Universidade
Federal do Rio Grande
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EENF - Artigos Publicados em Periódicos

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    Processo de trabalho em enfermagem/ saúde no Sistema Único de Saúde
    (2010) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Schwengber, Acélia Inês; Silva, Carla Regina André
    Objetiva-se apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma proposta filosoficamente estruturada para contrapor-se às disfunções e distorções presentes no processo de trabalho em enfermagem/saúde decorrentes da influência do modo de produção capitalista e a tecnologia do cuidado como incorporação e expressão da proposta filosófica do SUS.
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    Relacionamentos e interações no adolescer saudável
    (2010) Araújo, Adelita Campos; Lunardi, Valéria Lerch; Silveira, Rosemary Silva da; Thoferhven, Maira Buss; Porto, Adrize Rutz
    Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de adolescentes acerca dos relacionamentos e interações no processo de adolescer saudável. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, realizada com dez adolescentes em um colégio estadual de uma cidade no sul do Rio Grande do Sul, durante os meses de agosto a outubro de 2007. Para a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Posteriormente, optou-se pela análise temática, na qual emergiram dois temas: o processo de construção dos relacionamentos e interações no adolescer e riscos presentes no convívio social. Frente a isso, percebeu-se a importância das relações interpessoais formadas na adolescência merecendo atenção do enfermeiro, que pode colaborar na orientação dessa população seja, nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais ou no ambiente escolar, a adolescerem de maneira saudável. Assim, os adolescentes poderão aproveitar os vínculos construídos para crescerem e firmarem-se na fase adulta.
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    Questões éticas do cotidiano profissional e a formação do enfermeiro
    (2011) Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Dalmolin, Graziele de Lima; Tomaschewski, Jamila Geri; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Barlem, Edison Luiz Devos; Zacarias, Caroline Ceolin
    Estudo de natureza qualitativa que objetivou conhecer as percepções das enfermeiras sobre como vivenciam os principais problemas éticos do cotidiano do trabalho e se a formação profissional recebida na graduação mostrou-se suficiente para o enfrentamento destes problemas. Os dados foram coletados entre março e abril de 2009, junto a cinco enfermeiras de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário do Rio Grande do Sul, por meio de observações livres seguidas de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a técnica de análise textual qualitativa no tratamento dos dados. Dos resultados emergiram duas categorias: a dimensão ética do cuidado e na formação profissional. Mostrou-se necessária uma reflexão mais profunda sobre o cotidiano do trabalho ainda na graduação, fortalecendo as futuras enfermeiras para o enfrentamento do exercício profissional. Paralelamente, precisa-se priorizar a construção de espaços para a reflexão e discussão coletiva dos profissionais atuantes, identificando e construindo novas maneiras de atuar eticamente.
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    Participação da mulher no processo decisório no ciclo Gravídico-puerperal: revisão integrativa do cuidado de enfermagem
    (2011) Busanello, Josefine; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar a contribuição do cuidado de enfermagem, descrito nas publicações científicas nacionais, para a participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídicopuerperal. As produções científicas foram buscadas em maio de 2010, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Dos oito artigos que compuseram a revisão, despontaram dois núcleos temáticos: Contribuições do cuidado de enfermagem à participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal; e Limitações do cuidado de enfermagem à participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal. A presente revisão traz subsídios para a produção do conhecimento da Enfermagem, ao identificar uma lacuna na área do conhecimento e atuação dos enfermeiros, evidenciada pela inexistência de pesquisas da Enfermagem que abordem, especificamente, a participação da mulher no processo decisório no ciclo gravídico-puerperal, e as possíveis contribuições do cuidado de enfermagem para a garantia desse direito.
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    Percepção da equipe de enfermagem sobre seus registros: buscando a sistematização da assistência de enfermagem
    (2010) Pimpão, Fernanda Demutti; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi, Valéria Lerch
    O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca dos registros para a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, em unidade de internação clínica de um hospital universitário do sul do Brasil, com 12 membros da equipe de enfermagem. Os dados, coletados em 2009, mediante entrevistas, foram analisados com base na análise textual qualitativa. Foram categorias reveladas: locais dos registros de enfermagem; sua importância; limitações; e alternativas para viabilizar os registros e a SAE. Os resultados apontam descentralização e insuficiência dos registros de enfermagem, embora as enfermeiras reconheçam a importância deles. As limitações identificadas centram-se na insuficiência dos recursos humanos, na falta de tempo hábil, no excesso de atividades administrativo-burocráticas; e na cultura da enfermagem entendida como serviço de apoio. Sugeremse alternativas capazes de viabilizar a SAE baseadas, principalmente, na reorganização do serviço de enfermagem.
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    Educação nutricional para idosos e seus cuidadores no contexto da educação em saúde
    (2010) Brandão, Aline Ferreira; Vargas, Vagner de Souza; Gomes, Giovana Calcagno; Pelzer, Marlene Teda; Lunardi, Valéria Lerch
    Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde do idoso devem conhecer o processo nutricional dessa população como fenômeno influenciado por condições ambientais, sociais e psicológicas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão teórica acerca da educação nutricional para idosos, através do processo de educação em saúde. Discutimos questões relacionadas à educação em saúde, educação nutricional e a educação nutricional para a população idosa e para seus cuidadores. Através da educação nutricional, os profissionais de saúde podem transcender seus conhecimentos técnicocientíficos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos. A implementação de estratégias educativas possibilita a apreensão do idoso e/ou de seus cuidadores, como sujeito autônomo capaz de compreender suas necessidades nutricionais e adaptá-las a seus padrões culturais, preferências, disponibilidades alimentares e possibilidades financeiras promovendo mudanças no seu processo de viver, capazes de melhorar sua saúde e sua qualidade de vida.
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    Percepção da equipe de enfermagem acerca da prescrição de enfermagem
    (2010) Pimpão, Fernanda Demutti; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Vaghetti, Helena Heidtmann; Lunardi, Valéria Lerch
    É inegável a importância da prescrição de enfermagem como um instrumento norteador das ações dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, porém a realidade hospitalar cria diversas barreiras à sua implantação. Este estudo teve como objetivos conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca da prescrição de enfermagem no âmbito hospitalar, investigar o seu conhecimento acerca do processo de enfermagem (PE) e conhecer a sua percepção quanto à participação dos técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem nesse processo de assistência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete membros da equipe de enfermagem. Os resultados apontam que os enfermeiros demonstram certo conhecimento acerca do PE, porém os técnicos de enfermagem possuem reduzido entendimento sobre essa sistemática de assistência. Os enfermeiros percebem a prescrição de enfermagem como um instrumento qualificador da assistência, enquanto os técnicos ressaltam sua participação nesse processo como limitada ao cumprimento das atividades prescritas. Conclui-se que, apesar das diferenças entre o conhecimento dos enfermeiros e o dos técnicos de enfermagem acerca do PE, ambos identificam a prescrição de enfermagem como elemento essencial ao exercício da enfermagem, direcionando os cuidados e, consequentemente, contribuindo para a qualidade da assistência.
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    Significados das hierarquias no trabalho em hospitais públicos brasileiros a partir de estudos empíricos
    (2011) Vaghetti, Helena Heidtmann; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Costa, Cesar Francisco Silva da
    OBJETIVO: Compreender como as estruturas hierárquicas presentes na cultura organizacional de hospitais públicos brasileiros significam no trabalho hospitalar. MÉTODOS: O corpus da pesquisa originou-se em quatro teses e seis dissertações e foi organizado, analisado e interpretado sob a perspectiva da antropologia simbólica-interpretativa. RESULTADOS: Hospitais estão calcados na burocracia profissional e mecanicista, e as hierarquias, decorrentes dessas estruturas, produzem significados que interpretados indicam fragmentação das relações, disputas profissionais e distanciamentos, bem como conflitos e comportamentos subversivos no trabalho, respectivamente. CONCLUSÃO: As hierarquias em cada uma das burocracias encaminham diferentes enfrentamentos que desestabilizam os trabalhadores e seus processos de trabalho. Estratégias de reorientação e conscientização dos limites hierárquicos devem ser equacionadas, para que o trabalho seja otimizado.
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    Perspectivas filosóficas do uso da tecnologia no cuidado de enfermagem em terapia intensiva
    (2011) Schwonke, Camila Rose Guadalupe Barcelos; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa; Barlem, Edison Luiz Devos
    O contexto de assistência à saúde vem sendo influenciado por mudanças produzidas no âmbito da tecnologia o que tem gerado diversas inquietações e indagações acerca dos benefícios, riscos e das relações construídas entre trabalhadores, doentes e a utilização de máquinas como instrumentos imprescindíveis ao cuidado. O objetivo deste artigo foi refletir sobre o uso da tecnologia no cuidado de enfermagem ao doente crítico em terapia intensiva. Espera-se com estas reflexões minimizar arestas que permeiam os ambientes tecnologizados como a terapia intensiva e as concepções de cuidado de enfermagem que neste campo da assistência em saúde envolve o uso de máquinas e equipamentos que oferecem suporte avançado de vida.
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    Parto humanizado de adolescentes: concepção dos trabalhadores da saúde
    (2011) Busanello, Josefine; Kerber, Nalú Pereira da Costa; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch; Sassi, Raul Andrés Mendonza; Azambuja, Eliana Pinho de
    Objetivou-se analisar diferenças e semelhanças na concepção do que seja uma assistência ideal às adolescentes em um centro obstétrico, de acordo com a categoria funcional dos trabalhadores de um hospital universitário do Sul do Brasil. Estudo qualitativo, realizado com 23 trabalhadores efetivos, no período de julho de 2008 a fevereiro de 2009. Os dados foram coletados mediante entrevista, a partir da seguinte questão: O que você considera que é uma assistência ideal em um centro obstétrico? Foi efetuada a análise temática dos dados, estabelecendo uma comparação com a política de humanização do parto. Emergiram dois temas: estrutura organizacional do centro obstétrico e assistência ideal ao parto; e estrutura relacional do centro obstétrico e assistência ideal ao parto. Evidencia-se que a concepção dos trabalhadores sobre a assistência ideal ao parto se coaduna com o ideário de atenção humanizada, no entanto alguns aspectos importantes ainda precisam ser incorporados.