EENF - Artigos Publicados em Periódicos
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35 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemCrianças e adolescentes no Brasil: um resgate da trajetória histórica e das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência desvalidas(2009) Schwonke, Camila Rose Guadalupe Barcelos; Fonseca, Adriana Dora daA existência de crianças e adolescentes nas ruas em um contexto de abandono e exclusão social é um fenômeno tão antigo que se confunde com a história de nosso país. Neste sentido o presente trabalho consiste em uma reflexão, a partir de um recorte da dissertação de mestrado intitulada "Sexualidade e gênero: a história oral de adolescentes com vivências de rua”, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, o qual busca discorrer sobre a trajetória histórica de crianças e de adolescentes brasileiras e das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência desvalidas. Percebemos ao longo da trajetória histórica que o cenário de violações, injustiças sociais e abandono começa a se delinear ainda no período de colonização do Brasil e que as políticas públicas voltadas a esse grupo social inicialmente apresentavam um caráter muito mais higienista e segregador do que inclusivo.
- ItemCompetência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde(2008) Backes, Vânia Marli Schubert; Lino, Mônica Motta; Prado, Marta Lenise do; Reibnitz, Kenia Schimidt; Canaver, Bruna PedrosoPesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem – ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.
- ItemAvaliação do ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica do curso de graduação em Enfermagem da FURG(2007) Silva, Bárbara Tarouco da; Santos, Silvana Sidney CostaA população idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias:Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.
- ItemNursing assistance systematization: nursing students’ opinion(2009) Damaceno, Rafael Coelho; Santos, Silvana Sidney Costa; Pivoto, Flavia Lamberti; Silva, Bárbara Tarouco da; Silveira, Rosemary Silva daObjective: to identify the nursing students’ opinion on Nursing Assistance Systematization. Methods: this is about a qualitative, descriptive and exploratory research made with fifteen students. For collecting data there was a recorded semi-structured interview and for analysis, the themes came together. Results: eleven women and four men among 19 and 39 years old were interviewed. Nine of them had already taken the extracurricular stage, three of them took nursery technical course and four of them act in nursing. As for the theme: touch with Nursing Assistance Sitematization, the students showed the theory classes and practical activities, readings about the theme, and the participation in courses and events. Conclusion: regards to the feelings experienced in the Nursing Assistance Systematization application, we observed disappointments and frustration; difficulty to learn; disbelief to start practicing; satisfaction and credibility. We noticed that the students understood Nursing Assistance Sitematization as a tool the nurse will have to propose a better care giving importance.
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro(2008) Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney CostaA questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
- ItemEnfermagem gerontológica: reflexão sobre o processo de trabalho(2000) Santos, Silvana Sidney CostaEste estudo teve por objetivo refletir sobre a Enfermagem Gerontológica subsidiado na abordagem sobre processo de trabalho, segundo Marx. Trata-se de um estudo bibliográfico onde verificou-se o conceito, as fundamentações teóricas, os objetivos e o processo de trabalho da Enfermagem Gerontológica. Os resultados apontaram co mo sendo sua finalidade à promoção da saúde, a prevenção das doenças, o cuidado específico, a recuperação e a reabilitação dos idosos, mantendo, a sua capacidade funcional; como seu objeto, o ser humano idoso e o próprio processo de envelhecimento; como seu instrumental, o conhecimento específico sobre o objeto, os instrumentos e as condutas direcionadas ao idoso; como seu produto, o idoso autocuidando- se, diante desta impossibilidade, sendo cuidado adequadamente por sua família e sendo-lhe dispensado um cuidado humanístico, conservando sua dignidade até a morte. A partir das reflexões realizadas pôde-se aplicar conceitos apreendidos sobre processo de trabalho à Enfermagem Gerontológica, procurando-se despertar para a importância da inclusão de conteúdos sobre Gerontologia na formação dos profissionais de Enfermagem
- ItemConhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso(2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane AlonsoO objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras,com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas:Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
- ItemImpactos dos resultados das pesquisas em enfermagem na prática profissional(2009) Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Silveira, Rosemary Silva da; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Rodrigues, Rosalina Partezani; Dalmolin, Graziele de LimaFrente à preocupação com os resultados da pesquisa na enfermagem, temos como objetivo refletir sobre seu impacto na prática profissional. Para tal, abordamos a formação para a pesquisa, a pesquisa como instrumento de avanços da prática, a socialização dos seus resultados, mediante o resgate da produção no Sistema Lattes do CNPq de 444 mestres egressos de cursos de mestrado acadêmico em enfermagem, diplomados entre 1995 e 2005, em universidades públicas da região sul do Brasil, constatando que 139 mestres não apresentaram qualquer publicação; e a aplicação dos resultados da pesquisa à prática. A produção de conhecimentos na enfermagem é uma estratégia para alcançar avanços na sua prática profissional e, neste processo, destaca-se a dimensão ética, desde a definição do problema de pesquisa, a necessária socialização dos achados e sua incorporação à prática profissional.
- ItemA superação do Déficit de conhecimento no convívio com uma condição crônica de saúde: A percepção da necessidade da ação educativa(2004) Francioni, Fabiane Ferreira; Coelho, Maria SeloiTrata-se de uma reflexão teórica sobre o déficit do conhecimento, que certas pessoas em condição crônica de saúde apresentam na busca da manutenção e qualidade de vida, identificados em nossa prática assistencial. Com estas vivências, percebemos que a prática assistencial necessita ir muito além do já existente e que podemos colaborar com essa melhora refletindo sobre o processo de cuidar conjuntamente. Entendemos que para a superação do déficit do conhecimento, precisamos compartilhar opiniões, sentimentos, percepções e vivências. Desta forma, cabe salientar que através do partilha em grupo poderemos se estabelecer uma união consistente e fortalecedora a fim de que novos rumos construídos na trajetória do viver em condição crônica
