IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2067
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- ItemEducação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho(2013) Witt, Julia Rovena; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Anello, Lucia de Fatima Socoowski deO presente trabalho constituiu-se em uma investigação que buscou analisar uma experiência de educação ambiental (EA) desenvolvida pela ONG Instituto Curicaca em unidades de conservação (UCs) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Esta é representada pela “Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, desenvolvida entre os anos de 2005 e 2010, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de cinco municípios da região. A partir disso, objetivou-se compreender a repercussão que o processo educativo desenvolvido nessa Ação Cultural de Criação gerou nas práticas pedagógicas das educadoras que dele participaram. Historicamente, a criação e implantação de UCs esteve vinculada a uma perspectiva dissociativa da relação ser humano-natureza, sendo apreciadas como “ilhas de natureza intocável”. No Brasil, foram regulamentadas pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), configurando-se em espaços com diferentes características e fins, de acordo com sua categoria, sendo que a educação e a interpretação ambiental apresentam-se dentre os objetivos de unidades da categoria “parque”. Nesse sentido, as ações de educação ambiental propostas pela ONG foram empreendidas principalmente nesses espaços protegidos, com a intenção de trabalhar com as escolas inseridas nos microcorredores ecológicos definidos para a região do Litoral Norte. Para a elucidação dos resultados gerados, a investigação foi feita a partir de pesquisa qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a análise de relatórios das ações educativas realizadas com professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras que participaram dessa ação. A sistematização dos dados foi feita a partir da análise textual discursiva (ATD), aliada à compreensão do subtexto. Para isso, foram consideradas três categorias a priori na pesquisa: práxis, consciência e autonomia. A análise foi feita à luz do materialismo histórico dialético e da EA crítica transformadora emancipatória, entendendo-se a questão ambiental configurada na integração e inter-relação entre as dimensões biológica, social, econômica e política. Os resultados encontrados permitem concluir que ações de EA continuam a ser desenvolvidas nas escolas da região, com a incorporação e apropriação de práticas pedagógicas ressignificadas pelas educadoras, em uma confluência de ações vinculadas tanto a práticas mais comportamentalistas de EA quanto a propostas mais críticas e com potencial transformador. Com isso, propõese que UCs podem se constituir em importantes espaços educativos, potencializadores na construção de uma “práxis ambiental”.
- ItemOlhares sobre os processos do trabalho técnico social, junto aos moradores reassentados nos Conjuntos Residenciais Getúlio VargasI e II na perspectiva da educação ambiental transformadora.(2018) Souza, Anderson Pires de; Anello, Lucia de Fatima Socoowski deO presente projeto de pesquisa, para elaboração da dissertação, aborda o processo de expansão portuária e o impacto do mesmo sobre a população moradora do Bairro Getúlio Vargas, conhecida popularmente como BGV, bairro, este, periférico, localizado no entorno do Porto Novo do Rio Grande no município de Rio Grande -RS/Brasil. O foco da pesquisa parte do processo de reassentamento de 290 famílias que ocupavam as adjacências do Pátio Automotivo do Porto Novo do Rio Grande e que foram distribuídas em dois condomínios. Sendo, 220 famílias no Residencial Getúlio Vargas I e 180 famílias no Residencial Getúlio Vargas II. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Intervenção de Favelas do Governo Federal junto aos recursos financeiros da Caixa Econômica Federal e com relevância nos processos educativos, está em desenvolvimento junto a essa comunidade o Trabalho Técnico Social denominado (TTS-PAC BGV). Em vista disso, analisou-se esse processo por meio da teoria relacionada à Educação Ambiental Emancipatória e transformadora, linha teórica que busca analisar como os grupos sociais desfavorecidos ou que vivem em condições de vulnerabilidade encontram estratégias de superação ou de mitigação da sua situação de desigualdade social.
- ItemO processo formativo em economia popular solidária das lideranças dos empreendimentos atendidos pelo nudese-furg: contribuições à educação ambiental crítica(2019) Nobre, Lucia Regina; Anello, Lucia de Fatima Socoowski deA presente pesquisa aborda o tema dos processos formativos em Economia Popular Solidária das lideranças dos empreendimentos econômicos solidários atendidos pelo NUDESE - FURG e as contribuições para Educação Ambiental Crítica. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso que investiga as formações dos trabalhadores associados dos empreendimentos estando ancorada no referencial teórico adotado, o materialismo histórico-dialético. Assim, por meio deste método procura-se desvendar a realidade, ou seja, as formas históricas das relações sociais estabelecidas. A pesquisa parte da revisão bibliográfica sobre o tema, bem como da experiência do trabalho que realizamos junto a empreendimentos econômicos solidários, ao longo de dez anos. Além da prática com os trabalhadores, sujeitos da pesquisa, este trabalho contou também com visitas de campo realizadas em cada um dos empreendimentos, questionários fechados, entrevistas semiestruturadas, acompanhamento sistemático e encontros formativos. A metodologia desta pesquisa consistiu em desenvolver e analisar um processo formativo a partir do acompanhamento sistemático das atividades e do entendimento dos participantes dos cursos registrados por meio da realização de entrevistas. Para estabelecer as categorias de análise foi feito o exercício de responder as perguntas propostas para que, desta forma, pudesse estabelecer o ponto de vista da pesquisadora e, assim, sistematizar as vivências como extensionista e por consequência avaliar a influência nos resultados. Tal procedimento permitiu o levantamento das categorias de análise e me preparou para realizar as entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Como resultado, apresento os limites e possibilidades da Economia Popular Solidária, ou seja, dos empreendimentos econômicos solidários que já nascem como instrumentos da classe trabalhadora contra o desemprego estrutural e o despotismo do trabalho. Trago também as aproximações da Economia Popular Solidária e da Educação Ambiental Critica, apresentando-as como um grande potencial de transformação social da realidade por estarem diretamente ligadas à prática social elegendo três aproximações centrais que são: categoria trabalho como ponto crucial para o desenvolvimento humano; a aprendizagem como um processo participativo, emancipatório e transformador e por fim ser contra a desumanização.
