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Federal do Rio Grande
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EENF - Artigos Publicados em Periódicos

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    Perfil de egresso de Curso de Enfermagem nas Diretrizes Curriculares Nacionais: uma aproximação
    (2006) Santos, Silvana Sidney Costa
    A reestruturação curricular no curso de graduação em enfermagem, necessária a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), inicia suas atividades com a leitura crítica da Resolução 03/2001 e nela encontra-se, entre outras orientações, o perfil de egressos. O objetivo desta revisão crítica de literatura foi refletir sobre as palavras ou categorias explícitas no perfil de egressos sugeridas pelas DCN, utilizando de dicionários (de língua portuguesa e de filosofia) e de literaturas diversas (da enfermagem e de outras disciplinas), para compreendê-las de forma mais concreta e percebê-las relevantes na formação do profissional enfermeiro e, portanto, necessárias no Projeto Político Pedagógico (PPP). Reconhecem-se os valores da proposta do perfil de egressos das DCN na formação do enfermeiro, porém, torna-se importante perceber que não se trata só de estabelecer novos marcos,priorizar novos objetivos, mudar perfil, reestruturar conteúdos, restabelecer condições de funcionamento ou de cargas horárias, mas de realizar um trabalho coletivo de crescimento grupal.
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    Crianças e adolescentes no Brasil: um resgate da trajetória histórica e das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência desvalidas
    (2009) Schwonke, Camila Rose Guadalupe Barcelos; Fonseca, Adriana Dora da
    A existência de crianças e adolescentes nas ruas em um contexto de abandono e exclusão social é um fenômeno tão antigo que se confunde com a história de nosso país. Neste sentido o presente trabalho consiste em uma reflexão, a partir de um recorte da dissertação de mestrado intitulada "Sexualidade e gênero: a história oral de adolescentes com vivências de rua”, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, o qual busca discorrer sobre a trajetória histórica de crianças e de adolescentes brasileiras e das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência desvalidas. Percebemos ao longo da trajetória histórica que o cenário de violações, injustiças sociais e abandono começa a se delinear ainda no período de colonização do Brasil e que as políticas públicas voltadas a esse grupo social inicialmente apresentavam um caráter muito mais higienista e segregador do que inclusivo.
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    Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde
    (2008) Backes, Vânia Marli Schubert; Lino, Mônica Motta; Prado, Marta Lenise do; Reibnitz, Kenia Schimidt; Canaver, Bruna Pedroso
    Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.
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    Avaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG
    (2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney Costa
    A população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.
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    Condições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer
    (2007) Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Rodrigues, Mônica Canilha Tortelli
    Neste artigo abordam-se as condições de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
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    Nursing assistance systematization: nursing students’ opinion
    (2009) Damaceno, Rafael Coelho; Santos, Silvana Sidney Costa; Pivoto, Flavia Lamberti; Silva, Bárbara Tarouco da; Silveira, Rosemary Silva da
    Objective: to identify the nursing students’ opinion on Nursing Assistance Systematization. Methods: this is about a qualitative, descriptive and exploratory research made with fifteen students. For collecting data there was a recorded semi-structured interview and for analysis, the themes came together. Results: eleven women and four men among 19 and 39 years old were interviewed. Nine of them had already taken the extracurricular stage, three of them took nursery technical course and four of them act in nursing. As for the theme: touch with Nursing Assistance Sitematization, the students showed the theory classes and practical activities, readings about the theme, and the participation in courses and events. Conclusion: regards to the feelings experienced in the Nursing Assistance Systematization application, we observed disappointments and frustration; difficulty to learn; disbelief to start practicing; satisfaction and credibility. We noticed that the students understood Nursing Assistance Sitematization as a tool the nurse will have to propose a better care giving importance.
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    Condições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer
    (2007) Pelzer, Marlene Teda; Santos, Silvana Sidney Costa; Rodrigues, Mônica Canilha Tortelli
    Neste artigo abordam-se as condi ções de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
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    Conhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso
    (2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane Alonso
    O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
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    Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro
    (2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa
    A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
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    Enfermagem gerontológica: reflexão sobre o processo de trabalho
    (2000) Santos, Silvana Sidney Costa
    Este estudo teve por objetivo refletir sobre a Enfermagem Gerontológica subsidiado na abordagem sobre processo de trabalho, segundo Marx. Trata-se de um estudo bibliográfico onde verificou-se o conceito, as fundamentações teóricas, os objetivos e o processo de trabalho da Enfermagem Gerontológica. Os resultados apontaram co mo sendo sua finalidade à promoção da saúde, a prevenção das doenças, o cuidado específico, a recuperação e a reabilitação dos idosos, mantendo, a sua capacidade funcional; como seu objeto, o ser humano idoso e o próprio processo de envelhecimento; como seu instrumental, o conhecimento específico sobre o objeto, os instrumentos e as condutas direcionadas ao idoso; como seu produto, o idoso autocuidando- se, diante desta impossibilidade, sendo cuidado adequadamente por sua família e sendo-lhe dispensado um cuidado humanístico, conservando sua dignidade até a morte. A partir das reflexões realizadas pôde-se aplicar conceitos apreendidos sobre processo de trabalho à Enfermagem Gerontológica, procurando-se despertar para a importância da inclusão de conteúdos sobre Gerontologia na formação dos profissionais de Enfermagem