Universidade
Federal do Rio Grande
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    Bullying, preconceito e violência lgbtqia+fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; Silva Júnior, José Carlos da; França, Rebecka de; Gomes, Jeam Claude de Souza
    O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais e psicológicas, à prática de homicídio, sendo reproduzidas nos mais diversos meios: nos lares, nas escolas, em praças públicas, ruas, grupos religiosos, no ambiente familiar e no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo identificar possíveis episódios de LGBTQIA+fobia presenciados por alunos e abordar como o tema é discutido nos domínios do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma revisão da literatura e aplicado um questionário online utilizando o Google Formulários. O público alvo da pesquisa foram os discentes LGBTQIA+ dos cursos Técnicos Integrados, Subsequente, Superiores e Pós-Graduação, dos 22 campi do IFRN. Os resultados da revisão apontam que ainda há tabu nas discussões relacionadas à diversidade sexual e de gênero nas escolas. Alguns avanços foram identificados no IFRN, no entanto, há uma necessidade de maiores estudos que envolvam debates e esclarecimentos sobre a questão do gênero.
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    O discurso de professores/as de educação física sobre atletas trans no esporte
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Santos, Mariana Carvalho dos; Garcia, Rafael Marques; Iwamoto, Thiago Camargo; Pereira, Erik Giuseppe Barbosa
    Objetivamos analisar o discurso de professores/as de Educação Física em formação sobre a legitimidade da/na participação da atleta trans Tifanny Abreu no voleibol feminino, a partir de comentários em um grupo no Facebook. Utilizamos a técnica de análise de discurso para depurar 38 comentários de uma publicação que solicitava a opinião dos membros do grupo virtual sobre o caso de Tifanny no voleibol. Os resultados apontaram para três eixos distintos: 1- o desconhecimento conceitual e teórico na/da temática “trans e esporte”, reforçando o discurso biomédico cisgênero e transfóbico; 2- o reconhecimento das trajetórias trans esportivas e; 3- dúvidas e curiosidades sobre a temática, destacando que a área ainda aborda muito pouco sobre corpos que escapam à cisnormatividade.
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    Sentidos atribuídos à “cura gay” por estudantes da graduação em direito: ressonâncias do ensino jurídico
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Souza, Túlio Vinícius Andrade; Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
    A partir de digressões sobre o modelo do ensino jurídico vigente no Brasil e, ainda, considerando os debates midiáticos, legislativos e o acionamento da esfera jurídica para tutelar encadeamentos da chamada “cura gay”, nosso objetivo foi problematizar a formação universitária em Direito, no que diz respeito às questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero, verificando o grau de conhecimento de estudantes em relação ao projeto de lei 4931/2016, popularmente conhecido como “cura gay”, e como se posicionam em relação a ele. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, através da aplicação de 200 questionários. Os resultados foram analisados através de uma perspectiva quanti-qualitativa, com foco na observação das categorias argumentativas emergentes. Entre os cinco eixos de concordância, doze categorias foram identificadas e analisadas. Consideramos, com isso, que é necessário, urgentemente, repensar a educação jurídica e seus compromissos com as questões sociais.
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    Limites, negação e contrato: o que os discursos juvenis nos dizem sobre consentimento
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Xavier, Glaucia Marques; Camargo, Tatiana Souza de
    O consentimento é um conceito chave quando falamos em violência e em relações afetivo-sexuais. No entanto, pouco é discutido sobre o que ele significa, em que situações é utilizado e de que maneira. Este texto traz pistas sobre como estudantes do oitavo ano de uma escola pública de Porto Alegre entendem o consentimento e como a cultura escolar e os discursos que circulam sobre consentimento podem influenciar nesse entendimento. A discussão apresentada provém de uma pesquisa realizada com 18 participantes entre junho e dezembro de 2019. Um momento de observação participante seguido de encontros em formato de grupo focal nos mostrou que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: limites, negação e contrato. O diálogo aparece neste texto como uma potente ferramenta para que es jovens revejam posições e mudem de opinião, demonstrando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco abordado.
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    Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidade
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Silva, Marcos Antonio Batista da
    Este artigo analisa discursos de estudantes universitários autodeclarados negros de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialoga com a teoria de raça e racismo e da análise de discurso de Teun Van Dijk. O método inclui a revisão de literatura de um corpus de textos políticos sobre a temática, a realização de entrevistas que possibilitaram a análise por meio de amostras de relatos captados que colocaram em primeiro plano, debates e posicionamentos frente às demandas e disputas pela reeducação das relações étnicoraciais na universidade. A análise revela ainda, que apesar da introdução de políticas públicas educacionais obrigatórias no sistema educacional brasileiro existe demandas da comunidade acadêmica, principalmente de universitários negros por mundanças de culturas acadêmicas, curriculares e epistemológicas na universidade.
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    Posibilidades de la autoreflexión en el proceso de formación de profesores de Química y Ciencias
    (2009) Schmidt, Elisabeth Brandão; Galiazzi, Maria do Carmo; Langoni, Moacir; Vilallonga, Rosa Maria Pujol
    El artículo toma las narrativas escritas por los estudiantes de un curso de formación inicial del profesorado de Química, de la Universidade Federal do Rio Grande (Brasil), coincidentes con las de un grupo de la un curso de formación inicial del profesorado de Ciencias de la Universitat Autònoma de Barcelona, para argumentar como la autorreflexión y la investigación de dichas narrativas contribuye a su motivación para querer ser profesor. Plantea una innovación centrada en cinco intervenciones de prácticas tutorizadas. Explica algunas de las actividades desarrolladas y muestra algunos de los registros de sus experiencias durante el proceso de formación. A lo largo del artículo se destacan algunas de las autorreflexiones de los estudiantes que potencian su formación como profesores en contextos de investigación educativa. Los argumentos, construidos por los estudiantes, como, por ejemplo, la fragilidad de la motivación que les llevó a escoger el curso, las dificultades de enfrentar a la nueva situación como maestro, entre otros son discutidos.
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    Modelo pedagógico relacional na educação estatística
    (2011) Pinto, Suzi Samá; Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Silva, João Alberto da
    A estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele tem sobre como o estudante aprende. Muitas vezes, essa estratégia não está embasada em nenhum modelo pedagógico e sim na prática do senso comum. Além disso, nem sempre o professor tem clareza de que modelo pedagógico e que concepção epistemológica fundamenta seu fazer docente. Neste artigo, apresentamos alguns modelos pedagógicos que podem estar embasando o ensino da Estatística e apresentamos a proposta de Projetos de Aprendizagem, segundo o modelo pedagógico relacional, como uma alternativa pedagógica que possa promover novos saberes e fazeres na prática docente de Estatística, possibilitando a construção do conhecimento estatístico pelos estudantes.
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    Redes de investigação-ação no contexto da educação em ciências: escola e universidade em conexão
    (2011) Silva, João Alberto da; Tauchen, Gionara; Schwantes, Lavínia; Pereira, Vilmar Alves