Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Mestrado em Educação (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/6168

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 25
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A gestão educacional nas licenciaturas presenciais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG/Campus Carreiros
    (2021) Crizel, Fabiane Laranjo; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira; Andrade, Renata Cristina Lopes
    Esta investigação em nível de mestrado está vinculada ao Programa de Pósgraduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo. Tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Gestão Educacional no currículo dos cursos de licenciatura presencial da Universidade Federal do Rio Grande-FURG/Campus Carreiros? Em caráter geral, temos como objetivo identificar se a Gestão Educacional está presente na matriz curricular dos cursos, a partir da proposição das Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores (DCNs) de 2015, aprovadas em julho de 2015, pelo Conselho Nacional de Educação/CNE e definidas por meio da Resolução CNE/CP n. 2/2015. Concomitantemente, como objetivos específicos buscaremos compreender como se deu o processo de discussão e de implementação dessas diretrizes nas licenciaturas presenciais da FURG e verificar a percepção dos entrevistados sobre as DCNs de 2015. Intentamos, também, estabelecer reflexões que permitam compreender as implicações da incorporação ou da não incorporação da Gestão Educacional na formação inicial de professores, com base em autores como: Libâneo, Lück e Paro. Ao longo das análises, buscamos identificar os atores e os cenários políticos, econômico e social que permearam a elaboração das DCNs de 2015, bem como constatar os avanços trazidos por estas diretrizes e os retrocessos advindos com a chegada das DCNs de 2019. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a abordagem metodológica qualitativa, por meio de pesquisa documental (leis, pareceres, resoluções, DCNs, ementas das disciplinas, QSLs dos cursos) e de realização de entrevistas com coordenadores(as) de curso e com diretores(as) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), aplicando como procedimento técnico a Análise Documental e utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo, de Bardin. O Corpus da investigação sustenta-se em documentos institucionais (leis, decretos, textos oficiais e as entrevistas). Ao longo das análises, percebemos a importância da garantia de boas políticas públicas educacionais, já que existe uma correlação de forças políticas e culturais na disputa pela concepção do currículo, bem como dos documentos. Para nos auxiliar neste entendimento, buscamos aporte teórico em autores como: Sacristán, Bernstein, Silva, Schmidt, Apple, Arroyo, Saviani, entre outros. As DCNs/2015, cujos fundamentos propõem uma formação crítica e plena de professores, produziram um cenário que visava à implementação de um currículo sólido e integral, com foco em formar sujeitos não para atender a demandas de mercado, com um viés reducionista à educação, mas almejando contribuir para uma sociedade mais justa, o que perpassa pelo entendimento adequado do que é Gestão Educacional, através do viés democrático. Os resultados dessa pesquisa demonstram que há um movimento em prol da afirmação e da relevância da Gestão Educacional na formação de professores no âmbito da FURG e existe empenho da universidade em discutir e adequar-se às determinações das DCNs de 2015. Todavia, é necessário que esse debate seja mantido e ampliado, pois, ainda, está em processo de construção.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG
    (2021) Oliveira, Elina Rodrigues de; Severo, Ricardo Gonçalves
    O acesso de pessoas negras ao ensino superior através da política de cotas no Brasil resulta da luta e mobilização do movimento negro do país bem como de influências externas. A implementação da Lei n. º 12.711/2012, a lei de cotas no ensino superior, nos leva à outras discussões, como a permanência e a preparação dos/as profissionais e instituições para receber o/a aluno/a cotista racial. Através da realização de entrevistas narrativas com oito estudantes de cursos de graduação da FURG, que tiveram seu conteúdo analisado através do Método Documentário, verificou-se a ocorrência do racismo estrutural e institucional na universidade, o que demonstra a necessidade de que haja mudanças na estrutura da universidade e a implementação de uma política antirracista pela instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e ativismo de mulheres nas redes sociais: um estudo sobre o Movimento #EleNão
    (2021) Pires, Desirée De Oliveira; Castro, Amanda Motta
    A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), analisou de que forma o Movimento #EleNão se originou e se organizou dentro das redes sociais, a partir do grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro (MUCB), visando impedir que um candidato com princípios que vão na contramão dos direitos humanos fosse eleito. Na última década, o movimento feminista tem se apropriado das redes sociais, entendendo esses espaços como potentes para discussões políticas e sociais. Assim, o movimento feminista tem os utilizado como uma importante ferramenta política capaz de construir não apenas espaços de informação, mas também que promovem uma educação política emancipadora para/pelas mulheres. Por conseguinte, este trabalho teve por objetivo compreender como o Movimento #EleNão oportunizou uma educação política, sendo ela partidária ou não, para/pelas mulheres; assim como analisar quais as práticas e os saberes que emergem da organização e da participação das mulheres no interior do MUCB. Para isso, utilizaram-se, como campo teórico-metodológico, pressupostos de uma etnografia digital que, atrelada a uma metodologia feminista, chamamos de uma etnografia digital feminista. Seguindo esse caminho e utilizando, como técnicas de pesquisa, as entrevistas, ouvimos mulheres que participam do movimento desde sua criação em 2018 e constatamos o quanto as redes sociais, se bem utilizadas, podem se configurar enquanto importantes ferramentas de transformação social. O trabalho que as mulheres participantes da pesquisa realizam, contribui para uma educação política para/pelas mulheres e demonstra o quanto as mulheres são um grupo protagonista de resistência ao conservadorismo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vivências de catadoras na cooperativa de reciclagem Santa Rita
    (2021) Ferreira, Cristiane Troina; Castro, Amanda Motta
    O presente trabalho foi desenvolvido para o Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU- FURG, na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças, e apresenta a história de três mulheres trabalhadoras da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita de Cassia. Usamos, nessa pesquisa, pressupostos teóricos de história oral e analisamos à luz de teóricas feministas como Helena Saffioti (1986, 1987, 2014) e Silvia Federici (2019, 2020) a trajetória de trabalho dessas mulheres. Essa dissertação tem por objetivo geral compreender como as mulheres que se ocupam da catação de material reciclado reconhecem sua identidade atrelada a esse trabalho. E os objetivos específicos são: discutir o processo de construção identitária dessas mulheres; entender o lugar que as mulheres ocupam na cooperativa; identificar a percepção sobre o mundo do trabalho das mulheres participantes da pesquisa. Essa dissertação é de caráter qualitativo, que vislumbra através de pressupostos metodológicos de história oral, compartilhar a vivência de mulheres por muito tempo silenciadas, analisando através de suas trajetórias as suas perspectivas de vida e seus cotidianos na rotina do trabalho com a catação de matérias recicláveis. A luta cotidiana se entrelaçou com os referenciais teóricos utilizados nesse trabalho e proporcionaram o fortalecimento do debate a respeito das mulheres e o trabalho, possibilitando a compreensão da lógica capitalista e patriarcal que resulta na exclusão das mulheres no trabalho e, sobretudo as mulheres mais pobres. Reconhecendo a luta, sororidade e o direito de ser que essas mulheres conquistaram e conquistam todos os dias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi : memórias da Associação à fundação em Rio Grande/RS
    (2021) Gonçalves, Clarice Janaína de Oliveira; Chaigar, Vânia Alves Martins
    O presente trabalho é o resultado final da pesquisa que visa compor memórias a respeito da fundação da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi situada em Rio Grande – RS/Brasil. O trabalho dirigido à educação de crianças autistas na referida cidade iniciou por volta de 1980 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Lá a psicóloga Maria Lucia Von Ameln Luzzardi se dedicava a acompanhar um pequeno grupo junto a uma equipe multidisciplinar em uma época de pouca informação e muita exclusão social. Dessa experiência resultou a formação da AMAR - Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande, um movimento de acolhimento e luta por direitos dos autistas, que já em meados da década de 1990 foi municipalizada e tornou-se a primeira Escola de Educação Especial na cidade. Trata-se, portanto de um trabalho polifônico realizado com base em entrevistas semiestruturadas com as precursoras da Associação e a família da psicóloga cuja Escola recebe seu nome em reconhecimento e homenagem. Com o objetivo de registrar memórias a respeito dos percursos que constituíram o processo de proposição, criação e organização desse espaço conseguimos apresentar aqui narrativas familiares sobre a trajetória pessoal e profissional de Maria Lucia, a solidão das mães diante do diagnóstico dos filhos até o encontro com a psicóloga, o vazio provocado por seu afastamento e falecimento, a organização de movimentos em busca de acesso a saúde e educação especial e também os recomeços e reformatações do grupo após essa perda. Assim, utilizou-se aqui a História Oral como método de coleta de dados além de fotografias cedidas pelos próprios colaboradores, devido à inexistência de documentos que tratem desse período. A investigação buscou agregar material documental ao arquivo histórico da cidade e remontar, compreender e contribuir com a história da educação especial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS
    (2021) Espindola, Carolina Dos Santos; Nogueira, Gabriela Medeiros
    Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas, trata-se de uma pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2019 e 2021, que teve por objetivo investigar de que modo as práticas de leitura e escrita são desenvolvidas no cotidiano da Educação Infantil – EI, mais especificamente na pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Deborah Thomé Sayão, localizada no município de Rio Grande/RS. Utilizo como referencial teórico, trazendo diferentes concepções acerca da temática, os estudos de Baptista (2010, 2017), Goulart (2003, 2005, 2014), Galvão (2016), Augusto (2003), Araújo (2017), Vygotsky (1991), Soares (2004, 2009, 2020) e Morais (2019). A investigação aconteceu em um contexto de pandemia, onde foi necessário um período de distanciamento social que impediu a realização de aulas presenciais em todos os níveis de educação, sendo assim, a metodologia da pesquisa precisou de alterações. Partindo de uma abordagem metodológica qualitativa (BODGAN e BIKLEN, 1994), foi realizada uma pesquisa documental (GIL, 2008) onde foram analisados três projetos pedagógicos realizados em turmas de nível II envolvendo práticas de leitura e de escrita, registros de atividades postados no perfil do Facebook da escola e entrevistas realizadas com a Coordenadora Pedagógica e com as professoras das turmas. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido com as crianças envolvendo a leitura e a escrita vai ao encontro das concepções defendidas por Baptista (2010, 2017), entendendo que são objetos culturais dos quais as crianças podem e devem se apropriar desde a Educação Infantil e propiciando um contato com a cultura escrita dos bebês as crianças pequenas. As práticas realizadas na escola demonstram que é possível, mesmo em um contexto de pandemia, realizar um trabalho com a leitura e com a escrita na Educação Infantil sem deixar de lado as especificidades da etapa. Dentre as práticas, destacaram-se a contação, a leitura e a criação de histórias para e pelas crianças e o uso do desenho acompanhado da escrita, seja ela espontânea por parte das crianças ou utilizando a professora como escriba, para registrar as aprendizagens e as criações das crianças. As análises demonstram que, rompendo com uma perspectiva mecânica, sem sentido e enfadonha, a escola propicia as crianças o contato com a cultura escrita valorizando sua curiosidade, suas criações e suas narrativas, através do lúdico, do imaginário e da brincadeira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prácticas de educación popular para el acceso a La Universidad de Antioquia: estudio de caso del preuniversitario Paulo Freire
    (2021) Velez, Carlos Guillermo Mojica; Castro, Amanda Motta
    El acceso a la Universidad de Antioquia hace parte de la reproducción de la desigualdad social en Medellín, Colombia. Por esto, se denuncia las barreras que los y las jóvenes pobres tienen para ingresar a la educación superior, y cómo la Universidad en sus políticas es una institución meritocracia, neoliberal y masificada. Ante esto, se realiza un estudio de caso de las prácticas educativas del preuniversitario Popular Paulo Freire en Medellín (Col), para hacer una crítica radical a la universidad y mostrar otras alternativas políticas y pedagógicas que desde la educación popular y los movimientos sociales se construyen. Aquí se resalta algunos principios freirianos que han orientado otras formas de organización del movimiento estudiantil para el acceso como son el dialogo problematizador, la solidaridad, la esperanza, la amistad en la militancia, la interdisciplinariedad, la lectura crítica del mundo, el arte y los juegos. Todo eso basado en la educación popular, para concluir finalmente en el sentido político que tiene el acceso y la importancia de potenciar el trabajo de los colectivos estudiantiles.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Por uma pedagogia antiespecista: experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS
    (2021) Nunes, Andriara Nunes; Chaigar, Vânia Alves Martins
    A negação à ternura se faz presente em muitas instituições sociais. A complexa relação cognitiva-afetiva, principalmente no processo de ensino-aprendizagem, evidencia a fenda ainda maior ao encontro terno com o outro, que não o autoproclamado humano, separação advinda do paradigma antropocêntrico especista herdado pela sociedade ocidental, que consiste em uma suposta supremacia perante aos outros seres em suas mais diversas formas de vida. Considerando a educação como processo dialógico crítico-reflexivo para a libertação, propomos problematizar a influência da conexão afetividade-cognitividade no despertar de novos olhares para as relações com os animais, no percurso de reconhecimento e superação do especismo, e investigar que práticas pedagógicas antiespecistas, com vistas à sacralização da vida, que recuperem e aprofundem a conexão (perdida/banida/exilada) entre cognição e sensibilidade, são possíveis, no presente, nas escolas. Percorre a memória, a narrativa autobiográfica da própria pesquisadora, como fonte e ferramenta metodológica de pesquisaformação, concomitantemente ao método de análise documental e bibliográfico, dialogando com referenciais teóricos importantes como Paulo Freire, Leon Denis, Sônia Felipe, Miguel Arroyo, Luis Carlos Restrepo, Marco Maurizi, na construção e defesa de pedagogias outras, aqui proposta como uma pedagogia antiespecista. O estudo recuperou fatias de um passado de lutas e resistências na defesa de políticas públicas conquistadas pelos direitos animais na cidade do Rio Grande/RS, inscrevendo, a partir das experiências docentes e discentes, outras possibilidades de comprometimento com o outro, como exigência ética ao (re)criar diferentes críticos/reflexivos/ternos olhares, pensamentos, comportamentos, com vistas à transformação, ao desfazer os nós internalizados do especismo, isto é, do preconceito e da estrutura social de exploração, através de uma educação centrada na vida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As políticas curriculares contemporâneas para a Educação Infantil: uma estratégia de governamento das infâncias
    (2021) Cruz, Amanda Porto da; Mota, Maria Renata Alonso
    Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo, tem por objetivo analisar os deslocamentos do conceito infância e seus modos de educá-la nas políticas curriculares contemporâneas para a etapa da Educação Infantil. Para isso, foram analisados documentos oficiais que ganham notoriedade no contexto contemporâneo, os quais são: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A realização dessa pesquisa se pautou na perspectiva pós-estruturalista, com as contribuições do autor Michel Foucault, sendo utilizado conceitos-ferramentas, tais como: governamento e a noção de governamentalidade como grade de inteligibilidade. A metodologia deste estudo foi construída a partir de cunho qualitativo, problematizador e analítico, empreendendo três eixos de análise que se articulam para compreender as estratégias de governamento infantil. O primeiro eixo busca mostrar os discursos sobre as crianças nos documentos, onde, nas Diretrizes, se configuram como infância de direitos para que possam exercer sua cidadania e fazerem parte da engrenagem social neoliberal. Já a BNCC, ao mesmo tempo que traz discursos com relação ao direito, se desloca para a noção de uma infância competente, tendo em vista a ênfase nas competências e habilidades, para que possam entrar no jogo econômico. O segundo eixo explicita como as crianças vêm sendo alvo de investimento para evitar os riscos que podem vir a apresentar na vida em sociedade. Nas DCNEI, há um investimento da infância no presente, ao apresentarem as interações e as brincadeiras como eixo do currículo, bem como a autonomia das crianças. Na BNCC, é possível perceber um investimento da infância no futuro, o qual vai instituir aprendizagens mínimas que precisam ser obtidas para serem bem-sucedidas. No terceiro eixo, apresenta-se os discursos que explicitam as formas como a infância vem sendo educada, produzindo a conduta infantil. Nas DCNEI, foi possível identificar as práticas pedagógicas a partir da diversidade de experiências. Já na BNCC foi possível perceber o deslocamento para uma prática pedagógica que apresenta objetivos por faixa etária e o acirramento da regulação docente, por meio da padronização do currículo. A partir destes deslocamentos, foi possível destacar as estratégias de governamento da infância, sendo operadas a partir de uma racionalidade neoliberal, que se (re)configura de formas diferentes nas políticas curriculares contemporâneas para a infância.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Problematizações sobre a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental: espaços, tempos e relações pedagógicas
    (2021) Aguiar, Aline Freire De Souza; Esperança, Joice Araújo
    Nesta Dissertação investigo a transição escolar dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, analiso o contexto de salas de aula de 5º e 6º ano de duas escolas da Rede Pública da cidade de Rio Grande/RS. Essa análise oportunizou a convivência com estudantes e professoras de ambas as etapas do Ensino Fundamental, o que possibilitou a vivência da transição escolar. O entendimento da rotina escolar como principal modificação dentro do espaço escolar em meio à transição, imbricada na construção do aluno e na prática educativa devido à configuração histórica e cultural que constituem a instituição escolar, levou-me a estabelecer conexões com os estudos de Barbosa (2006), Sacristán (2005), Zabala (1998) e Dias-da-Silva (1997). Tais estudos, juntamente com a análise do material empírico, proporcionaram-me a discussão de três eixos temáticos: espaço escolar, tempo escolar e as relações da escola, os quais proporcionaram uma problematização da rotina escolar com ênfase nas peculiaridades da transição estudada. A estratégia de análise consistiu em identificar marcas recorrentes na transição escolar, possibilitando a discussão em relação às diferenças e semelhanças do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, o material empírico foi composto por caderno de observações da sala de aula, narrativas dos estudantes obtidas no momento da intervenção realizada na escola, narrativas das professoras por meio de questionários aplicados e aprofundamento da leitura do Projeto Político Pedagógico das escolas. Dessa forma, as proposições que interligam as análises destacam que a quebra da rotina escolar com a passagem para os anos finais do Ensino Fundamental está relacionada com a modificação da estrutura e da identificação do estudante com a escola, ocasionando possibilidades e desafios para a comunidade escolar, uma vez que o aluno recebe diferentes responsabilidades, autonomia e a oportunidade de desenvolver o protagonismo infanto-juvenil junto a seus pares. Saliento, que por meio desta pesquisa, identifiquei que a mudança na rotina escolar acontece até mesmo nas escolas que oportunizam o Ensino Fundamental completo, distinguindo visivelmente anos iniciais dos anos finais. Assim, neste texto, proponhome a discutir estratégias para diminuir as barreiras que a transição pode causar ao estudante do 6º ano do Ensino Fundamental e proporcionar uma reflexão às professoras e gestoras que atuam com esse grupo de ensino.