IE – Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2339
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- ItemGorduras trans nas revistas de divulgação, livros didáticos e rótulos de produtos alimentícios(2010) Borges, Elizandra Luçardo; Monserrat, Laura Alicia GeracitanoCom base nos inúmeros estudos que vêm sendo realizados, os pesquisadores estão estabelecendo relação direta entre o consumo de gorduras-trans e os altos índices de doenças cardiovasculares, com isso percebemos a importância da repercussão desse tema nos diversos artefatos culturais. Assim, esta dissertação tem como objetivo investigar as revistas de divulgação, os livros didáticos e os rótulos de produtos alimentícios a fim de verificar os significados que tais artefatos vêm produzindo no que diz respeito às gordurastrans e o quanto eles produzem discursos com relação à alimentação e a saúde dos sujeitos. Este estudo fundamenta-se a partir do campo teórico dos Estudos culturais sob um viés pós- estruturalista, entendendo que as pedagogias que permeiam tais artefatos produzem os modos de ser e viver dos sujeitos, mostrando o quanto essas pedagogias modificam e instituem as identidades e as subjetividades. Percebemos que os conhecimentos apresentados pelos artefatos são produzidos em instituições autorizadas como universidades, institutos e agências, mas nem todos os conhecimentos são considerados válidos para compor os currículos desses artefatos estabelecendo algumas relações de poder na escolha dos temas que emergem dependendo da demanda econômica sóciocultural. Assim vamos entender que os enunciados que são apresentados pelas revistas, livros didáticos e rótulos de produtos alimentícios atrelados ao discurso da ciência regula, dita e prescreve os cuidados que os sujeitos devem ter com relação á alimentação e a saúde.
