EENF - Artigos Publicados em Periódicos
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16 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemAvaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG(2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney CostaA população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.
- ItemPromoção da saúde da pessoa idosa: compromisso da enfermagem gerontogeriátrica(2008) Santos, Silvana Sidney Costa; Barlem, Edison Luiz Devos; Silva, Bárbara Tarouco da; Cestari, Maria Elisabeth Carvalho; Lunardi, Valéria LerchEste artigo teve como objetivo realizar uma revisão da história das políticas de saúde voltadas às pessoas idosas, inicialmente utilizando as conferências internacionais de saúde, depois as políticas nacionais, correlacionando com a perda de poder usualmente atribuída ao ser idoso. Utilizou-se o modelo de promoção da saúde de Nola Pender para interligar os temas, resultando no ganho de poder como estratégia de promoção da saúde da pessoa idosa. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como fonte de dados material bibliográfico como as Cartas de Promoção da Saúde, temas da Gerontologia e da Enfermagem. Enfatiza-se a necessidade do enfermeiro ficar atento às questões de promoção/educação para saúde e às políticas públicas voltadas às pessoas idosas
- ItemNursing assistance systematization: nursing students’ opinion(2009) Damaceno, Rafael Coelho; Santos, Silvana Sidney Costa; Pivoto, Flavia Lamberti; Silva, Bárbara Tarouco da; Silveira, Rosemary Silva daObjective: to identify the nursing students’ opinion on Nursing Assistance Systematization. Methods: this is about a qualitative, descriptive and exploratory research made with fifteen students. For collecting data there was a recorded semi-structured interview and for analysis, the themes came together. Results: eleven women and four men among 19 and 39 years old were interviewed. Nine of them had already taken the extracurricular stage, three of them took nursery technical course and four of them act in nursing. As for the theme: touch with Nursing Assistance Sitematization, the students showed the theory classes and practical activities, readings about the theme, and the participation in courses and events. Conclusion: regards to the feelings experienced in the Nursing Assistance Systematization application, we observed disappointments and frustration; difficulty to learn; disbelief to start practicing; satisfaction and credibility. We noticed that the students understood Nursing Assistance Sitematization as a tool the nurse will have to propose a better care giving importance.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
- ItemRelação dos trabalhadores da enfermagem com idosos hospitalizados e seus familiares(2008) Fontella, Juliana Jornada; Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Santos, Silvana Sidney CostaObjetivo: analisar a relação entre idosos hospitalizados, seus familiares e a equipe de enfermagem na Unidade de Clínica Médica de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cujos dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. Participaram do estudo nove profissionais de enfermagem e seis idosos com seus respectivos familiares. Resultados: após a análise dos dados verificaram-se categorias originárias dos trabalhadores e dos idosos e seus familiares. Conclusão: a partir dos resultados foi proposta a apresentação de um curso de capacitação para a melhoria do cuidado de enfermagem, partindo do interesse dos trabalhadores e de suas sugestões.
- ItemO papel do enfermeiro na instituição de longa permanência para idosos(2008) Santos, Silvana Sidney Costa; Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lopes, Russilene da SilvaEste artigo de atualização se propõe a ampliar o campo da Enfermagem Gerontogeriátrica, tendo por objetivo identificar o papel do enfermeiro na Instituição de Longa Permanência para Idosos. Com este propósito, foram utilizadas como fonte de dados material bibliográfico da Gerontologia e da Enfermagem/Saúde, a experiência adquirida em trabalho de extensão permanente, e principalmente, a vivência profissional dos autores em Instituição de Longa Permanência para Idosos. Questões abordadas: importância do enfermeiro em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos; funções do enfermeiro em uma Longa Permanência para Idosos; perspectivas do enfermeiro em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: a multi/interdisciplinaridade. Atuar como enfermeiro em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos torna-se um campo profissional emergente e promissor.
- ItemCuidados aos idosos institucionalizados - opiniões do sujeito coletivo enfermeiro para 2026(2010) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney CostaOBJETIVO: Identifica a percepção de enfermeiros a respeito do cuidado de enfermagem direcionados às pessoas idosas residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos. MÉTODOS: Estudo prospectivo com elaboração de cenários futuros, com seis enfermeiros, nas quais se aplicou questionário. Na análise dos dados, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (ILPI). RESULTADOS: Do Discurso do Sujeito Coletivo, originaram-se as categorias: papel da Instituição de Longa Permanência para Idosos na vida dos idosos e familiares; desafios para o Brasil, a respeito do cuidado de enfermagem aos idosos residentes em ILPI; cuidados de enfermagem necessários para os idosos institucionalizados; realização de cuidados de enfermagem para os idosos residentes em ILPI; preparo do enfermeiro brasileiro para enfrentar adequadamente o cuidado de enfermagem para os idosos residentes em ILPI. Nessas categorias, considerou-se a elaboração de cenários futuros para o ano 2026. CONCLUSÃO: A questão central enfocou a necessidade de preparo dos enfermeiros para cuidar de idosos institucionalizados, agora e em 2026.
- ItemPromoção da saúde da pessoa idosa: compromisso da enfermagem gerontogeriátrica(2008) Santos, Silvana Sidney Costa; Barlem, Edison Luiz Devos; Silva, Bárbara Tarouco da; Cestari, Maria Elisabeth Carvalho; Lunardi, Valéria LerchEste artigo teve como objetivo realizar uma revisão da história das políticas de saúde voltadas às pessoas idosas, inicialmente utilizando as conferências internacionais de saúde, depois as políticas nacionais, correlacionando com a perda de poder usualmente atribuída ao ser idoso. Utilizou-se o modelo de promoção da saúde de Nola Pender para interligar os temas, resultando no ganho de poder como estratégia de promoção da saúde da pessoa idosa. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como fonte de dados material bibliográfico como as Cartas de Promoção da Saúde, temas da Gerontologia e da Enfermagem. Enfatiza-se a necessidade do enfermeiro ficar atento às questões de promoção/educação para saúde e às políticas públicas voltadas às pessoas idosas.
- ItemElaboração de prontuário do residente em uma instituição de longa permanência para idosos(2010) Santos, Silvana Sidney Costa; Valcarenghi, Rafaela Vivian; Barlem, Edison Luiz Devos; Silva, Bárbara Tarouco da; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Silva, Marília Egues daOBJETIVO: Elaborar o prontuário do residente em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) no Estado do Rio Grande do Sul. MÉTODOS: Trata-se de pesquisa-ação, realizada em uma ILPI, no Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram dois pesquisadores e 14 trabalhadores: um enfermeiro, um médico, uma nutricionista, uma assistente social, quatro técnicas de enfermagem, duas cuidadoras e quatro administradores. Foram utilizadas as reuniões grupais com os participantes da pesquisa, durante as quais foram refletidos/discutidos quatro temas: finalidade do prontuário; composição do prontuário; contribuições do prontuário à ILPI; sugestões a respeito do prontuário. RESULTADOS: O prontuário do residente foi elaborado conjuntamente entre pesquisadores e trabalhadores da ILPI, atendendo às necessidades contextuais, sendo, posteriormente, implantado. Ficou composto pelos: dados pessoais do idoso; anamnese médica; evolução da equipe multiprofissional; prescrição médica e anotação da técnica de enfermagem; sistematização da assistência de enfermagem; avaliações cognitiva, afetiva, funcional e social. CONCLUSÃO: O prontuário elaborado trouxe melhor sistematização do cuidado para os trabalhadores e contribuição para melhoria da assistência aos idosos.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na instituição de longa permanência(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
