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Federal do Rio Grande
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IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)

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    Da Ecologia Social à Educação Ambiental: As Contribuições do Pensamento Libertário de Murray Bookchin.
    (2007) Silva, André Lemes da; Freitas, José Vicente de
    A Educação Ambiental se apresenta como sendo um importante espaço de diálogos que convergem para o debate e superação das atuais questões socioambientais que nos acompanham. Nesse sentido, esta dissertação trata de estudar, no contexto do pensamento libertário, a obra do pensador e militante anarquista Murray Bookchin, buscando a identificação de categorias conceituais que possibilitem analisar quais as contribuições que o pensamento desse autor pode trazer para o campo da Educação Ambiental. São, basicamente, dois os meus objetivos com esta pesquisa: 1) Identificar e apresentar o contexto da obra do pensador libertário Murray Bookchin, destacando os aspectos da mesma que contenham subsídios teórico-epistemológicos para o entendimento das questões ecológicas contemporâneas; 2) Contribuir, através desses subsídios teórico-epistemológicos para a ampliação dos espaços de diálogos que se apresentam no campo dos fundamentos da Educação Ambiental. O desenvolvimento do trabalho se amparou na perspectiva da pesquisa historiográfica e no método da análise documental de cunho qualitativo. Desse modo, na busca de atribuir sentido aos objetivos propostos, foram se apresentando, em torno do mote principal, algumas possibilidades que encaminharam o desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, para falar sobre a obra de Murray Bookchin, destaco o contexto teórico que fundamenta seu pensamento, ou seja, o cenário no qual emerge a perspectiva do pensamento libertário, identificando e situando as tendências e grupos. Seguindo, apresento a vida e o conjunto da obra de Bookchin para, ao final, empreender um esforço no sentido de apresentar as principais idéias e premissas que sustentam o seu pensamento e que se vinculam ao contexto da crise socioambiental contemporânea, bem como as alternativas para a superação desse quadro. Partindo disso, realizei uma leitura sobre o processo de constituição do movimento da Educação Ambiental, identificando algumas das estruturas conceituais e temáticas que lhe atribuíram e atribuem sentidos. Numa última direção, destaco em que medida as categorias emergentes nesse processo, poderão contribuir, ou mesmo servir como referências para a ampliação dos diálogos no campo dos fundamentos da Educação Ambiental. Concluo que a obra de Murray Bookchin contém importantes subsídios teóricoepistemológicos que possibilitam ampliar a compreensão da complexidade das questões ecológicas, assim como apresenta importantes alternativas para a sua superação.
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    As Histórias que os Pescadores não Contaram: construindo sonhos e Narrativas Através das Vivências do Grupo de Artesãs da Barra.
    (2008) Monteiro, Alice Fogaça; Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
    A presente pesquisa de mestrado investiga as possibilidades de transformações em nossa realidade a partir dos nossos sonhos. Para isso, é estudada a experiência vivida dentro de um grupo de artesãs da comunidade pesqueira da 4ª Secção da Barra do Rio Grande/RS. Nesta comunidade a economia gira em torno da pesca artesanal e industrial, nas quais os homens exercem a profissão de pescadores. À suas mulheres, cabe o serviço doméstico e o cuidado com os filhos, impossibilitando-as de exercerem um trabalho fora de suas casas. No entanto, em 2004, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental- NEMA ofereceu às mulheres da comunidade, diversos cursos de artesanato voltados à valorização local. Após os cursos, algumas das participantes decidiram formar o Grupo de Artesãs da Barra – GAB. Durante esses anos de convivência elas foram me contando sobre suas transformações, sonhos, realizações e superações, desencadeadas pelas vivências e convivências dentro do GAB. Desta forma, apostamos que a metodologia da pesquisa narrativa possibilita aos participantes da pesquisa, que ao mesmo tempo em que relatam suas experiências e sonhos, possam, reinventar-se, fazer uma nova leitura, se auto-conhecerem, abrindo assim possibilidades de reflexões que desencadeiem transformações. Assim, através das narrativas das integrantes do GAB buscamos compreender as motivações que as fizeram “quebrar as regras de sua comunidade” e unirem-se na busca de uma nova vida e de novos sonhos. Portanto esta pesquisa, inserida no campo da Educação Ambiental não-formal, trata das transformações ocorridas em mim e nas mulheres do GAB viabilizadas por sonhos individuais e coletivos, despertos e constituídos através da educação ambiental. Esperamos, a partir disso, evidenciar a importância do sonho tanto na vida dos educadores quanto na vida dos educandos, percebendo o sonho como motivador e desencadeador de transformações de valores e atitudes dos seres humanos frente a si mesmos e ao mundo em que se inserem.
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    Visões marinhas: vertentes e signos para Educação Ambiental em comunidades costeiras
    (2000) Crivellaro, Carla Valeria Leonini; Cortesão, Judith
    Sob a ótica interdisciplinar, este estudo objetiva a elaboração de uma metodologia em educação ambiental capaz de identificar, resgatar e valorizar peculiaridades ambientais, culturais, históricas, sociais, políticas e étnicas, a partir do conhecimento coletivo de comunidades costeiras, aqui definido como um conjunto de visões marinhas. Através do desenvolvimento do método vivencial, serão indicadas as vertentes (áreas do conhecimento presentes em uma determinada vivência) e sua representação através de signos (elementos) que as caracterizam. O método vivencial contribui para levantar subsídios básicos, abordando aspectos socioambientais, históricos e culturais, que constituem a identidade de um lugar, levando à identificação, autovalorização e conexão com outras realidades. Favorece o intercâmbio entre a teoria e a práxis, uma vez que trabalha com os elementos originais da comunidade. Abre espaço para um trabalho interdisciplinar, valorizando profissionais das diversas áreas do conhecimento, pois enfatiza os signos que retratam as visões marinhas utilizando noções provenientes de várias disciplinas como a geografia, a oceanografia, a antropologia, a psicologia, a arte e a literatura. Acredita-se que com este trabalho possam surgir alternativas para que as comunidades minimizem as ações antrópicas que comprometam sua qualidade de vida. Também se pretende fornecer subsídios para a implantação, evolução e conexão de projetos de educação ambiental na zona costeira, visando um grande projeto de EA Costeiro, dentro do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, valorizando assim, a partir destas visões, ilhas de especiação cultural.
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    Educação Ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação
    (2006) Pereira, Maria Odete da Rosa; Gonçalves, Jussemar Weiss
    O presente trabalho propõe reflexão crítica sob o contexto em que se insere a pesca artesanal na região sul do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente nos municípios do entorno do estuário da Lagoa dos Patos. Numa perspectiva de pesquisa participante, busca unir teoria e prática numa visão dialética da realidade histórica, usando como instrumental teórico a apreciação e a consideração da educação ambiental transformadora e da teoria crítica. Através de encontros e visitas nas comunidades pesqueiras da região, o trabalho constitui-se na interação entre pesquisa e pescadores a fim de elencar elementos básicos para o subsídio de uma política de Educação Ambiental com pescadores artesanais. Considero que a trajetória nos movimentos sociais populares, as atividades dentro do movimento ambientalista e a oportunidade de atuar como profissional no Ibama/RS foi de suma importância na abordagem da temática. A observação participante no Fórum da Lagoa dos Patos me permitiu analisar aspectos cognitivos que se inserem nas ações de uma instância que objetiva compartilhar responsabilidades com o Estado no regramento e no uso dos recursos pesqueiros da região. As condições e possibilidades de viabilizar tais mecanismos de participação (Fóruns) dependem das vicissitudes do contexto político e da conjugação das forças sociais que se aglutinam em torno e disputam a representatividade. Na construção de uma ferramenta metodológica, torna-se relevante a base no contexto histórico da pesca e nas relações criadas pelo sistema capitalista. Este que expropria o pescador de si mesmo e da natureza através do trabalho alienado na pesca, gerando incertezas advindas da crescente poluição das águas e um conseqüente declínio do recurso pesqueiro, bem como um conflito com as inovações tecnológicas. Concluindo, este trabalho aponta para uma educação libertadora e transformadora como suporte para a gestão compartilhada do uso dos recursos pesqueiros, assim como uma peça fundamental na construção de condições para a sustentabilidade ambiental na pesca. Além disso, supõe que não é possível construir uma proposta de educação ambiental sem promover uma profunda reflexão diante das condições econômicas que permeiam as relações sociais e culturais dos pescadores artesanais, tornando-os cada vez mais um produto da sociedade capitalista atual que tudo transforma em mercadoria, inclusive as espécies pescadas que hoje recebem a denominação de recursos pesqueiros.
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    Da Educação Ambiental e sua imersão no ambiente escolar: um diálogo horizontal entra sujeito e seus saberes.
    (2007) Encarnação, Fátima Luvielmo; Galiazzi, Maria do Carmo
    Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como foco central evidenciar as possibilidades da Educação Ambiental na escola a partir de análise textual qualitativa efetivada em textos teóricos. O ciclo desse tipo de análise se constitui de três elementos básicos: desconstrução, emergência do novo e comunicação. Logo, para a aplicação da referida metodologia, as obras foram unitarizadas, isto é, procedeu-se à desconstrução dos textos em unidades de significado e, após trabalho de reagrupamento das mesmas por semelhança, atingiu-se à categorização. Na etapa seguinte, em trabalho de síntese, os textos foram reconstruídos através de uma comunicação escrita própria, denominada metatexto. Os autores e as obras selecionadas (corpus de análise) para a realização do trabalho foram, respectivamente, Martha Tristão, cujo livro tem como título A educação Ambiental na formação de professores: redes de saberes e Mauro Guimarães, cujo texto é intitulado A formação de educadores ambientais. O discurso teórico dos dois autores, suas idéias, palavras e reflexões unitarizadas e categorizadas tornaram-se, na realidade desta investigação, interlocução teórica e “dados empíricos”. As categorias emergiram dos textos, não houve definição a priori. Três surgiram do texto de Tristão: a crença na sustentabilidade como forma de manter a vida em níveis de justiça social e equilíbrio; a aposta no novo como mudança imprescindível; e o diálogo como convergência entre várias áreas do saber. Do texto de Guimarães emergiram duas categorias: a definição dos campos de disputa da Educação Ambiental como meio de percepção das diferenças ideológicas e dos conflitos de interesse que permeiam a sociedade atual e se refletem no meio ambiente. Essa categoria ampla abarca subcategorias: hegemonia, sustentabilidade, modernização, progresso e cidadania.Tais conceitos, no entender do autor foram esvaziados pela cooptação do sistema e precisam ser ressignificados. A segunda categoria que brotou da obra de Mauro foi – a ruptura com as armadilhas paradigmáticas como forma de alcançar a prática consciente de uma Educação Ambiental que se pretende crítica, emancipatória e política. As referidas categorias teorizadas e reagrupadas formam metatextos que discutem e apresentam questões centradas na Educação Ambiental nas formas de abordá-la na escola. A partir da análise e da teorização, foi possível chegar a problematizações acerca do “discurso do novo” e do uso da expressão “inserção da dimensão ambiental” na escola.
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    Um Estudo com Alunos Curso de Projetos Elétricos, Noturno, CTI – FURG Envolvendo Energia Elétrica, Educação Ambiental e Mapas Conceituais.
    (2008) Cápua, Milton Freitas; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
    Este estudo, inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE), teve como objetivos investigar que idéias os alunos, do Curso de Projetos e Instalações Elétricas do Colégio técnico Industrial - Prof. Mário Alquati (CTI) da Universidade Federal do Rio grande, apresentam sobre o tema Energia Elétrica e suas implicações no Ambiente; como estes estudantes interagiam frente à nova proposta de se abordar os conteúdos da disciplina contemplando aspectos ambientais, com o auxilio de software específico, trabalhando em duplas frente ao computador; se os mesmos apresentavam evidências de pensamento sistêmico ao realizarem as atividades expressivas, após trabalharem temas referentes à energia elétrica e sua relação com o meio ambiente. A metodologia de trabalho constou de duas fases distintas. Foi elaborado um questionário, submetido à avaliação prévia de alguns especialistas na área de Educação e Educação Ambiental para fins de validação do conteúdo do teste, abordando questões sobre as dimensões da energia elétrica relacionadas à geração, produção e conseqüentes impactos ambientais. Foram implementadas, como possibilidade de complementação ao questionário, atividades de caráter expressivo, através da elaboração de mapas conceituais para a modelagem do pensamento com o auxílio do software Cmap-Tools, visando investigar se os alunos apresentavam evidências de pensamento sistêmico. Os dados obtidos referentes aos dois instrumentos foram interpretados através de gráficos, tabelas e redes sistêmicas tomando como principais referenciais para análise o Modelo de Desenvolvimento Econômico de Dias (2004), o Balanço Energético Nacional (2007) e o trabalho de Kurtz dos Santos et al. (1997). Os resultados sugerem que os estudantes apresentaram um grau razoável de entendimento sobre os temas tratados, e evidenciaram na sua grande maioria a presença de pensamento sistêmico ao externalizarem suas idéias através da construção de seus mapas conceituais.
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    (Re) visitando a prática educativa de professoras de São José do Norte: um olhar para as vivências em Educação Ambiental.
    (2007) Opazo, Fernanda Mattos; Dias, Cleuza Maria Sobral
    Esta pesquisa tem como objetivo perceber como as professoras articulam as questões ambientais nas temáticas abordadas em sala de aula, de uma escola situada numa comunidade pesqueira, evidenciando a influência dos cursos de formação na concepção da Educação Ambiental. O presente estudo foi realizado durante o ano de 2006 em uma escola Municipal localizada em uma comunidade pesqueira no Município de São José do Norte, com a participação de três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, utilizei entrevistas individuais, observações na sala de aula e no contexto geral da escola. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo. Através das narrativas, procurei resgatar as relações entre comunidade e escola, o que as professoras entendem sobre Educação Ambiental e como aplicam esses conhecimentos em sala de aula. O contato com as professoras e com o cotidiano da escola revelou as dificuldades encontradas por elas em trabalhar com o conteúdo cultural dos alunos, na maioria filhos de pescadores, que moram na encosta da Lagoa dos Patos em meio à poluição, a falta de saneamento básico entre outros. Estas carências influenciam a ação das professoras e seu papel no processo educativo. Ao concluir o estudo, pude perceber que as professoras têm conhecimento e expressam a necessidade de que os sujeitos estejam conscientizados sobre as questões ambientais relacionadas à pesca e a poluição. No entanto, elas não se colocam no processo, não se sentem responsáveis por isso. O que reforça uma visão antropocêntrica da EA.
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    Fóruns de Educação Ambiental no Brasil: Algumas Articulações no Horizonte da Educação Ambiental.
    (2007) Souza, Igor Velho de; Freitas, José Vicente de
    A produção organizada nesta Dissertação é reflexo de uma intensa e feliz vivência junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/FURG. Tivemos como linha de pesquisa os “Fundamentos da Educação Ambiental”, questão que fica evidenciada na imersão teórica/filosófica empreendida para a elaboração do presente estudo. Foram diversos os aprendizados que significamos com esta vivência, em muito relacionada com a ampliação do nosso entendimento de como vem constituindo-se a Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Entre os aprendizados é importante evidenciar que o processo da pesquisa nos levou a um profundo repensar das nossas inserções e atuações no contexto das relações socioambientais. Esperamos que as reflexões aqui feitas, também possam proporcionar de maneira mais descentralizada, contribuições para a ampliação da visibilidade e compreensão de alguns dos Eventos que entendemos constituir um Horizonte de Saberes e Fazeres, no qual emerge a Educação Ambiental. O exercício interpretativo/compreensivo empreendido para essa pesquisa, emerge de uma postura científica que é influenciada pela Hermenêutica Filosófica, principalmente referenciada no pensamento do filósofo alemão Hans-George Gadamer (1900-2002). Para uma maior imersão de pesquisa foi escolhido um número restrito de Eventos, nos quais foram evidenciados os Fóruns de Educação Ambiental que aconteceram no Brasil. Estabelecemos para a realização desse estudo, uma interlocução com sujeitos que participaram da construção desses Fóruns, delas emergiram provocações e orientações que nos auxiliaram a produzir essa Dissertação, que de maneira geral, almeja contribuir para o fortalecimento da Educação Ambiental. De maneira mais específica, procuramos resgatar a história dos Fóruns de Educação Ambiental, ampliando a visibilidade da sua trajetória, na qual percebemos importantes articulações com a constituição da Educação Ambiental no território brasileiro, questão até então não organizada e publicada para o livre acesso a quem interessar.
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    Os princípios da Educação Ambiental como elementos referenciais para o processo de avaliação educacional.
    (2007) Bigliardi, Rossane Vinhas; Molon, Susana Inês
    Este estudo ocupa-se do Processo de Avaliação Educacional, analisando as proximidades e distanciamentos em relação aos princípios da Educação Ambiental, havendo, ao longo desta dissertação, uma argumentação favorável à aproximação do processo avaliativo educacional aos princípios postos pela Educação Ambiental crítica, transformadora. Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do próprio projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação na sociedade em que está inserido.A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A partir da implementação de uma análise indiciária das experiências em formação ou atuação profissional da autora, o estudo desenvolveu uma discussão fundamentada em estudiosos das temáticas concernentes à pesquisa. O estudo foi feito ancorado na abordagem sócio-histórica, adotando como fonte de inspiração o método indiciário (GINZBURG, 1989) e a análise microgenética (GÓES, 2000). A análise dos indícios vivenciais, bem como sua problematização, sustentada a partir dos posicionamentos adotados pelos pesquisadores das áreas de estudo envolvidas na temática em questão, possibilitou a identificação de alguns princípios que, efetivamente parecem ter definido as decisões (e ações) político-pedagógicas concretizadas nas práticas pedagógicas vivenciadas. Este estudo detecta a importância de refletir acerca dos procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didáticopedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios da Educação Ambiental crítica e transformadora; entre eles destaco a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, efetivada por meio de mediações pedagógicas que as estimulem e se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade, visando a redução das desigualdades e garantia de condições dignas de vida para as gerações presentes e futuras. Além disso, conclui-se que, para que o Educador, no Processo de Avaliação Educacional que implementa, possa se colocar como instrumento mobilizador da mudança paradigmática da organização e das relações sociais, precisará, necessariamente, ter clareza de em que acredita e para o que vai trabalhar, pois, não será, irrefletidamente, que poderá contribuir para a amenização da situação precária em que se encontra a maioria da população, na atualidade. Também, a pesquisa conduziu à compreensão de que a mudança nas relações sociais é possível, pelo fato de não estar condicionada à mudança paradigmática de organização social para implementar a adoção de posturas coerentes com a construção de uma sociedade mais justa, eqüânime responsável, sustentável e solidária. E que, estas modificações de posturas de cada um de nós, em nossas decisões educativas, ligadas à avaliação educacional, ou mesmo nas relações cotidianas de forma geral, exercerão influência favorável à modificação do modelo de sociedade majoritário na atualidade.
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    Refletindo o processo de criação da apa da Lagoa Verde pelo olhar da Edcuação Ambiental.
    (2007) Behling, Greici Maia; Asmus, Milton Lafourcade
    O presente trabalho, pré-requisito para o Mestrado em Educação Ambiental (EA), na Linha de Pesquisa EA e Manejo Costeiro Integrado, direciona-se para uma análise do processo de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Verde, partindo da sugestão de criação de uma Unidade de Conservação (UC) no município de Rio Grande, RS, até sua criação legal, em 2005. Trata-se de uma descrição deste processo e reflexão sobre a participação e o envolvimento da comunidade, o papel dos principais atores sociais envolvidos e os conflitos de uso existentes nessa área, trazendo à tona a importância da EA na concretização dos objetivos da UC. Justifica-se essa escolha por perceber-se que a área, embora de extrema importância para a região, não se consolidou de fato, mesmo depois de muitos anos de discussões e da criação legal. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, enfocando os sujeitos que construíram o processo nas instituições e aqueles que vivem a realidade local, por meio de uma abordagem de “estudo de caso”. Para a obtenção dos dados, foi utilizada a análise teórico-documental, realizada por meio da consulta de material bibliográfico como atas, ofícios, relatórios e outros documentos existentes sobre o processo; e a entrevista semi-estruturada. Na análise dos dados foi utilizada a técnica denominada “Análise de Conteúdo”, escolhida pela sua possibilidade de imersão e diálogo com o material da análise e também de compreensão construída através da escrita. O estudo direcionou-se para duas categorias principais. A primeira categoria, “APA da Lagoa Verde: entre a proposta de criação e a lei que a institui, um longo percurso”, apresenta as subcategorias Atores envolvidos no processo; Impactos e conflitos ambientais e Percurso do processo de criação. Nessa categoria, a reflexão dirige-se para o relacionamento entre o ser humano e o seu ambiente, passando pelos conflitos, pelos impactos, pela burocracia que muitas vezes impediu o andamento do processo e pela descrição da criação da APA da Lagoa Verde, identificando, ao longo dessa descrição, os principais atores sociais envolvidos. A segunda categoria, “O envolvimento da comunidade no processo: participação popular e governança”, apresenta as subcategorias Participação, Responsabilidade pela preservação e fiscalização, Percepções a respeito da área e Informação, divulgação e educação ambiental, onde foi identificada a abertura para o envolvimento da comunidade no processo. Nessa categoria também foram identificadas as percepções dos moradores com relação ao seu ambiente, ressaltando aspectos que podem ser aproveitados para a elaboração do Plano de Manejo da área. Finalmente, ressalta-se a necessidade de aproveitar a EA como mediadora do processo em sua continuidade, buscando o comprometimento dos indivíduos residentes no entorno da APA, já que são os principais responsáveis pela preservação do local por residirem lá, a partir de metodologias participativas; uma maior informação a respeito do local também se faz necessária e um trabalho consistente de EA em todo o município para deixar claro a importância da área na qualidade de vida da população e na manutenção da biodiversidade da região.