Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)

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    Aprender a ser educador da Educação de Jovens e Adultos nos ambientes onde transitam: o olhar de uma educadora ambiental
    (2013) Barreto, Sabrina das Neves; Dias, Cleuza Maria Sobral; Zasso, Silvana Maria Bellé
    As trajetórias de formação de quatro educadoras da EJA constituem o campo de estudo desta Tese, que tem como propósito compreender o que contam as educadoras de jovens e adultos sobre os ambientes que as constituem. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória profissional e as trajetórias das professoras, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental. Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica, que encaminhou o processo de produção de informações, a partir das narrativas, assim como também orientou a análise textual das narrativas expressas pelas quatro educadoras, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma, interpretando os sentidos dados aos seus ambientes de formação. A análise das narrativas mostra que a formação e as práticas educativas, assim como as especificidades da EJA foram evidenciadas pelas educadoras, revelando a realidade e o movimento desta modalidade de ensino na história da educação brasileira. Elas mostraram que a docência na EJA ainda é vivida sem a formação acadêmica específica e que esta vai sendo construída na prática profissional, especialmente, na relação com os alunos no espaço da sala de aula. Embora não deixem de indicar a importância da participação nos seminários, cursos, congressos, bem como, da contribuição das leituras individuais e das trocas de experiências com os colegas como constitutivos dos ambientes formativos; denunciam de forma contundente a escassez de políticas públicas permanentes para a formação dos educadores da EJA.
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    O processo de alfabetização no MOVA-RS: narrativas e significados na vida de mulheres
    (2005) Barreto, Sabrina das Neves; Dias, Cleuza Maria Sobral
    As trajetórias de três mulheres constituem o campo de estudo desta dissertação de mestrado, que tem como objetivo analisar os significados e os sentidos da alfabetização para sujeitos que participaram de uma turma do MOVA-RS, do Bairro Bosque Silveira, na cidade do Rio Grande. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória no Movimento de Alfabetização e as trajetórias das mulheres, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental.Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica e nos princípios da etnografia,que encaminharam o processo de coleta de dados, a partir das narrativas e das observações no contexto local, assim como também orientaram a análise textual das narrativas expressas pelas três mulheres, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma delas, interpretando os sentidos e os significados atribuídos em cada experiência. A análise das narrativas mostra que as trajetórias falam de histórias diferentes, mas que se assemelham na forma como cada uma das mulheres vivenciou-vivencia os significados da alfabetização. Ler e escrever é, para elas, a possibilidade de ocupar um lugar social, de realizar atividades antes “proibidas” e de posicionar-se em relação à condição de opressão vivida por não possuírem tal ferramenta. As participantes da pesquisa expressam, na leitura que hoje fazem da própria vida, do mundo..., as experiências vividas a partir da alfabetização, o que lhes oportunizou construir novas relações com o ambiente onde vivem e com a sua própria história. Ao afirmar isso, revelam, também, os significados do processo de alfabetização vivido no MOVA-RS, destacando a relação de confiança estabelecida com a professora e a proposta metodológica como desencadeadoras de processos de construção de saberes relevantes vida.