IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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- ItemAs Histórias que os Pescadores não Contaram: construindo sonhos e Narrativas Através das Vivências do Grupo de Artesãs da Barra.(2008) Monteiro, Alice Fogaça; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesA presente pesquisa de mestrado investiga as possibilidades de transformações em nossa realidade a partir dos nossos sonhos. Para isso, é estudada a experiência vivida dentro de um grupo de artesãs da comunidade pesqueira da 4ª Secção da Barra do Rio Grande/RS. Nesta comunidade a economia gira em torno da pesca artesanal e industrial, nas quais os homens exercem a profissão de pescadores. À suas mulheres, cabe o serviço doméstico e o cuidado com os filhos, impossibilitando-as de exercerem um trabalho fora de suas casas. No entanto, em 2004, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental- NEMA ofereceu às mulheres da comunidade, diversos cursos de artesanato voltados à valorização local. Após os cursos, algumas das participantes decidiram formar o Grupo de Artesãs da Barra – GAB. Durante esses anos de convivência elas foram me contando sobre suas transformações, sonhos, realizações e superações, desencadeadas pelas vivências e convivências dentro do GAB. Desta forma, apostamos que a metodologia da pesquisa narrativa possibilita aos participantes da pesquisa, que ao mesmo tempo em que relatam suas experiências e sonhos, possam, reinventar-se, fazer uma nova leitura, se auto-conhecerem, abrindo assim possibilidades de reflexões que desencadeiem transformações. Assim, através das narrativas das integrantes do GAB buscamos compreender as motivações que as fizeram “quebrar as regras de sua comunidade” e unirem-se na busca de uma nova vida e de novos sonhos. Portanto esta pesquisa, inserida no campo da Educação Ambiental não-formal, trata das transformações ocorridas em mim e nas mulheres do GAB viabilizadas por sonhos individuais e coletivos, despertos e constituídos através da educação ambiental. Esperamos, a partir disso, evidenciar a importância do sonho tanto na vida dos educadores quanto na vida dos educandos, percebendo o sonho como motivador e desencadeador de transformações de valores e atitudes dos seres humanos frente a si mesmos e ao mundo em que se inserem.
- ItemAs histórias que os pescadores não contaram: construindo sonhos e narrativas através das vivências do grupo de artesãs da Barra(2008) Monteiro, Alice Fogaça; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesA presente pesquisa de mestrado investiga as possibilidades de transformações em nossa realidade a partir dos nossos sonhos. Para isso, é estudada a experiência vivida dentro de um grupo de artesãs da comunidade pesqueira da 4ª Secç ão da Barra do Rio Grande/RS. Nesta comunidade a economia gira em torno da pesca artesanal e industrial, nas quais os homens exercem a profissão de pescadores. À suas mulheres, cabe o serviço doméstico e o cuidado com os filhos, impossibilitando-as de exercerem um trabalho fora de suas casas. No entanto, em 2004, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambie ntal- NEMA ofereceu às mulheres da comunidade, diversos cursos de artesanato voltados à valorização local. Após os cursos, algumas das participantes decidiram formar o Grupo de Artesãs da Barra – GAB. Durante esses anos de convivência elas foram me contando sobre suas transformações, sonhos, realizações e superações, desencadeadas pelas vivên cias e convivências dentro do GAB. Desta forma, apostamos que a metodologia da pesquisa narrativa possibilita aos participantes da pesquisa, que ao mesmo tempo em que relatam suas experiências e sonhos, possam, reinventar-se, fazer uma nova leitura, se auto-conhecerem, abrindo assim possibilidades de reflexões que desencadeiem transformações. Assim, a través das narrativas das integrantes do GAB buscamos compreender as motivações que as fizer am “quebrar as regras de sua comunidade” e unirem-se na busca de uma nova vida e de novos sonhos. Portanto esta pesquisa, inserida no campo da Educação Ambiental n ão-formal, trata das transformações ocorridas em mim e nas mulheres do GAB viabilizadas por sonhos individuais e coletivos, despertos e constituídos através da educação ambien tal. Esperamos, a partir disso, evidenciar a importância do sonho tanto na vida dos educadores q uanto na vida dos educandos, percebendo o sonho como motivador e desencadeador de transformações de valores e atitudes dos seres humanos frente a si mesmos e ao mundo em que se inserem.
