IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2067
Navegar
18 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemA Educação Ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística: revisitando os passos do guia – educador com viajantes na Costa Doce/RS(2007) Botelho, Daniel Moraes; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesEste trabalho pretende compreender a educação ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística, revisitando os passos do guia-educador com viajantes na Costa Doce. Tal proposta justifica-se como um direcionamento através de um estudo da prática do guia de turismo e professor que busca, com o turismo, o despertar para uma relação mais harmônica do ser humano com o espaço visitado, propondo, na experiência turística, outras relações entre o eu-lugar-outro. A metodologia empregada apóia-se nos pressupostos básicos da educação ambiental, na imaginação criadora de Gaston Bachelard e nos sonhos para reinventar e humanizar as viagens turísticas. As repercussões deste trabalho buscam despertar imagens, nos viajantes da Costa Doce, para possibilitar que os mesmos possam produzir diferentes interpretações de três questões de pesquisa: o encontrar-se a si próprio, o viver e o agir de forma diferente e as estratégias de educação para as viagens. Com a interpretação dessas questões é que se busca a inferência da educação ambiental nas viagens turísticas.
- ItemAs histórias que os pescadores não contaram: construindo sonhos e narrativas através das vivências do grupo de artesãs da Barra(2008) Monteiro, Alice Fogaça; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesA presente pesquisa de mestrado investiga as possibilidades de transformações em nossa realidade a partir dos nossos sonhos. Para isso, é estudada a experiência vivida dentro de um grupo de artesãs da comunidade pesqueira da 4ª Secç ão da Barra do Rio Grande/RS. Nesta comunidade a economia gira em torno da pesca artesanal e industrial, nas quais os homens exercem a profissão de pescadores. À suas mulheres, cabe o serviço doméstico e o cuidado com os filhos, impossibilitando-as de exercerem um trabalho fora de suas casas. No entanto, em 2004, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambie ntal- NEMA ofereceu às mulheres da comunidade, diversos cursos de artesanato voltados à valorização local. Após os cursos, algumas das participantes decidiram formar o Grupo de Artesãs da Barra – GAB. Durante esses anos de convivência elas foram me contando sobre suas transformações, sonhos, realizações e superações, desencadeadas pelas vivên cias e convivências dentro do GAB. Desta forma, apostamos que a metodologia da pesquisa narrativa possibilita aos participantes da pesquisa, que ao mesmo tempo em que relatam suas experiências e sonhos, possam, reinventar-se, fazer uma nova leitura, se auto-conhecerem, abrindo assim possibilidades de reflexões que desencadeiem transformações. Assim, a través das narrativas das integrantes do GAB buscamos compreender as motivações que as fizer am “quebrar as regras de sua comunidade” e unirem-se na busca de uma nova vida e de novos sonhos. Portanto esta pesquisa, inserida no campo da Educação Ambiental n ão-formal, trata das transformações ocorridas em mim e nas mulheres do GAB viabilizadas por sonhos individuais e coletivos, despertos e constituídos através da educação ambien tal. Esperamos, a partir disso, evidenciar a importância do sonho tanto na vida dos educadores q uanto na vida dos educandos, percebendo o sonho como motivador e desencadeador de transformações de valores e atitudes dos seres humanos frente a si mesmos e ao mundo em que se inserem.
- ItemSistemas Urbanos sob o Enfoque da Educação Ambiental: uma proposta utilizando o game SimCity e o programa STELLA(2006) Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann; Santos, Arion de Castro Kurtz dosEste trabalho, desenvolvido dentro da linha de pesquisa EducaçãoAmbiental Ensino e Formação de Educadores (EAEFE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, objetivou consolidar uma proposta de Educação Ambiental, tendo por base a problematização da sociedade urbanizada, com o apoio da simulação dinâmica da cidade e o desenvolvimento da compreensão sistêmica, a fim de contribuir para o entendimento dos sócio-ecossistemas urbanos como forma de auxiliar a construção de sociedades sustentáveis12. A proposta consistiu na elaboração de material instrucional utilizado em curso oferecido a um grupo de pesquisa caracterizado por uma composição multidisciplinar e participação da sociedade civil, nos moldes do planejamento urbano participativo introduzido pelo Estatuto da Cidade. A proposta fôra composta por conceitos de dinâmica de sistemas urbanos, desenvolvidos por Jay W. Forrester (1969), fundamentos da Educação Ambiental, e utilização de ambiente virtual de aprendizagem, que contou com o software de modelagem computacional STELLA13 e o game SimCity14, da categoria simulação, ambos fundamentados em conceitos da dinâmica de sistemas. O método utilizado para a coleta de dados foi a observação e registro da interação do grupo a partir da realização das atividades propostas, depoimentos escritos pelos alunos como parte das atividades do curso, e gravação das discussões estimuladas por leituras e análises dos modelos urbano e de mundo. Os dados obtidos foram analisados com apoio do método de Análise Textual Qualitativa. Com essa proposta educativa pretendeu-se encontrar um novo viés para o estudo dos sistemas urbanos, através da linguagem lúdica propiciada pelos jogos de computador aliada à ferramenta de modelagem quantitativa. A pesquisa demonstrou, que a proposta foi capaz de estimular discussões de maneira a problematizar vários aspectos da sociedade urbana atual, entre eles: modelo econômico, social e cultural e responsabilidade ambiental-urbana. Também foi possibilitada a explicitação de alguns modelos mentais dos alunos acerca dos temas abordados.
- ItemNa interação com as produções televisivas, as crianças aprendem sobre gênero, violência e consumo(2006) Esperança, Joice Araújo; Dias, Cleuza Maria SobralA presente investigação, integrada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores/as, buscou investigar as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando ensinamentos presentes nesses espaços educativos, segundo o ponto de vista infantil. Fundamenta-se nas idéias de autores que estudam as temáticas TV-criança e TV-escola, dentre os quais destacam-se Giroux (2001), Merlo-Flores (2003), Porto (2001), Penteado (1999) e Moran (2003), para defender o argumento de que a mídia televisiva educa, ainda que tenha como objetivos informar, entreter e divertir. Participaram do estudo vinte e quatro estudantes de uma classe de alfabetização, de uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande. Seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa e as orientações de Sarmento e Pinto (1997), Dermatini (2002) e Gobbi (2002) sobre a condução da investigação com crianças, foram combinadas três técnicas de coleta de dados: Observação Participante, Entrevista Coletiva e Oficinas. Os principais achados da pesquisa indicam que as crianças constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso em seus cotidianos. Entretanto, foi possível inferir que as relações estabelecidas entre os sujeitos e as produções da mídia televisiva não se constituem como um processo homogêneo de assimilação passiva; ao contrário, as análises apontam para a existência de uma ação/influência mútua ou recíproca entre mídia e público infantil. Diante destas constatações, afirma-se a necessidade de que as propostas pedagógicas no contexto escolar considerem a diversidade de práticas e espaços de aprendizagem, como as mídias, pelos quais as crianças têm acesso a informações e constroem, de modo interativo, conceitos e valores na contemporaneidade.
- ItemA cooperação como princípio da Educação Ambiental presente nos projetos de aprendizagem(2008) Vaniel, Berenice Vahl; Laurino, Débora PereiraEsta dissertação enfoca um trabalho de pesquisa que investigou como a cooperação, enquanto princípio da Educação Ambiental, está sendo operada no Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna), no âmbito de uma escola. Conforme o texto evidencia, o Projeto Escuna tem por princípio o trabalho com a metodologia de projetos de aprendizagem, o qual se constitui com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Para fundamentar essa experiência vivida, fizemos um estudo da teoria piagetiana e buscamos o entrelaçamento com a teoria de Humberto Maturana, tendo como elo a cooperação. Dialogamos, também, com autores que experenciam e conversam sobre a metodologia de projetos de aprendizagem. Ao longo deste trabalho, é enfatizada uma concepção essencial quanto ao desenvolvimento da pesquisa em foco, ou seja, o fato de a cooperação ser perpassada pela compreensão de que vivemos neste mundo e o compartilhamos com os outros seres vivos e “não-vivos”, construindo, a cada momento, possibilidades de convivência solidária. Buscamos compreender e explicitar o coletivo do Escuna, através de um olhar de observadora sobre uma das escolas, a fim de observar as suas ações na constituição de um coletivo. Para compreender o movimento da ação escolar utilizamos análise de conteúdo de entrevistas abertas realizadas com três professoras. A partir da proposta de unitarização e de categorização das entrevistas emergiram as categorias “Dinâmica de Gestão Cooperativa” e “Dinâmica Metodológica”. As análises apontam que a co-operação possibilita a convivência em uma sociedade justa e fraterna, sempre que o respeito mútuo e a aceitação das diferenças se manifestarem nas ações dos sujeitos.
- ItemO processo de alfabetização no MOVA-RS: narrativas e significados na vida de mulheres(2005) Barreto, Sabrina das Neves; Dias, Cleuza Maria SobralAs trajetórias de três mulheres constituem o campo de estudo desta dissertação de mestrado, que tem como objetivo analisar os significados e os sentidos da alfabetização para sujeitos que participaram de uma turma do MOVA-RS, do Bairro Bosque Silveira, na cidade do Rio Grande. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória no Movimento de Alfabetização e as trajetórias das mulheres, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental.Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica e nos princípios da etnografia,que encaminharam o processo de coleta de dados, a partir das narrativas e das observações no contexto local, assim como também orientaram a análise textual das narrativas expressas pelas três mulheres, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma delas, interpretando os sentidos e os significados atribuídos em cada experiência. A análise das narrativas mostra que as trajetórias falam de histórias diferentes, mas que se assemelham na forma como cada uma das mulheres vivenciou-vivencia os significados da alfabetização. Ler e escrever é, para elas, a possibilidade de ocupar um lugar social, de realizar atividades antes “proibidas” e de posicionar-se em relação à condição de opressão vivida por não possuírem tal ferramenta. As participantes da pesquisa expressam, na leitura que hoje fazem da própria vida, do mundo..., as experiências vividas a partir da alfabetização, o que lhes oportunizou construir novas relações com o ambiente onde vivem e com a sua própria história. Ao afirmar isso, revelam, também, os significados do processo de alfabetização vivido no MOVA-RS, destacando a relação de confiança estabelecida com a professora e a proposta metodológica como desencadeadoras de processos de construção de saberes relevantes vida.
- ItemInventar é (re) existir: a produção de sentidos na constituição de professores educadores ambientais(2008) Cupelli, Rodrigo Launikas; Galiazzi, Maria do CarmoEsta pesquisa apresenta os sentidos emergentes da interface entre o aprofundamento teórico do conceito de resistência e as experiências profissionais de um grupo composto por quatro professores educadores ambientais em formação permanente. Dentre os professores participantes, dois possuem formação inicial em Química, um em Biologia e o outro em Geografia, sendo que todos possuem envolvimento acadêmico direto com a Educação Ambiental. Para comunicar os resultados da pesquisa, foram produzidas quatro narrativas ficcionais, onde a teoria serviu de sustentação para a trama baseada nos (auto) relatos (orais e escritos) dos professores e na convivência do pesquisador com o grupo. A metodologia utilizada foi baseada nos discursos de pesquisa narrativa, na qual o objetivo de estudo é a experiência dos participantes e esta é estudada e comunicada também de modo narrativo. Em relação ao aprofundamento do conceito de resistência, buscou-se firmar um diálogo com a literatura, ressaltando a polissemia desse conceito. A aposta foi a de não conceber as resistências enquanto limite do/no outro, mas como movimentos relacionais de constituição dos sujeitos, movimentos estes intrínsecos aos espaços de (trans)formação. Logo, é a partir das resistências e com elas que se estabelecem diálogos problematizadores, levando em consideração os contextos dos sujeitos e suas histórias. As narrativas ficcionais explicitam, justamente, esta positividade das resistências, fazendo da ficção uma possibilidade de experimentação da realidade. As histórias resultaram de uma interpretação do pesquisador dos sentidos emergentes no contexto da pesquisa e contou com a participação direta dos professores. Quanto a estes, destacou-se a intensificação do sentido de pertencimento deles ao campo da Educação Ambiental, bem como o fortalecimento desse grupo enquanto uma comunidade. Como se deu em espaços formativos, esta pesquisa também teve um papel político na constituição do pesquisador, já que através dessa experiência pode (re)significar seu papel enquanto pesquisador e professor educador ambiental em formação. Disso resultou a proposição de que as ações de pesquisa e formação em Educação Ambiental nos espaços formais são mais intensas quando o pesquisador e/ou formador se encontra imerso no contexto, sendo parte intrínseca daquilo que deseja transformar. As narrativas ficcionais visam um leitor-professor em constituição na interface com campo da Educação Ambiental e podem ser utilizadas para promover debates em espaços formativos afins.
- ItemTermo de ajustamento de conduta: uma contribuição da Educação Ambiental na construção de um saber ambiental(2008) Machado, Maria Isabel Lopes; Lunardi, Valéria LerchA legislação ambiental tutela o ambiente ecologicamente equilibrado como extensão do direito à vida, disciplinando ações de fiscalização e, quando constata ameaça ou a ocorrência de dano ambiental autua o infrator e, dentre outras medidas, confere ao sujeito a possibilidade de ajustar a sua conduta aos preceitos legais através do instrumento Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O TAC é uma forma de acordo que busca diretamente o compromisso da reparação do dano causado e, de modo indireto tem como meta uma mudança de comportamento do sujeito em relação ao ambiente natural. Busca através do compromisso individual e coletivo, que as atividades humanas sejam desenvolvidas com os cuidados necessários ao ambiente ao redor, ou seja, dentre outros valores, busca atitudes humanas éticas, cidadãs e solidárias. Assim, este estudo, tem como objetivo conhecer os elementos que tenham favorecido um aprendizado aos sujeitos autuados por dano ambiental a partir da realização das medidas do TAC. Desenvolvido na linha de pesquisa da educação não formal, assenta-se em uma concepção sócio-jurídica, com reflexões focalizadas em princípios éticos, que orientam o cuidado constitucional do ambiente natural como extensivo do direito à vida, não só para hoje, como também, para amanhã. O marco teórico tem aporte nos conceitos de Ost (1995), Rodrigues (2006) e Milaré (2000), e, em especial, à diversidade de idéias da epistemologia da complexidade de Edgar Morin (2005a; 2005b; 2005c; 2003; 2000), com desenvolvimento de reflexões que enfatizam o ser humano como um ser múltiplo, cidadão de direitos e de deveres de um dado contexto, que transforma e é transformado nas inúmeras interações do cotidiano e como ser que tem potencial para criar possibilidades de cuidado com o ambiente ao seu redor. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo: exploratória descritiva, com entrevistas semi-estruturadas e observações simples de sujeitos que realizaram as medidas do TAC, na zona rural dos municípios de Cerro Grande do Sul, Chuvisca e Sertão Santana. A partir da análise textual de Moraes (2006), do TAC como estratégia pedagógica, emergiram duas grandes categorias: a) os elementos que favorecem um aprendizado aos compromitentes do TAC com as sub categorias: a compreensão de limites como uma visão solidária; o reconhecimento do erro como erro; a compreensão da necessidade de cuidado com o ambiente natural como um valor; a conscientização acerca da importância de um agir preventivo e; b) as lacunas e dificuldades limitantes de um aprendizado com as sub categorias: a falta de visão solidária em relação ao ambiente; influências culturais; a questão econômica que engloba a dificuldade de sobrevivência e a dificuldade para executar as medidas do TAC; o desconhecimento da legislação, a falta de informações; a fragmentação dos saberes; a falta de compreensão daimportância das medidas do TAC. Neste contexto, relaciono a interdependência dos sistemas sociais, enfatizando a importância da Educação Ambiental neste trâmite legal, para a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade, que propicie aos sujeitos autuados por dano ambiental vislumbrarem novas maneiras de ser, de fazer, de comprometer-se, de dar-se conta da importância de suas ações no contexto social, uma vez que se dar conta do cuidado com o ambiente natural significa valorizar a vida humana, já que estas se encontram vinculadas, tecidas junto.
- ItemO turismo na velhice praticado na cidade de Rio Grande e suas aproximações com os princípios da Educação Ambiental(2009) Figurelli, Ana Hartmann; Porto, IvalinaA presente pesquisa propõe um estudo acerca do Turismo como opção viável de conscientização em relação aos problemas socioambientais da atualidade, na busca pela superação dos mesmos. O objetivo principal é investigar o Turismo praticado na velhice, realizado na cidade de Rio Grande, em seus âmbitos teórico e prático, sob a ótica da Educação Ambiental, visto que a relação Turismo/ Educação Ambiental vem sendo bastante estudada nos últimos anos e apontada como uma eficiente alternativa, tanto de conscientização da população na luta pela preservação da natureza, como de promoção da distribuição de renda e da igualdade social. Efetuou-se uma consistente revisão bibliográfica na busca de maiores conhecimentos sobre os seguintes conceitos relacionados ao tema proposto: Turismo, Educação Ambiental, a ligação entre ambos e o turismo para a terceira idade. Os participantes foram selecionados por conveniência para atender aos objetivos da pesquisa. Fazem parte do grupo de pesquisados os membros da Secretaria Municipal de Turismo, os guias da Associação de Guias de Rio Grande – que trabalham diretamente com a Secretaria – e turistas idosos. O instrumento para coleta de informações junto aos participantes foi o da entrevista, que levantou dados sobre o Plano Turístico de Rio Grande, o seu roteiro dirigido à Melhor Idade e a interface de ambos com a Educação Ambiental. A metodologia utilizada é a do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefévre & Lefévre (2005). O conhecimento das efetivas práticas de turismo para a terceira idade no município de Rio Grande permite estabelecer uma relação com as propostas presentes no Plano, tendo como base os princípios da Educação Ambiental. O turismo para a terceira idade apresenta-se nesta pesquisa como uma possibilidade de lazer para o idoso que, além de se beneficiar com o entretenimento e diversão proporcionados por tal atividade, pode se constituir em elemento fundamental para a Educação Ambiental, além de gerador de sugestões e propostas que contribuam para estimular e ampliar a prática turística na velhice.
- ItemA estética na (re)significação de valores éticos do(a) educador ambiental(2009) Tavares, Claudia Moraes Silveira; Schmidt, Elisabeth BrandãoA educação do sensível, em especial a do olhar, assim como o pensamento complexo favorecem a percepção das questões estéticas que orientam os valores éticos,as mentalidades e os comportamentos – fatores reveladores do sentido de pertencimento dos seres humanos com relação ao meio, que permitem o cuidar das instâncias ambientais como parte de si próprio. O objetivo principal da pesquisa é investigar as interrelações entre Estética e Ética na constituição de educadores ambientais diferenciados. A questão de pesquisa que orienta o estudo está expressa na pergunta: Como (re)significar a Educação Ambiental sob o ponto de vista dos valores ético-estéticos? A pesquisa é caracterizada por sua complementaridade: é de natureza bibliográfica, apoiada em revisão da literatura e envolve a realização de entrevistas com reconhecidos pesquisadores da Educação Ambiental. Para a análise dos dados produzidos por meio das entrevistas tem-se como recurso metodológico a Análise Textual Discursiva. Consiste, a priori, numa proposta de investigação de caráter antropológico e social, caracterizada como recurso de compreensão do mundo circundante, um processo que busca evidências da necessidade do desenvolvimento de uma razão sensível que efetive a EA como uma fusão da Ética e da Estética. O estudo possibilitou problematizar e aprofundar algumas questões relativas à estética e à (re)significação dos valores éticos do(a) educador(a) ambiental. É possível afirmar que, a partir de uma visão de mundo que privilegie a complexidade e a sensibilidade, o ser humano é capaz de compreender as interrelações e interdependências do todo com as partes e vice-versa. Os valores ético-estéticos complementam-se e potencializam a capacidade perceptiva e reflexiva dos sujeitos, colaborando para o desenvolvimento de uma razão sensível que responde às ansiedades de uma Educação Ambiental crítica e transformadora.
