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Federal do Rio Grande
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EENF - Artigos Publicados em Periódicos

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    Adsorption of FD&C Red 40 by chitosan: isotherm analysis
    (Elsevier, 2009) Piccin, Jeferson Steffanello; Dotto, Guilherme Luiz; Vieira, Mery Luiza Garcia; Gonçalves, Janaína Oliveira; Pinto, Luiz Antonio de Almeida
    The adsorption of azobenzene FD&C Red No. 40 (C.I. 16035) from aqueous solutions by chitosan was studied through adsorption isotherms. The effects of pH (5.7, 6.6 and 7.5), particle size ranges (0.10 ± 0.02, 0.18 ± 0.02 and 0.26 ± 0.02 mm), deacetylation degree (42 ± 5%, 64 ± 3% and 84 ± 3%) and temperature (25, 35 and 45 °C) were investigated. Langmuir, Freundlich and Redlich–Peterson (R–P) adsorption models were applied in order to describe the experimental isotherms and isotherm constants. Coefficients of determination (R2 > 0.95) and mean relative error (MRE < 0.10) values showed that Langmuir and R–P models presented better fit with the experimental data. The maximum monolayer adsorption value has been found to be 529 mg g−1, at pH 6.6, temperature 35 °C, particle size range 0.10 ± 0.02 mm, and deacetylation degree 84 ± 3%.
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    O ensino da enfermagem gerontogeriátrica e a complexidade
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem gerontogeriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem gerontoriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada,aberta, globalizada, ética.
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    O modelo da vigilância à saúde: um estudo exploratório no extremo sul do Brasil
    (2008) Martins, Sibele da Rocha; Vaz, Marta Regina Cezar; Soares, Maria Cristina Flores; Sassi, Raúl Andrés Mendoza
    O objetivo deste estudo foi analisar o modelo de organização tecnológica da Vigilância à Saúde, nos 22 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde - RS, examinando elementos do seu processo de trabalho e o perfil dos trabalhadores atuantes nos diferentes serviços/ambientes da Vigilância à Saúde. Trata-se de estudo quantitativo que utilizou abordagem exploratória, descritiva e analítica. Os dados foram obtidos através de entrevista estruturada com 82 trabalhadores e analisados estatisticamente, através do cálculo de média e desvio padrão, sendo utilizado teste de post hoc da Diferença Média Significativa. A Vigilância à Saúde possui trabalhadores nas mais diversas áreas do saber, 66% do sexo feminino com idades entre 31 e 50 anos, atuando em sua maioria no ambiente da Vigilância Epidemiológica. Com sua organização tecnológica pautada na promoção da saúde a Vigilância à Saúde busca a construção de um novo modelo de atenção que reoriente as práticas de saúde no Sistema Único de Saúde.
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    A saúde sob a perspectiva da cidadania
    (2009) Figueiredo, Paula Pereira de; Amestoy, Simone Coelho; Milbrath, Viviane Marten; Vaz, Marta Regina Cezar; Kerber, Nalú Pereira da Costa
    O objetivo com este texto é realizar um ensaio teórico-reflexivo sobre o conceito ampliado de saúde sob a perspectiva da cidadania, propondo-se responder qual a inter-relação entre ambas e instigar o leitor a (re)pensar criticamente em como a cidadania poderia representar a saúde. Salientam-se questões como a ascensão da autonomia do indivíduo/coletividade por meio da práxis, utilizando-se o empowerment como ferramenta para vislumbrar uma consciência crítica e reflexiva de seus direitos como cidadãos. Para alcançar tal objetivo, foram utilizadas algumas ideias propostas por Paulo Freire e Canguilhem, as quais explicitarão o processo de autonomia dos indivíduos/coletividade para a obtenção/manutenção da saúde e a construção de uma “normalidade” social, vista sob a perspectiva de atenção aos direitos e deveres dos cidadãos, numa relação de corresponsabilidade entre o Estado e a população.
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    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. Todas se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
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    Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    A reestruturação curricular no curso de graduação em enfermagem, necessária a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inicia suas atividades com a leitura crítica da Resolução 03/2001 e nela encontra-se, entre outras orientações, o perfil de egressos. O objetivo desta revisão crítica de literatura foi refletir sobre as palavras ou categorias explícitas no perfil de egressos sugeridas pelas DCN, utilizando de dicionários (de língua portuguesa e de filosofia) e de literaturas diversas (da enfermagem e de outras disciplinas), para compreendê-las de forma mais concreta e percebê-las relevantes na formação do profissional enfermeiro e, portanto, necessárias no Projeto Político Pedagógico (PPP). Reconhecem-se os valores da proposta do perfil de egressos das DCN na formação do enfermeiro, porém, torna-se importante perceber que não se trata só de estabelecer novos marcos,priorizar novos objetivos, mudar perfil, reestruturar conteúdos, restabelecer condições de funcionamento ou de cargas horárias, mas de realizar um trabalho coletivo de crescimento grupal.
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    Representações sociais de adolescentes primíparas sobre “ser mãe”.
    (2008) König, Adriana Bessler; Fonseca, Adriana Dora da; Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
    Estudo exploratório descritivo, qualitativo, cujo objetivo foi analisar e comparar as representações sociais de adolescentes primíparas, acerca de “ser mãe”, antes e após o nascimento dos bebês. Foram informantes,cinco adolescentes, que realizavam o pré-natal num Posto de Saúde, da periferia do Rio Grande RS, no período de agosto a novembro de 2006.Utilizou-se entrevista semi-estruturada na coleta de dados e análise de conteúdo no tratamento. Apreendeu-se no pré-natal, que todas demonstraram satisfação com a gravidez, orgulho com a barriga e o enxoval. Tinham a representação de mãe ancorada na imagem da mulher bondosa e abnegada, sendo a maternidade algo natural e irrefletidamente maravilhoso. Desconheciam os compromissos advindos da maternidade e limitavam seus sonhos e expectativas aquele momento de vida. Após o nascimento, referiram que a nova realidade foi impactante desencadeando inúmeras modificações em seus projetos de vida. Para tentarem assumir a condição de mãe,para a qual não tinham condições psicológicas nem sociais, cogitaram duas possibilidades, a de procurar um emprego e a de abandonar os estudos, ambas interferindo no processo de adolescer saudável e dificultando o vislumbramento de oportunidades. Acredita-se que, oportunizar o compartilhamento de tais representações com outras adolescentes possa diminuir a vulnerabilidade à gravidez precoce.
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    Crianças e adolescentes no Brasil: um resgate da trajetória histórica e das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência desvalidas
    (2009) Schwonke, Camila Rose Guadalupe Barcelos; Fonseca, Adriana Dora da
    A existência de crianças e adolescentes nas ruas em um contexto de abandono e exclusão social é um fenômeno tão antigo que se confunde com a história de nosso país. Neste sentido o presente trabalho consiste em uma reflexão, a partir de um recorte da dissertação de mestrado intitulada "Sexualidade e gênero: a história oral de adolescentes com vivências de rua”, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, o qual busca discorrer sobre a trajetória histórica de crianças e de adolescentes brasileiras e das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência desvalidas. Percebemos ao longo da trajetória histórica que o cenário de violações, injustiças sociais e abandono começa a se delinear ainda no período de colonização do Brasil e que as políticas públicas voltadas a esse grupo social inicialmente apresentavam um caráter muito mais higienista e segregador do que inclusivo.
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    O ensino da enfermagem Gerontogeriatrica e a complexidade
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    Foram objetivos deste estudo: identificar as características do ensino da enfermagem geronto-geriátrica; refletir sobre este ensino, partindo das características identificadas, à luz da Complexidade. Pesquisa qualitativa, teve como fonte de dados nove livros-resumo de congressos brasileiros de enfermagem e sete periódicos da enfermagem nacional, do período de 1991 a 2000. O corpus foi composto por 16 artigos científicos e utilizou-se o QRSNUD* IST4 para análise. Os resultados mostraram a existência deste ensino, por meio de: matérias no currículo; atividades práticas; atividades durante estágio curricular; atividades extracurriculares; participação em eventos específicos ou da enfermagem, com apresentação de trabalhos; outras atividades. Refletir sobre o ensino da enfermagem geronto-geriátrica, por meio da Complexidade, é perceber o ensino enquanto instância que procure transmitir uma cultura que permita ao futuro trabalhador: compreender a condição humana; pensar de forma contextualizada, aberta, globalizada, ética.
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    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. To- das se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.