de comprometer o atendimento aos usuários; a terceira categoria denominada “Alta demanda do PA versus organização do serviço” aborda a grande procura por atendimentos de baixa complexidade, no PA, acarretando sua superlotação, além de sobrecarga de trabalho e sofrimento à equipe de saúde, o que está associado a fragilidades do atendimento da rede básica de saúde. O trabalho demonstra que o modo como o serviço está organizado no que se refere aos recursos humanos, materiais e rotinas de funcionamento, decididas administrativamente e aceitas pelos trabalhadores, têm implicações éticas tanto no atendimento dos usuários, e no seu processo de viver e morrer,quanto para os próprios trabalhadores que ali atuam. O fato de maior relevância, citado por todos os entrevistados se refere à falta de qualificação dos recursos humanos voltada especificamente, para o atendimento às vítimas de causas externas.
- ItemO bullying como violência velada : a percepção e a ação dos professores(2008) Oliboni, Samara Pereira; Lunardi, Valéria LerchO bullying é um tipo de violência escolar, praticada entre estudantes, em que um aluno, ou mais, persegue e intimida um colega sem que exista um motivo que justifique o ato. Com as recentes pesquisas nacionais apontando a sala de aula como o local de maior incidência do bullying, esta dissertação teve o objetivo de conhecer a percepção e atuação dos professores frente aos casos de bullying em suas atividades de aula. Caracterizada pelo método qualitativo, a pesquisa seguiu o modelo de inserção ecológica por permitir a imersão do pesquisador no ambiente natural do objeto de estudo. O contexto onde se desenvolveu a pesquisa, foi em uma turma de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, no Estado de Santa Catarina, em 2007, tendo como participantes, os oito professores ministrantes das disciplinas. A de coleta de pelas subcategorias A Atividade Docente nas Manifestações de Bullying, e A Busca dos Professores por Soluções Para os Conflitos Entre Alunos; e, - A Percepção Docente Sobre o Bullying, que é formada pelas subcategorias Identificação do Bullying Pelos Professores, Insegurança dos Professores Quanto ao que Percebem no Comportamento dos Alunos, e Percepção do Bullying Como Indisciplina. Entre os resultados, a pesquisa demonstra que apesar do projeto pedagógico estar embasado em uma proposta progressista, alguns professores pareceram ter dificuldades de se afastar de um modelo tradicional de ensino, por priorizarem o desenvolvimento do conteúdo programático específico de suas disciplinas, mesmo nas situações de conflito vivenciadas pelos alunos. Desta forma, na tentativa de solucionar os conflitos entre alunos, a maioria dos docentes adotavam, predominantemente, o uso de reprimendas, que de modo ineficiente, pareciam contribuir para a manutenção da prática de bullying e da indisciplina. Quanto a percepção do bullying, poucos foram os professores que perceberam essa prática identificando os alunos envolvidos. Mesmo com o reconhecimento de que o bullying perturbava o aluno alvo das agressões, os docentes mostraram-se inseguros em reconhecê-lo como violência, caracterizando-o, assim como os demais professores, apenas como indisciplina. Em conclusão, este trabalho revela que o não reconhecimento do bullying pelos professores, como um comportamento danoso ao desenvolvimento psíquico dos alunos, aliado, as práticas educativas tradicionais adotadas, contribuem para a incidência e a manutenção do bullying em atividades de aula. A incorporação efetiva da educação ambiental como um conteúdo transversal, assim como da abordagem ecológica do desenvolvimento humano na prática docente, poderia favorecer o reconhecimento, valorização e enfrentamento das situações de bullying em aula.
- ItemCircularidade interativa dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro(2014) Colomé, Juliana Silveira; Lunardi, Valéria Lerch; Backes, Dirce SteinO estudo objetivou analisar as interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro, com vistas ao desenvolvimento de uma (re)organização, tanto da dimensão formativa quanto dos cenários de práticas. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Educação Superior Comunitária e na rede de atenção à saúde, caracterizada como cenário de atividades curriculares teórico-práticas do referido curso, ambos localizados na região central do Rio Grande do Sul. Foram constituídos três grupos amostrais com sujeitos envolvidos no processo de formação e de trabalho de enfermeiros, atuantes nos programas Pró-Saúde e PET-Saúde desenvolvidos na instituição de educação e na rede de atenção à saúde do município, perfazendo um total de 28 participantes. A técnica de coleta dos dados foi o grupo focal. Mediante a análise textual discursiva dos dados, resultaram duas categorias centrais. A primeira, Interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro, foi constituída pelas categorias intermediárias: Relações dialógicas e interdependentes entre a teoria e a prática; Formação para a autonomia ou para a alienação? Resistências, fragmentações e rupturas; Auto-organização dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro. A segunda categoria central denominada (Re)organização da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro: possibilidades integradoras, foi constituída pelas categorias intermediárias: Espaços conectivos da formação e do trabalho, Qualificação integradora da academia e dos cenários de práticas e Movimento emergente de mudança. A análise dos dados demonstrou que, embora se reconheça a interdependência e a complementaridade dos processos referenciados, ainda há que se avançar no que diz respeito às possibilidades integradoras, dado o potencial da organização „formação e trabalho‟ em desenvolver-se de modo cooperativo e associativo. Os cenários de práticas, como espaços interativos, aliados às estratégias governamentais para a reorientação da formação e qualificação do trabalho, têm incitado um movimento de mudanças a ser ampliado, uma vez que ainda não se mostra predominante no contexto estudado. Considera- se, portanto, que os processos de formação e de trabalho desenvolvem-se a partir de interações mútuas, dinâmicas e contínuas, as quais promovem movimentos retroativos com potencial para (re)organizar as múltiplas dimensões envolvidas nesse sistema. Desse modo, a caracterização desses movimentos convergentes e divergentes pode subsidiar estratégias, integradoras e contextuais, para a qualificação da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro em contextos específicos.
- ItemComunicação como instrumento de humanização do cuidado de enfermagem: experiências em unidade de terapia intensiva(2008) Barlem, Edison Luiz Devos; Rosenhein, Daniele Portella do Nascimento; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson DaniloO presente estudo surgiu de questionamentos sobre a relevância da comunicação como instrumento para humanizar o cuidado de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, o objetivo foi conhecer como pacientes perceberam o processo de comunicação implementado pela equipe de enfermagem, identificar quais as percepções sobre os cuidados prestados pela equipe de enfermagem e situações vivenciadas neste ambiente relacionadas ao processo de comunicação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semi-estruturada com sete pacientes que estiveram internados em UTI geral de um Hospital Universitário do extremo sul do Rio Grande do Sul, no período de janeiro de 2004 a junho de 2006, abordando aspectos referentes ao cuidado recebido, com atenção especial ao processo de comunicação. A idade dos entrevistados variou de 21 a 73 anos. Após a análise das falas, emergiram duas categorias: a vivência na UTI, seus significados e as necessidades de comunicação e UTI: potencial ambiente de cuidado. Os resultados permitem concluir que os cuidados recebidos na UTI foram satisfatórios e há o reconhecimento da preocupação da equipe de enfermagem em se comunicar com o paciente, valorizando o olhar, a presença e o toque.
- ItemA concepção de família como unidade complexa(2006) Silva, Mara Regina Santos da; Lunardi, Valéria LerchA família, de modo crescente, tem se tornado objeto de atenção dos profissionais de saúde. O reconhecimento de sua natureza complexa é pré-condição para que possamos compreender seus problemas, suas contradições muitas vezes insuperáveis e, fundamentalmente, para ajudá-las no processo de produzir saúde mesmo quando vivem em contextos adversos. Este ensaio tem por objetivo discutir a concepção de família utilizando como referência o conceito de complexidade de Edgar Morin, focalizando os três princípios citados pelo autor: dialógico, recursivo e hologramático e, ainda, a noção de sistema e de auto-organização. Destaca-se a interdependência da família com o macro-contexto onde se insere e associa-se a diversidade de configurações que esta instituição tem assumido, principalmente nos últimos tempos, como uma possível manifestação de sua capacidade para se auto-organizar a partir das adversidades que vivencia e não como um sinal de que possa estar em processo de extinção. Ressaltam-se, também, as implicações que esta concepção de família como unidade complexa aporta para a prática dos profissionais da saúde, principalmente à necessidade do trabalho interdisciplinar em saúde.
- ItemConstrução de políticas para a gestão dos resíduos em uma instituição de ensino superior na perspectiva da educação ambiental.(2009) Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria LerchOs resíduos resultantes das diferentes atividades existentes nas instituições de ensino superior – IES quando gerenciados de maneira inadequada, causam riscos à saúde e degradação ao ambiente. Nesse sentido, torna-se necessário e urgente a construção de políticas de gestão integrada dos resíduos nesses âmbitos, o que requer a vinculação a um processo educativo na perspectiva da educação ambiental, de forma a potencializar envolvimento e a participação da comunidade universitária na construção da sustentabilidade. Com o objetivo de construir políticas para a gestão dos resíduos em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES, a partir de sua implementação no Hospital de Clínicas Veterinária - HCV na perspectiva da educação ambiental e do pensamento complexo foi realizado um estudo de cunho qualitativo, aproximando-se da modalidade pesquisa-ação. A partir da análise temática dos dados coletados das reuniões com grupos focais – Grupo Desencadeador, composto por 28 sujeitos de diferentes setores da instituição e Grupo Construtor, composto por 36 sujeitos pertencentes ao HCV; da análise documental acerca do Estatuto, Regimento, Portarias e Missão da Instituição e da observação do ambiente institucional, emergiram duas categorias: a) “A educação ambiental no caminhar para a reforma do pensamento: a aparente invisibilidade do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior” – enfocando a necessidade de conhecer o todo e a parte: o contexto do ambiente e da estrutura institucional; a geração de resíduos e situação do seu manejo na Instituição; a realidade de um dos Campus da Instituição quanto ao manejo de resíduos; o processo de gestão dos resíduos de serviços de saúde; vivências na própria instituição e em outras, referentes à programas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; e b) “A educação ambiental no caminhar para a reforma do pensamento: a visibilidade presente do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior” – enfocando o processo de construção da política, o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na parte – HCV, porém de forma inter-relacionada com o todo, compreendendo a Identificação da problemática dos resíduos; o Planejamento e implantação de metas e ações; e o Programa de educação continuada. Os dados permitem afirmar que, a construção de políticas para a gestão dos resíduos na IFES mediante prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental e na dimensão do pensamento complexo, potencializa a comunidade universitária para a reforma do pensamento, possibilitando pensar a realidade institucional como um sistema complexo todo/parte/todo integrado e articulado, contribuindo para um agir ético, responsável e comprometido com a sustentabilidade do meio ao qual pertencemos.
- ItemA construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire(2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria LerchNum mundo complexo e competitivo, torna-se cada vez mais difícil encontrar estratégias para a resolução de problemas no contexto profissional e institucional. O grande desafio está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética profissional e o respeito à dignidade humana, como balizadores para o desenvolvimento de um processo de humanização institucional. Por meio do método de Paulo Freire, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetivou-se construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito membros. Emergiram como temas geradores, dentre outros: humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo
- ItemConstrução do saber sobre resíduos sólidos de serviços de saúde na formação em saúde(2008) Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaÉ inquestionável a necessidade de implantar políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) nos diversos estabelecimentos de saúde, considerando os riscos à saúde pública e a degradação ambiental.Buscando-se conhecer como vem ocorrendo a construção do saber sobre RSSS no processo de formação em saúde foram colhidos dados por meio de entrevista semi-estruturada junto aos estudantes, docentes e coordenadores de quatro cursos da área da Saúde (Enfermagem e Obstetrícia, Odontologia, Medicina Veterinária e Medicina) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) localizada na região Sul do país. A análise de conteúdo e documental,a partir de idéias da Teoria da Complexidade, demonstrou a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos projetos pedagógicos dos cursos novas compreensões, como de integralidade, articulação, diálogo, problematização, para preparar os futuros profissionais com responsabilidade e comprometimento na construção do saber resíduos sólidos.
- ItemCuidado ao idoso deprimido e institucionalizado à luz da Complexidade(2008) Tier, Cenir Gonçalves; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaInstituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são estabelecimentos para atendimento integral, institucionalizando pessoas de 60 anos e mais, dependentes/ou não, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou/em seu domicílio. A institucionalização pode desencadear doenças, dentre elas a depressão. Foi objetivo deste artigo de atualização fazer uma reflexão sobre a relação do cuidado ao idoso deprimido e residente em ILPI com três princípios da Complexidade segundo Edgar Morin. Primeiro, se reflete sobre a complexidade; depois, se relaciona o cuidado ao idoso deprimido e residente em ILPI, com os princípios dialógico, recursivo e hologramático. Percebeu-se que a Complexidade pode sustentar teoricamente, não só a compreensão do fenômeno depressão no idoso residente em uma ILPI, como também inspirar o modo de cuidar que direcione aos trabalhadores da saúde, que atuam junto à pessoa idosa, a abordarem o idoso de forma mais global. Para tanto deve ser utilizada a Avaliação Multidimensional do Idoso, que analisa as várias dimensões da pessoa idosa, contribuindo no desenvolvimento de um plano de cuidado/tratamento e acompanhamento multidisciplinar e interdisciplinar adequados. A Complexidade vem sendo utilizada, por enfermeiros, para entender melhor a enfermagem e prestar cuidado mais adequado ao ser humano.
- ItemO cuidado de si como condição para o cuidado dos outros na prática de saúde(2004) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Soares, Narciso Vieira; Lipinski, Jussara MendesÉ necessário olhar criticamente para as nossas práticas e para as relações que estabelecemos em nossa vida pessoal e profissional, para termos um viver pautado na ética. Neste texto, problematizamos práticas de governabilidade, construídas nas relações que os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros estabelecem entre si, com as instituições de saúde e com os clientes e na relação com a profissão. Concluímos que, para alguém cuidar do outro e conduzi-lo, como o fazem os enfermeiros em suas práticas, primeiramente necessita demonstrar que podem conduzir-se, que conhece os limites de sua prática e que necessita respeitar o outro como alguém diferente de si próprio.
- ItemDistúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em profissionais de enfermagem de um hospital universitário(2009) Freitas, João Renan Silva de; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Freitas, Kênia da Silva Santos deOs Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) representam o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais em nosso país. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas e de exames físicos e complementares, junto a trabalhadores de enfermagem de um Hospital Universitário. Teve como objetivos: verificar a ocorrência de DORT entre os membros da equipe de enfermagem; identificar os sintomas de DORT mais frequentes entre esses profissionais; identificar as regiões do corpo que mais freqüentemente são afetadas; verificar o número de dias não trabalhados em decorrência dos DORT, no período de janeiro de 2005 a outubro de 2006; identificar as características (sexo, categoria profissional e setor de trabalho) dos adoecidos. Dos vinte e um trabalhadores com queixas osteomusculares, no período de 1o de janeiro de 2005 a outubro de 2006, identificados com base em dados fornecidos pela chefia do Serviço de Enfermagem, quinze aceitaram participar da pesquisa e seis não participaram, sem apresentar os motivos. Os resultados evidenciaram que auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem foram as categorias acometidas por DORT, sendo todos do sexo feminino, oito auxiliares de enfermagem e sete técnicas de enfermagem.
- ItemA Educação Ambiental e os resíduos sólidos de serviços de saúde: a formação acadêmica(2005) Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria LerchOs resíduos sólidos de serviços de saúde representam uma fonte de degradação ambiental, pois quando gerenciados inadequadamente, oferecem risco potencial ao ambiente e à vida. A implantação de técnicas de gerenciamento de resíduos nas diferentes fontes geradoras da área da saúde, requer considerar os indivíduos que compõem estes ambientes, daí a relevância da educação ambiental como um princípio que considera o ambiente na sua totalidade, com vistas a articulação no processo de ensino, na construção de um sujeito com consciência ética, valores, cidadania e compromisso social. Com o objetivo de conhecer como vem ocorrendo o processo de formação do profissional da área da saúde, em relação ao fenômeno resíduos sólidos de serviços de saúde, foram realizadas vinte e uma entrevistas com diferentes sujeitos: coordenadores, docentes e estudantes de quatro cursos da área da saúde (Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Obstetrícia e Medicina) de uma Instituição Pública de Ensino Superior localizada na região sul do país e a análise documental dos projetos políticos pedagógicos destes cursos e de planos de ensino. A partir da análise de conteúdo dos dados, emergiram duas categorias: - “A formação para a abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde numa perspectiva teórica”, enfocando como o conteúdo resíduos sólidos de serviços de saúde é previsto em planos de ensino e desenvolvido; carga horária; metodologia; corpo docente ministrante; e a localização destas disciplinas no quadro de seqüência lógica e; - “A formação para a abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde no enfrentamento com a prática”, em que foram focalizadas como se deram as diferentes vivências práticas das etapas do manejo dos resíduos, como, geração, minimização, reciclagem, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, tratamento, destinação final. Os dados possibilitaram apontar a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos processos pedagógicos dos cursos novas compreensões como de integralidade, articulação, diálogo, problematização, de modo a preparar os futuros profissionais para a instrumentalização e para o enfrentamento da problemática da abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde, com responsabilidade e comprometimento.
- ItemEducação em saúde através da educação nutricional(2009) Brandão, Aline Ferreira; Vargas, Vagner de Souza; Gomes, Giovana Calcagno; Pelzer, Marlene Teda; Lunardi, Valéria LerchOs profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciouse que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos.
- ItemEducação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde(2010) Brandão, Aline Ferreira; Vargas, Vagner de Souza; Gomes, Giovana Calcagno; Pelzer, Marlene Teda; Lunardi, Valéria LerchOs profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde do idoso devem conhecer o processo nutricional dessa população como fenômeno influenciado por condições ambientais, sociais e psicológicas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão teórica acerca da educação nutricional para idosos, através do processo de educação em saúde. Discutimos questões relacionadas à educação em saúde, educação nutricional e a educação nutricional para a população idosa e para seus cuidadores. Através da educação nutricional, os profissionais de saúde podem transcender seus conhecimentos técnicocientíficos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos. A implementação de estratégias educativas possibilita a apreensão do idoso e/ou de seus cuidadores, como sujeito autônomo capaz de compreender suas necessidades nutricionais e adaptá-las a seus padrões culturais, preferências, disponibilidades alimentares e possibilidades financeiras promovendo mudanças no seu processo de viver, capazes de melhorar sua saúde e sua qualidade de vida.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na instituição de longa permanência(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
- ItemEmpoderamento das comunidades com os conselhos locais gestores de saúde: a voz dos trabalhadores da estratégia da saúde da família e a educação ambiental(2011) Costa, Denise Duarte Grafulha da; Lunardi, Valéria LerchO presente estudo surgiu do interesse em entender a Educação Ambiental, como um caminho a ser percorrido, em vista do nosso compromisso com a sociedade na tentativa de construir propostas coletivas e de ter um novo olhar, em que os usuários deixem de ser “pacientes’, tornando-se sujeitos de ação de sua própria história de vida. Com o objetivo de: compreender o processo de empoderamento da comunidade, a partir do trabalho desenvolvido pela ESF, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo exploratório, a partir de entrevistas semi-estruturadas com vinte e três profissionais da saúde de oito Unidades Básicas de Saúde da Família de comunidades que dispunham de Conselho Local Gestor de Saúde (CLGS). Mediante análise textual, construíram duas categorias: 1) A autonomia como expressão do empoderamento, que se concretiza através da organização do serviço da Estratégia da Saúde da Família (ESF); da relação dialógica como base das relações construídas entre profissionais da saúde da família e a comunidade e pano de fundo de uma proposta educativa em saúde; e da ampliação do conhecimento dessa comunidade, exteriorizando-se através de uma maior participação política, da cobrança dos seus direitos e, também de uma maior adesão ao cuidado; 2) Fragilidades no processo de empoderamento das comunidades, relacionando-se a fragilidades na Equipe de Saúde da Família que pode atuar em busca da obediência do usuário, utilizando-se de ameaças e provocando medo, com manipulação do cuidado; e as fragilidades nas políticas públicas de saúde, o que pode comprometer o empoderamento dos sujeitos e a promoção da saúde. Considera-se que os trabalhadores de saúde estão empenhados, mesmo que de diferentes maneiras, a contribuir para promover a qualidade de vida e de saúde dos clientes, acreditando no empoderamento dos sujeitos, reconhecendo o CGLS como uma ferramenta fundamental na transformação social e política na ESF, mesmo com algumas fragilidades. A realização desse estudo permitiu uma reflexão acerca do compromisso como profissional enfermeira e como ser humano, com a sociedade e principalmente com as classes populares e as possibilidades de empoderamento desenvolvidas nas comunidades estudadas, a partir do trabalho das equipes de saúde da Família.
- ItemEnfermeiras construindo estratégias para implementação das ações em saúde(2003) Fernandes, Jeanice de Freitas; Lunardi, Valéria LerchEnfermeiras confrontam-se, no cotidiano, com situações das quais podem discordar, o que pode estar relacionado a seus valores, crenças, saberes, assumindo posturas de aceitação e/ou de resistência. Especificamente na área de saúde coletiva, enfermeiras podem estabelecer relações de poder com o gestor municipal de saúde, com a comunidade ou, ainda, com a própria equipe de enfermagem e com os demais profissionais de saúde. A partir da concepção foucaultiana de poder, procurou-se conhecer as estratégias construídas por enfermeiras no enfrentamento de dificuldades vivenciadas na implementação das ações em saúde. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, com oito enfermeiras que atuam no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) ou Programa de Saúde da Família (PSF), em municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul. As entrevistas enfocaram as dificuldades vivenciadas pela enfermeira com o gestor municipal de saúde, a equipe de saúde e a comunidade para a implementação das ações em saúde; e as estratégias construídas para enfrentar tais dificuldades. A partir da análise dos dados, quatro categorias foram construídas: - Reunião de equipe como estratégia de organização do trabalho: pela possibilidade da enfermeira expressar-se, resistir, lutar, afrontar e reagir diante de dificuldades vivenciadas ao implementar as ações em saúde, sendo uma prática essencial para este processo. Pela sua relevância, a enfermeira luta e resiste para garanti-la como uma prática efetiva no seu ambiente de trabalho; - Prática dialógica como estratégia de cuidado de si e dos outros: favorece que as enfermeiras conquistem estrutura física adequada, recursos materiais e humanos necessários para implementar as atividades, bem como reajustes salariais, de modo a reconhecerem maior valorização pelo trabalho realizado; - A legislação como instrumento de construção de espaços de resistência: utilizado, pelas enfermeiras, como recurso de argumentação e de construção de espaços de resistência, o que favorece a luta por melhorias na sua prática profissional, refletindo, conseqüentemente, na implementação das ações em saúde e; - A comunidade exercendo poder na implementação das ações em saúde: mediante a busca de comprometimento da própria comunidade com o seu processo de saúde e a implementação das ações em saúde, como expressão de sua cidadania.
- ItemEnfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem: quem vivencia maior sofrimento moral?(2014) Dalmolin, Graziele de Lima; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi, Guilherme Lerch; Barlem, Edison Luiz Devos; Silveira, Rosemary Silva daObjetivo: Identificar a frequência e intensidade de sofrimento moral vivenciadas por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em hospitais no Sul do Rio Grande do Sul. Método: Realizou-se uma pesquisa survey com 334 trabalhadores de enfermagem, atuantes em três instituições, por meio da aplicação do questionário de sofrimento moral. Mediante análise fatorial e alfa de Cronbach, validaram-se os constructos: falta de competência na equipe de trabalho, desrespeito à autonomia do paciente, condições de trabalho insuficientes e obstinação terapêutica. Resultados: Com a estatística descritiva e análise de variância, constatou-se que enfermeiros e auxiliares de enfermagem possuem maior percepção de sofrimento moral quando comparados aos técnicos de enfermagem. Questões organizacionais e formas de comunicação influenciam na menor percepção de sofrimento moral. Conclusão: Recomenda-se a implementação de ações que favoreçam enfrentamentos, tomadas de decisão e exercício da autonomia desses trabalhadores.
