IE – Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Dissertações)
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- ItemAções do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 para a redução de Assimetrias Regionais: avaliação dos instrumentos criados pela CAPES(2014) Coury, Maria de Amorim; Tauchen, GionaraA pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado pelo Estado. Neste cenário, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação e por significativa parcela do fomento, bolsa e custeio da pós- graduação nacional, que tem a tarefa de formar profissionais aptos a atuarem nos diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de modernização do país. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG’s), elaborados a partir de 1975, contribuíram para a organização do Sistema Nacional de Pós-graduação e com a indução das políticas prioritárias neste âmbito. Por isso, o presente estudo, objetiva avaliar os instrumentos criados pela CAPES, voltados para a redução das assimetrias regionais detectadas em todos os Planos, a partir das orientações do PNPG-2005-2010; analisar se as estimativas previstas no PNPG-2005-2010, para a redução dessas assimetrias regionais foram concretizadas e se os resultados demonstram o êxito dos programas de indução criados pela CAPES, no tocante aos aspectos dos investimentos, atendimento de demandas e a ampliação do número de bolsas no período. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, foi desenvolvida por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa indicam que os impactos dos programas desenvolvidos pela CAPES não foram suficientes para alterar substancialmente os indicadores que revelam um problema básico de escassez de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- ItemAdolescências "caprichadas": modos de produção da sexualidade feminina adolescente na seção sexo(2011) Silva, Benícia Oliveira da; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação tem como objetivo investigar como os discursos presente na seção Sexo da revista CAPRICHO interpelam a adolescência feminina, em especial suas sexualidades. Este estudo está fundamentado no campo teórico dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas. Além de algumas proposições de Michel Foucault também compuseram o referencial teórico desta pesquisa os/as autores/as Rosa Maria Bueno Fischer, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall, Raquel Pereira Quadrado, Paula Regina Costa Ribeiro, Guacira Lopes Louro, Alfredo Veiga-Neto. Por esse viés, entendemos as sexualidades e as adolescências não somente constituídas por determinismos biológicas e cientificistas, mas também como construções sócio-históricas e culturais engendradas em relações de poder-saber e por tudo que se diz ou se representa a respeito destas características. Em nossa contemporaneidade, a expansão de múltiplas formas de produção e divulgação de discursos acerca das questões de sexualidade e adolescência ocorrem devido ao fato de que as instituições tidas como tradicionais – escola, família, igreja – estão dividindo ou disputando espaço com outras instâncias que vêm a contribuir nos processos de subjetivação dos sujeitos. Nesse sentido, dentre essas instâncias que vêm atuando nesses processos de constituição, esta dissertação tem como corpus de análise a mídia impressa, em especial, a seção Sexo da revista CAPRICHO, analisada no período de agosto de 2008 a agosto de 2009. A análise da rede de discursos presentes nesta pedagogia cultural possibilitou perceber o quanto essa seção vem atuando como um espaço em que as meninas adolescentes confessam sobre as formas de viver suas sexualidades e o quanto os saberes e os conhecimentos acerca desta temática estão atribuídos às ciências e às vozes às quais foram conferidas a autoridade e a capacidade de falar a respeito de tal assunto. Os/as profissionais convocados/as a falar sobre sexualidade na seção Sexo ocupam as áreas da Psicologia, da Ginecologia, da Sexologia e da Terapia sexual. Suas contribuições nas seções Sexo são no sentido de ―"consultoria" e orientação, pois a partir dos posicionamentos, comportamentos, prazeres, medos e desejos das leitoras, os especialistas do sexo apontam, analisam, avaliam e normalizam a sexualidade das adolescentes. Dessa forma, em busca de ―"oficializar" seus discursos, a seção Sexo os produz e os divulga respaldados à ciência, promovendo veracidade e confiabilidade ao seu conteúdo. Assim, ao constituir-se como uma pedagogia cultural que produz e divulga significados acerca da sexualidade adolescente feminina a partir de discursos científicos, a revista CAPRICHO através da seção Sexo institui ―"verdades" sobre os modos que as adolescentes devem viver suas sexualidades.
- ItemA alavanca, o prisma e a lâmpada: a história da Ciência e a experimentação nos anos iniciais(2013) Silva, Grasiele Ruiz; Silva, João Alberto daO presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização da experimentação e a História da Ciência no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nos focamos em investigar o olhar de professores atuantes em escolas no município de Rio Grande/RS, participantes do Programa Observatório Nacional da Educação, sobre a utilização de tais enfoques. A pesquisa de cunho qualitativo, e realizada na modalidade em consórcio, teve a investigação-ação como base para seu desenvolvimento. Para isso, nos focamos em três fontes de dados - entrevistas, análise documental e Planejamento Cooperativo – as quais, a partir da Análise de Conteúdo, nos deram origem a três categorias, sendo elas: O aprender pela Experimentação e a História da Ciência; A Experimentação e a História da Ciência como Ferramentas; e As Relações entre o Cotidiano, a Experimentação e a História da Ciência. Investigando a maneira com que o aprender é compreendido, o quando o material é importante e a forma com que o cotidiano se insere na utilização da experimentação e da História da Ciência no ensino, podemos perceber que, para o professor, o ponto principal é a possibilidade que as abordagens dão em relação a um envolvimento efetivo do aluno com a aula.
- ItemApropriações teóricas de aprendizagem nas práticas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental(2019) Mackedanz, Rejane Sperling Sell; Mackedanz, Luiz FernandoAo ingressar em uma Licenciatura, o professor é apresentado a distintas teorias pedagógicas que farão parte de sua prática cotidiana como docente. Logo, estes conhecimentos teóricos se entrelaçam aos saberes experienciais oriundos da própria prática escolar. Isso é particularmente interessante com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde estas teorias pedagógicas carecem de uma discussão mais próxima das realidades escolares das quais estão inseridas. Surge a necessidade de amarrar uma rede de conhecimentos sustentados por uma formação teórica, inserido as experiências docentes como elo para uma aprendizagem bem fundamentada. Neste nível de ensino, é bastante comum as professoras se depararem com propostas pedagógicas diferenciadas, às quais não tiveram formação específica. Neste trabalho, investigamos a apropriação que estas docentes têm destas propostas, relacionando com seus conhecimentos acadêmicos prévios, sob a ótica dos saberes docentes e de sua autonomia. A partir de questionários aplicados às professoras, utilizamos a análise temática para destacar aspectos que mostram como elas adaptam sua formação teórica inicial à prática, pois elas interpretam o projeto pedagógico de acordo com suas percepções oriundas da formação inicial. Ressaltamos o entrelaçamento do que a escola propõe como proposta pedagógica com os conhecimentos do professor que atendem a esta proposta. Detectamos uma busca das docentes pela adaptação de seus conhecimentos experienciais ao projeto pedagógico, de forma a reforçar sua presença.
- ItemArte educação e saúde mental : A relevância da arte como abordagem terapêutica na construção dos sujeitos(2016) Corrêa, Daniel Rodrigues Duarte Teixeira; Lima, Cleiva Aguiar deA presente dissertação teve como propósito compreender as potencialidades da Arte na construção do sujeito (VIGOTSKY, 1984) usuário de drogas psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas - CAPS ad Rio Grande. A pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e objetivou compreender quais são os benefícios da Arte, instigando de forma, a saber, como se dá a abordagem terapêutica na promoção da vida e da saúde da pessoa usuária de drogas em tratamento? A Arte, neste contexto, é entendida a partir de uma abordagem educativa - ainda que em um ambiente não escolar - e aproxima dois campos do conhecimento: a Educação em Saúde e a Arte. A abordagem metodológica qualitativa envolveu um estudo de caso (VENTURA, 2007), com uma usuária em tratamento no CAPS ad, participante e autora do projeto de arte analisado. Tal estudo contou também com narrativas (LARROSA, 2004) e com uma série de desenhos da usuária em questão. As informações produzidas foram analisadas por meio da leitura e interpretação de textos não verbais (BERGER, 2004, FERRARA, 2002, JUNG, 2005). Ainda foi realizada uma breve reflexão sobre a obra da pintora mexicana Frida Kahlo e estabelecidas algumas relações com os desenhos que compuseram o corpo de análise da pesquisa, além de revisão bibliográfica no campo da Educação, Arteterapia, Saúde Mental e legislação em Saúde Mental. Foram objetivos específicos da investigação: perceber o papel do Arte/Educador num ambiente de Educação em Saúde; estimular a reflexão artística para grupos considerados marginais; perceber a realidade das políticas públicas de Saúde Mental; além de investigar a capacidade terapêutica da linguagem do desenho. A partir da reflexão proposta, através do aporte teórico da construção do sujeito e da análise das narrativas escritas e simbólicas, foi possível concluir que, a Arte cumpre o papel criativo e terapêutico de transformar sentimentos através de diferentes linguagens artísticas.
- ItemA assistência e a atenção farmacêutica como instrumentos de formação de farmacêuticos educadores(2011) Senhorin, Gisele Zanetti; Barros, Daniela MartiA profissão farmacêutica tem passado por grandes modificações ao longo de sua história. O profissional que cuidava dos medicamentos e da saúde de quem necessitava de suas fórmulas, obteve, junto à sociedade, um lugar de destaque, contudo, após a revolução industrial e a produção de medicamentos em larga escala, ele foi perdendo esse reconhecimento e sendo direcionado a outras áreas da profissão como as análises clínicas, passando a ter uma formação mais tecnicista. Entretanto, a necessidade de estender novamente a atuação do profissional farmacêutico para as ações de educação em saúde, visando à promoção do uso seguro e racional dos medicamentos, propiciou um processo de ressignificação desta profissão na área assistencial. A formação generalista para o farmacêutico, preconizada pelas novas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, alicerçam essas mudanças para a profissão. A inserção de disciplinas que tratam da Atenção Farmacêutica e da Assistência Farmacêutica tem por objetivo preparar os acadêmicos para a fase de transição do profissional que cuida do medicamento para o profissional que cuida de pessoas, contemplando um eixo formador humanístico-crítico-reflexivo. O objetivo desta pesquisa foi investigar o panorama desta(s) disciplina(s) nas faculdades de farmácia no Rio Grande do Sul, bem como demonstrar a sua importância na qualificação de profissionais que promovam a educação em saúde da sociedade para o uso racional de medicamentos. Também foi objetivado analisar, na percepção dos alunos dos cursos de farmácia de duas universidades particulares do Rio Grande do Sul, como a disciplina de Atenção Farmacêutica e estágio específico que aborde essa atividade têm influenciado o preparo acadêmico para promover a educação em saúde aos usuários de medicamentos. Dessa forma, foram produzidos dois artigos abordando estes temas.
- ItemAvaliação das estratégias da gestão da Pós-Graduação a partir do Programa de Excelência Acadêmica (Proex)(2013) Corrêa, Niuza Vieira; Tauchen, GionaraO presente estudo tem como escopo a avaliação das estratégias de gestão dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Biológicas II, que obtiveram notas 6 e 7 em duas avaliações trienais consecutivas que aderiram ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), criado pela Capes em 2004, com a finalidade de apoiar e manter o nível de desempenho dos programas de pós-graduação. O principal objetivo desta pesquisa é identificar as dimensões e atividades que norteiam o diferencial nível de excelência acadêmica, definido pela Capes para atribuição de notas 6 e 7 aos programas de pós-graduação stricto sensu, estimulando iniciativas voltadas aos rumos e significados da internacionalização. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, por meio da analise de relatórios financeiros dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área das Ciências Biológicas II inseridos no PROEX, relatórios esses, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, ainda, por meio de informações fornidas (disponibilizadas) pelos programas de pós-graduação, no aplicativo Coleta de Dados, ano base 2011, disponíveis no sítio da CAPES, no caderno de indicador “Proposta do Programa”. A delimitação do estudo na Área das Ciências Biológicas II justifica-se por concentrar o maior número de programas atendidos pelo PROEX. A fundamentação teórica do estudo, além de articular-se com a análise dos dados, contemplou três eixos temáticos mutuamente integrados: o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), o Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes e, finalmente, a inserção internacional/internacionalização da pós-graduação brasileira. Assim, concluímos que são predominantes as ações de internacionalização Sul-Norte e a internacionalização passiva junto aos programas analisados. Concluímos, ainda, que o PROEX vem atingindo seus objetivos, pois manteve o nível de qualidade de 95% dos programas de pós-graduação participantes.
- ItemAvaliação do programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do sistema único de saúde - EpiSUS(2017) Farias, Izabeth Cristina Campos da Silva; Tauchen, GionaraEste estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde-EPISUS instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2000 com o objetivo principal de formar profissionais de saúde em epidemiologia aplicada, em nível de qualificação alto, para o enfrentamento imediato de surtos/emergências epidemiológicas e eventos inusitados em todo o território brasileiro e com atuação prioritária no Sistema Único de Saúde-SUS. O objetivo geral foi avaliar o EpiSUS nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem, a partir da visão dos egressos do programa. Foram objetivos específicos: a) Descrever o EpiSUS em seus aspectos estruturais; b) Compreender e descrever as bases teórico-metodológicas que fundamentam o processo de formação dos recursos humanos no Programa EpiSUS; c) Analisar e descrever a percepção dos egressos do programa EPISUS quanto a aspectos de qualidade da formação realizada, nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem. Além do estudo bibliográfico e documental, aplicou-se um questionário semi-estruturado com os egressos das 12 turmas formadas pelo programa, no período de 2000 a 2016, utilizando-se como método de análise a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados responderam às seguintes questões de pesquisa: O que pode ser melhorado no EpiSUS?, Como o processo ensino-aprendizagem e o trabalho no EpiSUS é avaliado pelos egressos? e O EpiSUS propiciou aos egressos o desenvolvimento de perspectivas ampliadas de análise da realidade para a solução de problemas? O estudo indica detalhadamente os níveis de qualidade atribuídos pelos egressos, os aspectos que mais se destacaram como facilitadores ou dificultadores do aprendizado, os principais ganhos obtidos e as sugestões de melhoria apontadas a partir das necessidades sentidas na experiência. 89% dos egressos avaliaram a experiência de aprendizado no EpiSUS Muito Boa (52%) ou Excelente (37%). A maioria das opiniões dos egressos relacionadas às dimensões de processo e resultados situa o EpiSUS em nível de qualidade muito bom. Em relação à estrutura encontrou-se menor uniformidade nas respostas. Conclui-se, ainda, que o programa propiciou, em certa medida, uma perspectiva ampliada de análise dos problemas, contudo, não se identifica uma intencionalidade, no sentido de valorizar os aspectos amplos vinculados ao fenômeno da situação de saúde, indicando haver uma necessidade de fortalecimento de abordagens que contemplem questões sociais, econômicas, culturais e humanas envolvidas na determinação do processo saúde-doença.
- ItemAvaliação em Matemática na pré-escola : um estudo de caso de uma escola no extremo sul gaúcho(2018) Roveda, Crislaine de Anunciação; Silva, João Alberto daO desenvolvimento das habilidades matemáticas é fundamental na escolarização das crianças desde a Educação Infantil. Neste estudo nos ocupamos dessa temática a fim de investigar o espaço que esse campo de conhecimento assume nesse nível de ensino no que tange à avaliação. A questão de pesquisa da dissertação refere-se a como a avaliação em Matemática na pré-escola acontece em uma escola pública de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. Nesta investigação, os objetivos foram: Mapear os referenciais curriculares e os conteúdos matemáticos avaliados na Educação Infantil, identificar os procedimentos dos professores para avaliar a área da matemática e compreender os critérios utilizados para essa avaliação na Educação Infantil. Quanto à perspectiva metodológica, esta pesquisa foi de cunho qualitativo e a metodologia empregada foi o Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa foram oito professoras de turmas da pré-escola, com idade de quatro a cinco anos, da instituição de maior porte de Educação Infantil do município de Rio Grande. Inicialmente, analisou-se os Pareceres Descritivos dos alunos, que são os instrumentos de comunicação da avaliação das crianças a fim de compreender como a Matemática surge nesse cenário. Nesse momento, o estudo sustentou-se nas técnicas de análise documental. O bloco do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil sobre Números e Sistema de Numeração foi o mais significativo, possuindo um maior número de unidades, o que nos remete a ideia de que a Matemática ainda está fortemente associada com os algarismos. Evidenciamos também, significativamente a ideia de comparação e classificação dos objetos. Após, foram feitas entrevistas com as professoras a fim de investigar conteúdos, instrumentos e concepções empregadas na avaliação em matemática. Essa entrevista foi analisada pela técnica de Análise de Conteúdo do qual emergiram três categorias: Compreensões sobre o processo avaliativo e a aprendizagem, Práticas de planejamento e concepções do currículo no ato avaliativo e Conteúdos matemáticos emergentes no processo avaliativo. A primeira categoria apontou como as professoras compreendem o processo avaliativo e a aprendizagem, bem como a elaboração dos Pareceres Descritivos. A segunda categoria compreende as ideias sobre o que é o currículo e como as professoras apropriam-se dele, também aborda as considerações na hora de elaborar o planejamento, incluindo a utilização de recursos, baseados em objetivos ou em diagnósticos a priori. A terceira categoria surgiu da necessidade de compreensão de alguns termos que foram abordados nos pareceres descritivos sobre as habilidades matemáticas trabalhadas pelas professoras. Nesse processo foi possível compreender que os Pareceres Descritivos abordaram fortemente a ideia de associação do número e numeral e a comparação e classificação dos objetos; já as entrevistas evidenciaram que os aspectos que as professoras avaliam estão ligados ao cognitivo, afetivo e o social e como realizam-se da observação e registro no momento de elaborar o Parecer Descritivo.
- ItemBiossegurança: valorizando a vida, saúde e ambiente(2010) Rodrigues, Alexandra Rocha; Monserrat, José MaríaA Biossegurança pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviços, visando à saúde do homem, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. A biossegurança nos laboratórios didáticos das universidades muitas vezes ocupa um lugar secundário, mas que merece um destaque e um olhar mais investigativo com o propósito de minimizar possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente o estado e as práticas de biossegurança existentes nos laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Um questionário foi aplicado aos técnicos em educação, alunos de graduação, alunos de pósgraduação e professores. O questionário foi dividido em grupos de análise e envolveu temas como: conceitos em biossegurança, riscos químicos, físicos e biológicos, riscos ergonômicos, boas práticas de laboratório, equipamentos de proteção individual e coletiva e o manuseio, controle e descarte de resíduos químicos e biológicos. Os resultados em relação aos riscos físicos, químicos e biológicos encontrados durante esta pesquisa reafirmam a necessidade de se minimizar inconformidades encontradas nos laboratórios e de se reavaliar as práticas de biossegurança. Destaca-se o caráter interventivo desta pesquisa que pode trazer benefícios associados à elaboração de um manual educativo, com normas de biossegurança para as atividades de ensino e pesquisa nos laboratórios da FURG. Outras possibilidades incluem a criação de um programa de educação continuada em biossegurança e a indução de uma responsabilidade (ética) ambiental.
- ItemCaracterísticas da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-FURG(2019) Lopes, Eliezer Mendes; Miranda, Angélica Conceição DiasEsta pesquisa objetiva identificar, por meio da análise de citação e de características dos mestres e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande tendências acerca de: linha de pesquisa, formação acadêmica de mestres e docentes, autorias mais utilizadas, temporalidade dos documentos, idioma e tipologia documental. Pesquisa de caráter quantitativo e descritivo analisou 96 dissertações defendidas no período entre 2010 e 2016, onde os dados das referências foram organizados e tabulados em uma planilha eletrônica, com os seguintes campos: a) Dissertação; b) Ano da dissertação; c) Linha de pesquisa; d) Nome do autor; e) ano de publicação; f) quantidade de vezes que é mencionado; g) idioma e; h) tipologia do documento. Se constata formações acadêmicas dos mestres em áreas de Ciências Biológicas Licenciatura (n=16), Matemática Licenciatura (n=15) e Pedagogia (n=15) e graduação, mestrado e doutorado dos docentes, em maioria, em áreas de licenciatura e educação. Os professores que se destacam em número de dissertações orientadas foram: Sheyla Costa Rodrigues e Maria do Carmo Galiazzi, com 11 e 10 orientações respectivamente. Foram identificadas 4.426 referências, 13.056 menções e 4.143 autores. As obras de Brasil foram as mais referenciadas e mencionadas, sendo 255 referências e 763 menções respectivamente. O livro da Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi, docente do Programa de Pós-Graduação analisado, com o documento mais mencionado: Análise textual discursiva, com 146 menções, uma obra em colaboração com o Profª Drª Roque Moraes. Apresenta tendência em referenciar documentos em português (93,6%), com idade das referências inferior a dez anos. Livros, Artigos e Capítulos de livros sendo tipologia documental com maior incidência, mencionando, em maioria, 1 (48%) ou 2 (18%) cada documento referenciado. Considera-se que esta dissertação apresenta informações significativas na compreensão das características da comunidade científica em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande.
- ItemCenas urbanas: skatistas, ocupação da cidade e produção de subjetividades(2016) Teixeira, Juliana Cotting; Silva, Méri Rosane Santos daA presente dissertação apresenta como temática “a ocupação das ruas pelos skatistas street de Rio Grande”, e se debruça, inicialmente, à questão: “Como é possível que a ocupação das ruas pelos skatistas street constitua-se um problema na atualidade e as pistas de skate a principal solução?”. Essa problematização inicial se produziu com base numa série de registros diversos (matérias de jornal, palpitações nas redes sociais, audiências, projetos de lei, acontecimentos, entre outros) que vinham demonstrando linhas de forças na direção de regular as condutas flutuantes dos skatistas de rua, através da figura das pistas de skate. Inspirada num referencial teórico-metodológico da cartografia, especialmente, a experimentada por Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Sueli Rolnik, Virgínia Kastrup e colaboradores, passo a investigar esboços da emergência da cidade enquanto espaço de segurança e alvo de mecanismos de poder, bem como, da prática do skate de rua, enquanto geradora de determinados tensionamentos sociais e de processos de subjetivação. Num segundo momento, experimento um deslocamento da questão, visando investigar possibilidades de linhas de fuga e de resistência a essa trama de forças, sob a questão: “Como é possível não desocupar as ruas?”. Aqui, passo a compor um portfólio de registros de fontes diversas, chamado “Diário de Rua”, por um período de em média seis meses (janeiro a julho de 2015). Com base nesses dados, foram criadas três linhas de análise, intituladas “Cenas Urbanas”. Na primeira, procurei demonstrar “Modos de conduzir-se com o espaço”, identificando um mapa fixo e estriado de picos de skate e de ocupação das ruas, bem como, experimento analisar uma tendência identitária e conflitual nas práticas dos skatistas, em que a cultura visual assume protagonismo na produção de sentidos e funciona numa trama de disputas pela verdade maior do skate. Na segunda cena, analiso “Modos de conduzir-se com o esporte”, em que esboço vetores de um modelo esportivo e empresarial sobre os skatistas, bem como, traços de um desejo de pista, produzido pela posição de amadores no cenário competitivo. Na terceira cena, intitulada “Modos de “correr pelo certo””, passo a analisar traços de uma articulação entre as práticas dos skatistas e as normas sociais moralmente reconhecidas como “do bem”. Para isso, estabelecem relações com os idosos, com as crianças, com as escolas, com a sustentabilidade, com a cidadania, com as mulheres, agenciando uma conexão otimista com as normas que, historicamente, incidem de forma a regular as ocupações das ruas e as condutas rebeldes. Por fim, intitulado de “O primado das linhas de fuga: modos de borrar um território existencial”, detenho-me a produzir alguns agenciamentos acerca das possibilidades de resistência às cartografias construídas, marcadamente interpeladas por processos normalizadores. A relação com o PPG e com a linha de pesquisa “Implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos” se dá na medida em que os processos de subjetivação contemporâneos que incidem sobre os skatistas e demais grupos sociais estabelecem uma relação com o saber e com a verdade e que, fortemente sustentados na ciência, seja aquela produzida nos meios acadêmicos, seja sua disseminação nos discursos sobre esporte, cidade, segurança, etc, acabam produzindo modos de conduzir o outro e a nós mesmos como viventes contemporâneos e sujeitos da educação.
- ItemCiência e método no ensino superior : investigações sobre as bases histórico-filosóficas na formação científica(2019) Maximilla, Naiana Ribeiro; Schwantes, LavíniaEssa dissertação é resultado de um estudo de natureza qualitativa que buscou explorar como é abordada a temática "ciência e método" em disciplinas de metodologia de pesquisa ou metodologia científica (MPC) em cursos de nível superior de uma universidade do sul do Brasil. Para a produção de dados realizei entrevistas semiestruturadas com professores das disciplinas de MPC. Essas entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para texto. O campo teórico e a metodologia de análise se fundem, sendo utilizados conceitos e problematizações tanto da vertente pós-estruturalista quanto de trabalhos de filósofos da "nova filosofia da ciência". Identifiquei que coexistem diferentes discursos sobre ciência e método entre os professores de MPC, mas que a maioria apresenta um entendimento de uma ciência aberta e contingente e de metodologia pluralista, ao passo que alguns entendem a ciência em consonância com as filosofias empiricista e racionalista - perspectiva comum nas ciências naturais, que associam ciência ao "método" e razão. Contudo, poucas disciplinas apresentam discussões mais aprofundadas sobre ciência e método, devido à carga horária curta das MPC semestrais ou ao período em que a disciplina é ofertada. Nesse último caso, tais discussões ficam "prejudicadas" quando a disciplina está inserida nos dois primeiros anos do curso de graduação. Aquelas disciplinas que apresentam discussões de aspectos históricos e filosóficos da ciência são anuais e oferecidas nos últimos anos dos cursos. Para articular os dois achados, eu discuto como aspectos filosóficos e históricos do conhecimento são, normalmente, deixados de lado na prática de ensino e como os entendimentos mais amplos sobre ciência acabam permanecendo apenas dentro de um espaço específico na academia, como nas áreas das ciências humanas - educação, filosofia, etc. Defendemos que discussões contemporâneas sobre ciência sejam feitas juntos aos estudantes de diferentes cursos, em diferentes disciplinas e, preferencialmente, naquelas disciplinas que se dedicam a trabalhar aspectos que estão intrinsecamente relacionados ao fazer e pensar científico.
- ItemCiência em animais de laboratório: um paradigma atual na educação e pesquisa acadêmica(2010) Danielski, Julio Cezar Reis; Barros, Daniela MartiEsta dissertação tem, como objetivo, investigar a utilização de animais de laboratório nas práticas didático-científicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Neste sentido questionamos e abordamos, neste estudo, questões referentes à Ciência em Animais de Laboratório. É uma nova área da Ciência que vem se estabelecendo no ambiente acadêmico, científico e social, pois, ao tratar de temas como ética, bioética, bem-estar dos animais, métodos alternativos e outros assuntos relativos ao emprego de animais em atividades de ensino e pesquisa, emerge como uma ciência multidisciplinar, por oferecer significativos conhecimentos na formação acadêmica dos profissionais das áreas biológicas e da saúde. Sendo as universidades, por excelência, centros de formação profissional e de opinião, devem, portanto, avaliar suas práticas pedagógicas na busca de aprimoramento e inovações no ensino e pesquisa universitária, processo considerado fundamental a toda instituição de ensino superior que reconheça a existência de um novo paradigma no campo da educação e experimentação com o uso de animais. Neste sentido, num primeiro momento questionamos quais são as concepções dos alunos de Medicina e Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), da FURG, sobre a Ciência em Animais de Laboratório e qual a contribuição dela na formação dos mesmos. A partir de então, verificamos como ocorre a exploração do tema nos referidos cursos; analisamos se acadêmicos reconhecem a importância de ter conhecimentos específicos para o uso de animais no ensino ou pesquisa; identificamos diferentes percepções e concepções dos acadêmicos sobre o uso de animais para fins de ensino e pesquisa; verificamos se as aulas práticas constituem se num referencial pedagógico na formação acadêmica e analisamos a exploração do tema na estrutura curricular dos referidos cursos. Considerando os objetivos propostos, realizamos um estudo investigativo de cunho exploratório-descritivo, sendo que a análise dos dados permitiu-nos: perceber a necessidade de uma renovação curricular no que tange a introdução dos conceitos da Ciência em Animais de Laboratório; verificar ainda muitas divergências de opiniões entre os acadêmicos principalmente em relação ao emprego de métodos alternativos em substituição ao uso de animais como recurso didático, evidenciando a necessidade da promoção de ações educativas concretas sobre o uso dos mesmos para fins didático-científicos; e, por fim, o estudo possibilita subsídios a futuras ações da Comissão de Ética em Uso Animal, da FURG.
- ItemComo nos tornamos formadores na roda da licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica(2013) Loureiro, Luis Humberto Ferrari; Galiazzi, Maria do CarmoEsta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorreu a formação de formadores enquanto formavam docentes para atuar na educação profissional de nível médio e na educação tecnológica de nível superior. Portanto, uma formação realizada na prática. A pesquisa, realizada entre agosto de 2010 e maio de 2011, foi desenvolvida durante as atividades do Módulo I da Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande. No relatório apresento como um grupo de professores, entre os quais me incluo, com experiência em lecionar diferentes cursos de nível médio – integrado, subsequente e PROEJA – passou por um processo de formação docente objetivando atuar em licenciaturas para a educação profissional. Como, simultaneamente, atuávamos em um curso que formava professores, a nossa formação ocorreu com a perspectiva de formar-se ao formar. Para alcançar este objetivo, tacitamente, nos organizamos sob a forma de uma Comunidade Aprendente. Nos encontros presenciais as atividades foram realizadas em Roda (Warschauer, 2001), ou seja, na Roda dos Formadores. O corpus de análise desta pesquisa é constituído pelas informações construídas durante as atividades desenvolvidas no Módulo I da Licenciatura. Compreende o Diário de Campo, com minhas percepções dos encontros presenciais, os e-mails trocados entre os integrantes da Comunidade, como complemento dos planejamentos realizados nos encontros presenciais e os relatos pós-aulas dos professores que observavam alguma peculiaridade ocorrida naquele dia ou encontro. Estas informações foram analisadas mediante a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A partir da fragmentação dos textos que compõem o corpus da pesquisa, com o processo de unitarização, surgiram novos significados dos fatos ocorridos. Significados que permitiram a emergência de categorias e possibilitaram a compreensão de como ocorreu o processo de formação dos formadores. Esta formação, ocorrida na prática, na Roda dos Formadores, em uma Comunidade Aprendente, rompe com os modelos tradicionais de formação de professores. A Tese defendida é a possibilidade de formação docente na prática, desde que o conhecimento que conduz a formação seja construído coletivamente, em uma Comunidade Aprendente. Conhecimento construído com a reflexão das experiências vivenciadas e escritas pelos membros da Comunidade. Registros que, além de possibilitar refletir sobre as ações desenvolvidas, também oportunizam relatar a história que está sendo construída pelo grupo formado por professores e alunos de uma Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica.
- ItemCompreensões das abordagens metodológicas nas pesquisas sobre conceitos químicos na área de Educação Química do Rio Grande do Sul(2018) Freitas, Flávia Moura de; Melo, Marlene RiosA Educação Química vem garantindo espaço na pesquisa educacional desde o movimento da reforma curricular ocorrida nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. As contribuições advindas deste movimento, resultou em investigações, em alguns casos, criticadas pelo seu caráter quantitativo. Dessa forma, a preocupação dos pesquisadores no final dos anos 70, concentrou-se nas investigações com abordagens qualitativas sobre os conceitos científicos na aprendizagem dos alunos e na importância para a formação da comunidade de educadores em química. Por esse viés, percebemos ainda uma baixa contribuição de publicações sobre as questões conceituais de química, e uma grande demanda de pesquisas desenvolvidas na/para formação de professores. A presente pesquisa intitulada "Compreensões das abordagens metodológicas nas pesquisas sobre conceitos químicos em Educação Química do Rio Grande do Sul", analisou vinte e nove produções desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2005 a 2015. Como referencial de análise das teses e dissertações, buscamos à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), com o objetivo de compreender o que se mostra nas metodologias de pesquisa que foram utilizadas nas investigações dos conceitos químicos nessas produções acadêmicas. A categoria emergente de nossa análise, intitulada "Pesquisa em Educação Química: a ampliação conceitual na perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem a partir do movimento da Mudança Conceitual" nos mostra que em suma, as pesquisas estão preocupadas em utilizar metodologias que visam a favorecer a compreensão conceitual química, através de um método, presente em todas as pesquisas analisadas: pré-teste/intervenção/pós-teste. Avaliamos importante o enfoque dado pelas investigações sobre as concepções alternativas, visto que muitas das questões conceituais compreendidas de forma equivocada ou errada, provém das relações histórico-culturais e que a transmuta para o conhecimento científico. No entanto, ponderamos sobre a utilização de outras metodologias de pesquisa que envolvam referenciais humanísticos (psicanalíticos, filosóficos e sociológicos) que contemplam os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, a presente investigação para/na Educação Química subsidia para novas compreensões frente as discussões teórico-metodológicas que circundam a área, questões essas que envolvem e ampliam o olhar da comunidade química e, dessa forma, fortificam as contribuições para a aprendizagem conceitual em Química.
- ItemCompreensões sobre o livro didático baseadas nos aportes de pesquisadores brasileiros e venezuelanos(2019) Chacon, Daniel José Puente; Melo, Marlene RiosO presente trabalho voltado para a análise das produçoes científicas sobre o Livro Didático, desenvolveu-se em três artigos. O primeiro apresenta uma leitura particular sobre o contexto das revistas ou periódicos acadêmicos em educação da Venezuela. O Segundo apresenta uma leitura sobre os aportes de pesquisadores venezuelanos sobre o livro didático do Programa "Colección Bicentenário". E, o terceiro apresenta uma leitura sobre os aportes de pesquisadores brasileiros sobre o livro didático de química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Os artigos foram elaborados sob orientação da perspectiva hermenêutica/fenomenológica em educação, destacamos que em cada artigo houve a intenção de compreender, "o que se mostra", o fenômeno emergente nas produçoes científicas que foram coletadas. Destacamos que na Venezuela as revistas e periódicos acadêmicos em educação estão fechando pelo pouco apoio financeiro público, tanto de universidades, quanto do governo. O livro didático na Venezuela está sendo motivo de conflito, mas, considerarmos, deve ser também motivo de organização para contribuir ao desenvolvimento do sistema educativo. O livro didático de química no Brasil tem atingido níveis de qualidade que devem, agora, ser alcançados pelos professores de escola pública e para isso é fundamental advogar por mais programas de formação inicial e continuada de maior qualidade.
- ItemConcepções de currículo e escola: como práticas no contexto escolar podem influenciar em resultados de avaliações externas(2018) Moraes, Guilherme da Cruz; Jelinek, Karin RitterAs discussões acerca de avaliações externas escolares e seus impactos na rede pública de ensino se tornam cada vez mais presentes nas pesquisas educacionais. Ao buscar a compreensão das avaliações externas é possível perceber que estas são subsidiadas com ideais de melhoria e qualidade no ensino, a partir de indicadores educacionais que podem apontar a situação do panorama geral do país, acerca da qualidade da educação pública e nortear políticas que impliquem em resultados satisfatórios. A dissertação, compreende um estudo de ordem qualitativa, com o objetivo de verificar se professores de matemática, da rede pública municipal de Pelotas - RS, de duas escolas selecionadas, preparavam os alunos para a Prova Brasil, e quais os diferenciais que poderiam influenciar nos resultados finais. As compreensões obtidas são resultados de análises de entrevistas realizadas com duas gestoras escolares da rede municipal de Pelotas - RS e com duas professoras de matemática, que lecionam nos últimos anos do Ensino Fundamental das duas escolas selecionadas. Tais escolas, foram escolhidas a partir dos resultados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ano de 2015. As análises das entrevistas foram realizadas embasadas na metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), onde não se busca fazer jus de valor às informações obtidas, mas, na compreensão de fenômenos que emergem através da interação do pesquisador com a pesquisa. Os resultados observados, fazem parte de três categorias emergentes: "nosso objetivo é preparar para a vida", "trabalho coletivo e planejamento" e, por fim, "reflexões sobre o que o IDEB não mostra" as quais sugerem o reconhecimento das avaliações externas pelas gestoras e professoras e que o trabalho desenvolvido, nas escolas, não está pautado em avaliações externas, segundo suas concepções, mas na busca por uma educação de qualidade. Indicam, portanto, que tais avaliações e indicadores não representam a escola em sua totalidade, nem contemplam a diversidade que há no país. As entrevistadas, a partir de suas concepções, apontam o que consideram como educação de qualidade, bem como a importância de um planejamento pedagógico em conjunto entre professores, gestores e coordenação pedagógica. Visando tais objetivos e salientando a importância das escolas públicas no processo de formação cidadã de seus alunos.
- ItemConcepções e práticas de professores/pesquisadores brasileiros e colombianos acerca do currículo de química na educação básica(2019) Vianna, Nycollas Stefanello; Ritter, JaquelineApresenta-se Dissertação de Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e saúde, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a qual teve como objetivo reconhecer e interpretar o que os professores e pesquisadores enunciam acerca do Currículo de Química na Educação Básica, em termos de concepções, discursos e práticas. A pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso, abrangeu professores do Ensino Médio Brasileiro, com vínculo na rede pública estadual no município de Rio Grande – RS, bem como, professores da Educação Média de Bogotá, capital da Colômbia. Para a produção de dados, com os docentes de ambos os países, foi utilizado uma entrevista semiestruturada cujos dados construídos foram analisados através da Análise Textual Discursiva – ATD. Nos resultados iniciais deste estudo, por meio de revisão de literatura em âmbito nacional, percebeu-se que os pesquisadores brasileiros têm buscado compreender mais sobre o “currículo”, porém, poucos desses estudos buscam reconhecer concepções docentes acerca desse artefato. Nesse sentido, neste Estudo de caso, os professores riograndinos entendem que o currículo é um documento, ao mesmo tempo em que o concebem como um artefato mediador quando contempla metodologias diferenciadas visando abordar os conceitos científicos em sala de aula, por exemplo, utilizando-se da contextualização. Igualmente os professores colombianos, trazem consigo concepções de que o currículo deve pautar-se pela contextualização, mas que possa preparar o estudante para o mercado de trabalho. Enfim, muitas das concepções e práticas, enunciadas entre brasileiros e colombianos se aproximam a exemplo das categorias: currículo inovador e contextualizado e, as categorias, currículo tecnicista e propedêutico. Portanto, currículo como um artefato cultural, social e híbrido é local e globalmente situado e para que evolua se espera protagonismo na sua construção e desenvolvimento, para que assim, desencadeie melhores resultados em todo o processo de ensino e aprendizagem.
- ItemConhecimentos sobre saúde ambiental incluídos nos conteúdos de um curso de graduação de ciências biológicas(2010) Ramires, Graciéli Barcelos; Monserrat, José MaríaEste estudo teve como objetivo investigar a inserção dos conhecimentos de saúde ambiental na grade curricular do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O campo da saúde ambiental compreende a área da saúde pública, a formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que determinam tais ações. O momento histórico brasileiro exige políticas públicas de saúde preocupadas em enfrentar o processo de degradação ambiental, que está relacionado à transformação não-sustentável dos recursos naturais, à dependência energética de fontes não-renováveis, à geração de resíduos e à freqüente exposição humana a substâncias e agentes químicos presentes nas indústrias que acarretam em poluição dos ambientes. Por estar a Universidade Federal do Rio Grande - FURG voltada para o ecossistema costeiro é priorizado o estudo e a pesquisa do meio ambiente local. É de suma importância que os cursos de graduação e pós-graduação das áreas biológicas e ambientais tenham em suas disciplinas, conteúdos relacionados à saúde ambiental e ao manejo das problemáticas ambientais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizada uma análise das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas do referido curso para verificar se tais disciplinas têm conteúdos que venham expor e discutir sobre a saúde ambiental local e qual sua atual situação. Para dar seguimento a pesquisa, foi desenvolvida uma entrevista com os docentes responsáveis pelas disciplinas que tiveram algum tipo de conteúdo relevante, de acordo com a análise das ementas, onde foi investigado como esses profissionais procedem à frente da temática ambiental.
