Universidade
Federal do Rio Grande
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EENF - Artigos Publicados em Periódicos

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    Processos familiares no contexto do transtorno mental: um estudo sobre as forças da família
    (2010) Dias, Andrea Basilio; Silva, Mara Regina Santos da
    Este estudo objetivou identificar as forças que capacitam as famílias das pessoas com transtorno mental a lidar positivamente com as exigências impostas pela convivência diária com esse transtorno. Ele consistiu em uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida com seis famílias usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os dados das famílias foram coletados entre dezembro de 2009 e abril de 2010, por meio de entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram como forças da família: o tempo compartilhado em família, o afeto, os saberes acumulados pela família na convivência com o seu familiar com transtorno mental, a igreja e o CAPS. Com base nesses resultados, chegou-se às seguintes conclusões: a força da família se manifesta no microcontexto e em outros ambientes nos quais ela interage; elas possuem potencialidades que, ao serem mobilizadas, tornam-nas competentes para lidar com as dificuldades do cotidiano; os enfermeiros podem identificar e mobilizar as potencialidades familiares, por serem os profissionais que estão mais próximos das famílias.
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    Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem
    (2010) Teixeira, Fernanda Gomes; Silva, Mara Regina Santos da; Medeiros, Gabriela Luvielmo
    A Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
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    Processos que sustentam a resiliência familiar: um estudo de caso
    (2009) Silva, Mara Regina Santos da; Lacharité, Carl; Silva, Priscila Arruda da; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo
    A resiliência é considerada como uma trajetória construída gradativamente, a partir de uma seqüência de processos proximais, desde o início da vida. Este estudo objetiva identificar processos vivenciados no plano familiar e individual que possibilitam às famílias enfrentar os desafios em sua vida de maneira positiva. Estudo de caso desenvolvido com uma família exposta a múltiplas adversidades, utilizando uma abordagem sustentada nos princípios de avaliação e desenvolvimento de forças familiares. Os dados obtidos entre 2005-2007, através de entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo. Os principais processos evidenciados refletem a capacidade do pai responder às necessidades dos filhos; criar um espaço relacional que permite a expressão do potencial dos filhos; aceitar ajuda no exercício de seus papéis; realizar atividades mutuamente gratificantes entre eles. Destaca-se o papel da sensibilidade do pai em relação às necessidades dos filhos.
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    A concepção de família como unidade complexa
    (2006) Silva, Mara Regina Santos da; Lunardi, Valéria Lerch
    A família, de modo crescente, tem se tornado objeto de atenção dos profissionais de saúde. O reconhecimento de sua natureza complexa é pré-condição para que possamos compreender seus problemas, suas contradições muitas vezes insuperáveis e, fundamentalmente, para ajudá-las no processo de produzir saúde mesmo quando vivem em contextos adversos. Este ensaio tem por objetivo discutir a concepção de família utilizando como referência o conceito de complexidade de Edgar Morin, focalizando os três princípios citados pelo autor: dialógico, recursivo e hologramático e, ainda, a noção de sistema e de auto-organização. Destaca-se a interdependência da família com o macro-contexto onde se insere e associa-se a diversidade de configurações que esta instituição tem assumido, principalmente nos últimos tempos, como uma possível manifestação de sua capacidade para se auto-organizar a partir das adversidades que vivencia e não como um sinal de que possa estar em processo de extinção. Ressaltam-se, também, as implicações que esta concepção de família como unidade complexa aporta para a prática dos profissionais da saúde, principalmente à necessidade do trabalho interdisciplinar em saúde.
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    Avaliação e diagnóstico do processo de reinserção familiar e social de crianças e adolescentes egressos de uma casa de passagem
    (2004) Silva, Mara Regina Santos da; Nunes, Karina da Silva
    A reinserção familiar e social de crianças e adolescentes afastados de suas famílias e institucionalizadas devido a maus tratos é um desafio de proporções significativas. Este estudo objetiva fazer a avaliação e o diagnóstico da situação social e familiar atual dos egressos de uma instituição destinada ao abrigo temporário desses jovens, localizada no sul do Brasil. Os sujeitos são as famílias que participaram de um programa de reinserção familiar desenvolvido por esta casa de passagem, durante o período em que seus filhos estiveram abrigados. Os dados foram colhidos através de entrevista e questionário. Os resultados retratam a situação destas famílias em termos de inserção de seus membros no mercado de trabalho e na vida escolar; interações familiares; principais fatores que influenciam favorável e/ou desfavorávelmente no processo de reinserção que estão vivenciando. São discutidos alguns desafios envolvidos no processo de reinserção familiar e social de egressos das casa de passagem.
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    A ética na enfermagem e sua relação com poder e organização do trabalho
    (2007) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Silva, Mara Regina Santos da; Svaldi, Jacqueline Sallete Dei; Bulhosa, Michele Salum
    Dificuldades enfrentadas no cotidiano do trabalho da enfermagem, principalmente no âmbito hospitalar, têm sido denunciadas, sem que as implicações éticas decorrentes, tanto para os trabalhadores quanto, principalmente, para os clientes estejam sendo focalizadas ou, no mínimo, suficientemente questionadas. A organização do trabalho pode constituir-se em fonte maior de sofrimento para os trabalhadores de enfermagem, estando relacionada ao exercício de poder dos diferentes atores envolvidos nas instituições de saúde, podendo provocar múltiplos problemas morais e sofrimento moral. Com o presente texto, pretende-se explicitar, por meio de reflexão crítica, algumas relações entre a organização do trabalho da enfermagem, as relações de poder aí presentes e a sua dimensão ética. Estratégias para uma atuação ética das enfermeiras e demais profissionais da equipe de enfermagem, na organização do trabalho nas instituições de saúde, apontam para a necessidade de exercício de poder dessas profissionais, moralmente fundamentadas.
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    Percepção das pessoas idosas sobre a institucionalização: reflexão acerca do cuidado de enfermagem
    (2009) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa; Silva, Mara Regina Santos da; Sousa, Lenice Dutra de
    Objetivou-se identificar o perfil dos idosos residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos no Sul do país; identificar a percepção dessas pessoas acerca da instituição, dos demais residentes, dos trabalhadores, dos cuidados de enfermagem; discutir e refletir acerca do cuidado de enfermagem ao idoso institucionalizado. Pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva. Foram sujeitos idosos residentes em instituição. Utilizou-se para coleta de dados um guia de entrevista. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias: Percepção das pessoas idosas acerca da ILPI, dos demais residentes e dos trabalhadores e Percepção das pessoas idosas acerca do cuidado de enfermagem que recebem na ILPI. Posteriormente, discutiu-se e refletiu-se acerca do cuidado de enfermagem para os idosos residentes em ILPI, considerando escritos do contexto atual de enfermeiros brasileiros. Esse estudo pode contribuir para a enfermagem gerontogeriátrica, proporcionando subsídios para a melhoria da saúde das pessoas idosas institucionalizadas.